Como saber se eu passei no Enem?

Venha entender sobre nota de corte, Sisu, como fazer para acompanhar sua nota do Enem e muito mais!

Como saber se eu passei no Enem?

“Como saber se eu passei no Enem?” — essa é uma das perguntas que mais se escuta entre os vestibulandos. Afinal, esse período de provas e espera pelo resultado final deixa todo mundo bastante nervoso e ansioso, não é mesmo?

Por essa razão, montamos um post para explicar exatamente o que é o Sisu, como funciona a nota de corte, de que maneira o TRI afeta o seu desempenho, quando a lista de aprovados é divulgada e o que fazer se você não for tão bem no exame. Ou seja, bastante informação! Por isso, acompanhe até o fim!

Como saber se passou no Enem?

Se você fica pensando com frequência sobre como faz para saber se passou no Enem, saiba que é importante, antes de qualquer coisa, manter a calma. Isso porque mesmo com a divulgação do gabarito da prova e da sua pontuação, é preciso aguardar pelo próximo passo do processo seletivo: o Sisu. Abaixo, falamos mais sobre o assunto!

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a etapa onde você pode escolher o curso que deseja fazer e qual instituição quer frequentar. É possível escolher duas opções de graduação em instituições federais e estaduais de todo o Brasil, sendo a primeira de sua preferência.

Nota de corte

A cada período de 24 horas, a plataforma do Sisu vai indicar qual a sua classificação na lista de interessados nas duas graduações que você selecionou. Para chegar a esse resultado, ela faz uma nota de corte. Ou seja, para estar dentro dos aprovados é preciso ter uma pontuação superior a ela ao longo de todos os dias do processo.

Com essa divulgação diária, você consegue acompanhar se tem chances de passar nos cursos selecionados ou se vale a pena selecionar outras formações — isso, é claro, se você tiver interesse em três ou mais áreas.

Nota TRI

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um método utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela elaboração do Enem, para identificar os acertos conscientes — isto é, aquelas perguntas que você consegue resolver por entender o conteúdo — e os acertos inconscientes — isto é, os famosos chutes — de cada aluno em uma determinada matéria.

A partir daí, ele traça uma média global que indicará quais enunciados podem ser considerados fáceis, medianos e complexos, cada um deles com pontuação distinta.

Logo, se você acertar só os complexos e errar todos os fáceis, você está fora do padrão e isso vai fazer com que o seu resultado caia mesmo que tenha feito o exato número de questões que os seus amigos. Afinal de contas, pela lógica, se você resolve problemas mais difíceis é porque entende do assunto. Portanto, também saberia solucionar aqueles mais simples, não é verdade?

bloco de anotações como saber se passei no enem

Como saber se eu passei no Enem para conclusão do ensino médio?

Você só terá como ser saber se realmente passou no Enem após o período de inscrições no Sisu ser encerrado. Alguns dias depois que isso ocorre é liberada a chamada regular de vestibulandos aprovados. Se você não estiver entre eles, saiba que ainda há chances.

Isso porque aqueles que tiveram pontuação muito próxima à nota de corte e ficaram como classificáveis podem se inscrever na lista de espera. Daí é só aguardar para ver se é ou não convocado pela universidade, já que é comum haver pessoas que não comparecem no dia da matrícula ou mesmo optam por não ingressar no curso em que foram aprovados.

Não passei no Enem. E agora?

“E seu eu não consegui a aprovação que queria? O que faço?”, você deve estar se questionando. Infelizmente, essa é uma realidade que muitos vestibulandos enfrentam após o Sisu.

Por isso, é importante entender que, sim, essa é uma possibilidade, ainda mais quando falamos de cursos mais concorridos (como Direito, Medicina e Engenharia Civil) e em universidades mais visadas (como a USP, a Unicamp e a UnB).

Porém, não é porque você não passou que está tudo perdido. Longe disso! Sempre há alternativas que você pode adotar para entrar no ensino superior e se formar na área desejada. Abaixo, reunimos algumas delas. Veja!

Considere uma faculdade particular

Como você deve saber, o processo do Sisu é válido apenas para universidades federais e estaduais. No entanto, a nota do Enem pode ser utilizada como método de ingresso em diversas faculdades particulares de todo o país, descartando, assim, a necessidade de ter que fazer o vestibular tradicional.

Basta se informar sobre quais as instituições da sua cidade utilizam o resultado do exame e quais os requisitos para ser selecionado para o curso que você quer fazer.

Lembrando, que muitas dessas faculdades são reconhecidas pela qualidade de ensino, boa infraestrutura, eventos acadêmicos e convênios/parcerias para estágios. Portanto, vale a pena considerar essa possibilidade!

Participe do Fies/ProUni

Se você encontrou uma faculdade particular bem renomada e com bom histórico na sua região, mas acha que a mensalidade dela vai pesar no seu orçamento familiar, não se desespere! Isso porque é possível ingressar nela por meio do Fies ou do ProUni, ambos iniciativas do Ministério da Educação.

O primeiro é um programa de financiamento estudantil em que você pode financiar de 50% a 100% do custo do curso para pagá-lo após formado. Já o segundo, por outro lado, é um programa de bolsas que cobre de 50% a 100% o valor das mensalidades até o final da sua graduação.

Continue estudando para a próxima edição do Enem

Agora, se o seu desejo é, de fato, se graduar em uma universidade pública, você pode continuar estudando e se empenhando no seu aprendizado para a próxima edição do Enem.

Afinal, você terá uma vantagem já que tem experiência de já ter feito a prova, está familiarizado com o processo do Sisu e, acima de tudo, sabe quais matérias foram o seu ponto fraco. Logo, dá para preparar muito melhor para uma segunda tentativa.

Fora isso, é interessante fazer um curso preparatório para o Enem, como o do Stoodi, que conta com conteúdo atualizado, exercícios para treino, simulados e correção de redação que dão mais flexibilidade e autonomia para você estudar conforme a sua agenda e as suas necessidades.

Agora que a sua dúvida sobre “como saber se eu passei no Enem?” foi respondida ao longo do texto, é hora de se preparar lendo e revisando todas as matérias para ter um ótimo desempenho no exame e, posteriormente, seguir as nossas dicas para acompanhar o seu resultado.

E se gostou de saber mais sobre o Enem, aproveite para organizar o seu plano de estudos e saiba como estudar sozinho em casa sem procrastinar ou ceder às distrações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *