Como funciona o Sisu? Entenda tudo sobre o Sistema de Seleção Unificada do MEC

Quer saber como funciona o Sisu? Sistema que utiliza as notas do Enem para levar estudantes às grandes universidades. Descubra tudo nesse conteúdo exclusivo.

Como funciona o Sisu? Entenda tudo sobre o Sistema de Seleção Unificada do MEC

Saiba como garantir sua vaga e fique por dentro do sistema 

Todo ano é aquele desespero. Depois do Enem, é hora de aproveitar a boa nota para ingressar em uma universidade, certo? Então, vamos entender como funciona o Sisu, assim você já fica preparado  para o próximo processo seletivo!

Nesse artigo, vamos explicar como funciona o sisu, para que ele serve e algumas das universidades que costumam adotar esse sistema. Continue lendo, e entenda porque o Sisu é fundamental no processo de seleção para uma universidade pública do Brasil.

Como funciona o Sisu?

Milhares de estudantes brasileiros disputam  vagas em grandes universidades todos os anos. O Sisu – Sistema de Seleção Unificada – surgiu como uma grande oportunidade para esses jovens.

Através da nota obtida no Enem, os estudantes podem participar do Sisu e  concorrer a vagas em diversas instituições de ensino superior no Brasil.

O Sisu é um sistema automatizado do MEC, e possui uma única etapa de inscrição. Nele, você se inscreve usando sua nota da última edição do Enem, podendo escolher até 2 opções de cursos. Durante o período de inscrição você pode alterar suas opções de curso a qualquer momento.

Ao final do período de inscrições, o sistema selecionará os candidatos com maior classificação em cada curso de acordo com a modalidade escolhida e quantidade de vagas oferecidas pela universidade.

Como fazer a inscrição no Sisu?

Para participar desse processo, o aluno precisa seguir um passo a passo simples. A primeira coisa a fazer é acessar o site oficial do Sisu.

Vamos resumir em alguns passos:

1.            Cadastre-se:

Depois de entrar na página, é hora de acessar o sistema. Lembra-se do número de inscrição e a senha que você usou no Enem? Pois bem, é com esses mesmos dados que você vai se inscrever no Sisu.

Mas é importante saber que somente quem participou da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio é que pode se inscrever.

2.            Escolha o curso:

Você pode escolher até 2 cursos diferentes que são disponibilizados pelas universidades públicas. Também é necessário selecionar o regime em que você vai concorrer: por meio de cotas ou ampla concorrência.

3.            Processo concluído!

Você está inscrito no Sisu. Agora é só acompanhar as notas de corte e fazer alguma alteração se necessário.

Ao final do período de inscrições, o sistema automaticamente verifica quem são os candidatos com a maior pontuação do  Enem para cada curso e seleciona os que tiveram melhor nota de acordo com o peso especificado e quantidade de vagas.

Quando saem os resultados do Sisu?

Deu para entender como funciona o Sisu até aqui, certo? Mas agora vem a grande dúvida: como saber o resultado do Sisu? É muito simples: o resultado é divulgado na página oficial do sistema.

O resultado do Sisu fica disponível pouco tempo depois do fim do período de inscrição.O MEC sempre divulga as datas no calendário oficial, então fique atento!

Quem pode participar do Sisu?

Grupo de estudoFalamos anteriormente que somente quem participou da edição mais recente do Enem pode se inscrever no Sisu. Também é importante considerar que é necessário ter tirado nota maior que ZERO na redação para ser elegível a uma das vagas das universidades participantes.

Cumprindo com esses dois requisitos, qualquer pessoa pode se inscrever. E o passo a passo será exatamente o mesmo, apenas atentando-se ao fato de ser um candidato às cotas ou não na hora de preencher o cadastro.

Peso de matérias no Sisu

Algumas universidades disponibilizam vagas de forma diferenciada. Por exemplo, elas podem priorizar uma ou outra matéria que tenha relação com o curso.

Nesse caso, quando o estudante selecionar essa opção de curso o sistema faz o cálculo de acordo com as informações disponibilizadas pela instituição e é gerada uma nova nota para o candidato, válida naquele caso específico.

Por isso, não se assuste se sua nota ou a de um colega mudar dependendo do curso ou universidade, elas variam de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.

Nota de Corte do Sisu: o que é e como funciona?

A nota de corte do Sisu refere-se à pontuação mínima exigida para que um aluno possa concorrer a uma vaga para determinado curso.

Vamos explicar melhor. Você fez o Enem no ano anterior, e obteve 618 pontos. Quando você se inscreve no Sisu, se a sua nota for a menor inscrita para aquele determinado curso, então a nota de corte será 618.

Ou seja, quem se inscrever depois de você deverá ter pelo menos 618 pontos também, senão já não é selecionável.

Diariamente, o sistema atualiza a nota de corte  considerando a pontuação de quem já se inscreveu. Isso permite a você saber se é elegível ou não para um determinado curso, e trocar a sua opção em caso de nota mais baixa do que o necessário.

Vale lembrar que estar dentro da nota de corte não é garantia de conseguir a vaga, o sistema não é atualizado em tempo real.

De qualquer forma, é muito importante ficar de olho na nota de corte. Muitas pessoas acabam remanejando a inscrição para concorrer a outro curso ao perceber que não houve pontuação mínima para o curso desejado.

Fui selecionado no Sisu: como prosseguir?

FeilicidadeEba, deu tudo certo! Você entendeu como funciona o Sisu, fez a sua inscrição considerando a nota de corte e apareceu na lista de selecionados do sistema. E agora?

Agora o caminho é muito simples: você deverá procurar a universidade escolhida e realizar a matrícula no curso. A universidade vai pedir uma série de documentos para que você faça a matrícula, tais como:

  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante do Enem, entre outros.

Para evitar surpresas, ligue antes na instituição ou acesse o site, e descubra quais são os documentos necessários  no ato da matrícula.

Separe toda a documentação com antecedência. Procure não deixar tudo para a última hora. Assim, se houver algum problema na hora da matrícula-, você terá tempo para se organizar e resolver, sem colocar a sua vaga em risco.

No mais, fazer a inscrição no Sisu não é nenhum bicho de sete cabeças. O sistema trabalha ainda com uma lista de espera, que coloca os próximos candidatos com melhores pontuações em aguardo.

Se as vagas não forem ocupadas dentro do prazo, então você poderá tentar a  lista de espera.

Agora que você já sabe como funciona o Sisu, fique ligado na agenda do sistema, e não perca os prazos quando abrirem as  inscrições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *