COMO FUNCIONA O PROUNI TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PROGRAMA!

Você sabe como funciona o ProUni? Vem com a gente que vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre o programa e para participar desse processo seletivo.

COMO FUNCIONA O PROUNI TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PROGRAMA!

Seja 50 ou 100% não fique de fora dessa oportunidade de bolsa de estudos

Nesse texto você vai entender  como funciona o Programa Universidade para Todos (ProUni) e saber como fazer para concorrer às bolsas ofertadas.  Assim você estará pronto para encarar o caminho em direção ao tão sonhado ensino superior.

Fundado em 2004, o ProUni é responsável por mais de 2 milhões de novos universitários que tiveram acesso ao ensino superior.

São mais de 250 mil bolsas ofertadas em universidades privadas todos os anos, e para se candidatar para uma delas, você precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vamos entender um pouco mais desse processo seletivo.

Como funciona o Prouni?

ProUni possui duas edições por ano, uma no primeiro e  a outra no segundo semestre de cada ano. São oferecidas bolsas de 100% e 50 %, cada modalidade com diferentes requisitos.

Para poder concorrer às bolsas , é preciso que o candidato tenha participado da última edição do Enem, ou no caso de  bolsas remanescentes tenha participado de alguma edição a partir de 2010 e ter rendimento mínimo de 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Além da pontuação mínima, o candidato precisa atender a pelo menos uma das condições abaixo:

  • ter feito o ensino médio completo em escola pública ou privada na condição de bolsista,
  • ser pessoa com deficiência;
  • se professor de rede pública ativo, concorrendo apenas a bolsas apenas para os cursos de licenciatura, não há requisitos de renda.

Toda a inscrição é feita online pelo portal do Prouni, você só precisará ir presencialmente à instituição caso seja aprovado.

Tipos de bolsas do Prouni

Existem dois tipos de bolsas que são oferecidas pelo ProUni. Cada uma com uma finalidade e requisito. Confira:

Bolsa integral do Prouni

Uma das modalidades é a bolsa integral, onde o programa oferece 100% de benefício, e o estudante não tem custos. Essa bolsa é para candidatos que possuem no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa em sua renda familiar.

Bolsa parcial do Prouni

A bolsa parcial oferece 50% da mensalidade, tendo o estudante que arcar com o restante. Nesta modalidade o teto são três salários mínimos por pessoa na família.

Mesmo com a bolsa parcial, o estudante tem direito a concorrer ao Financiamento Estudantil (Fies) para pagamento da outra parte da mensalidade.

Inscrição Prouni: como funciona?

Grupo de estudos, universidade

A inscrição para o ProUni é feita exclusivamente pela internet, através do site oficial do programa.

Para se cadastrar é pedido o número de inscrição do Enem mais recente.

Após este passo, deverá preencher os dados exigidos e fazer a escolha de duas opções de curso. Depois é só acompanhar a nota de corte e aguardar o resultado.

A inscrição  no Prouni é totalmente gratuita e sem nenhum custo de participação.

São oferecidos  inúmeros cursos em diversas instituições, sendo a escolha feita a partir do desejo pessoal.

Como funciona a nota de corte do Prouni?

A nota de corte do Prouni é a nota que seleciona se o candidato será aprovado ou não. Normalmente é a nota que o último candidato selecionado tem.

O cálculo é feito levando em consideração o número de vagas e o número de inscritos.

Assim o sistema calcula a nota mínima que um candidato precisa para ser selecionado nesta fase, sendo o cálculo feito uma vez a cada dia.

Por exemplo, no ProUni de 2016, a nota de corte para o curso de medicina em Fortaleza era de 791,66.

Sendo assim, para ser aprovado, o estudante precisou ter nota acima de 791,66. Mas atenção, ter essa nota não é garantia, já que a nota de corte é recalculada constantemente.

Bolsa remanescente Prouni

As bolsas remanescentes do Prouni são as últimas vagas ofertadas pelo Prouni, isso significa que ela vem depois das chamadas regulares e lista de espera.

Para participar do processo seletivo não existem regras, a não ser as que já foram exigidas no processo de inscrição do programa. Tendo atendido os requisitos, a participação pode ser feita e o candidato poderá concorrer a uma das vagas de bolsas remanescentes do ProUni.

Assim como no processo habitual, o participante deverá ter feito Enem pelo menos de 2010 até a última edição. Além disso é exigida a pontuação mínima de 450 pontos e a redação não ter sido zerada.

Esses requisitos valem para as bolsas integrais e parciais, que seguem as mesmas indicações que as já mencionadas aqui neste artigo.

As inscrições  devem ser realizadas no site oficial do Ministério da Educação (MEC), no campo específico de  bolsas remanescentes.

 

O que é, e como funciona o programa de cotas do Prouni?

mulheres negras

Assim como em qualquer processo seletivo, uma parte das vagas é direcionada para ações afirmativas, as cotas são reservadas vagas para pessoas com deficiência, negros, pardos e indígenas.

As cotas vêm para democratizar o acesso, destinando uma porcentagem específica das vagas para grupos que historicamente têm menos acesso à educação superior.

A importância de ações como essa é diminuir o lastro de desigualdade, ofertando acesso à educação e a tantos outros direitos.

Para acessar às vagas destinadas para cotas, o estudante deverá seguir todos os passos normalmente, como já descrito no processo de inscrição.

Porém, ao selecionar uma das opções o candidato terá a possibilidade de ocupar as vagas de ampla concorrência e as vagas destinadas para cotas, selecionando o grupo o qual se identifica.

Após isso, o estudante terá acesso e concorrerá à vaga somente com o grupo ao qual selecionou.

Vale lembrar que caso você seja aprovado, as instituições sempre pedem uma lista de documentos para comprovar o que você preencheu no momento da inscrição, por isso, só coloque informações verdadeira que você possa comprovar!

Agora que você já sabe como funciona o Prouni, é importante estar atento aos períodos de inscrição do programa, através dos editais e calendários  divulgados no site.

Com este guia, certamente vai ficar muito mais fácil se inscrever e acompanhar todo o processo.

Uma vez que o estudante for selecionado e não tendo efetuado a matrícula,  ele perde a vaga, tendo que aguardar as vagas remanescentes.

Por isso, muita atenção no processo de inscrição e as opções de cada curso, para que não tenha nenhum tipo de problema depois.

Gostou do artigo? Está pensando em  candidatar-se à uma das bolsas do Prouni? Sim? Compartilhe conosco aqui  nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *