Como se inscrever no Sisu? Confira o passo a passo para fazer sua inscrição!

Dúvidas sobre como se inscrever no Sisu? Veja o passo a passo completo que montamos para você! Confira quais são os requisitos, quem pode se inscrever e como funciona a lista de espera aqui!

Como se inscrever no Sisu? Confira o passo a passo para fazer sua inscrição!

Entrar na faculdade é o sonho de muita gente. E não é para menos, certo? Essa é uma oportunidade e tanto que pode ser definidora para o futuro da vida profissional de cada um de nós. Por isso, se você quer concorrer a uma vaga em uma grande universidade usando a sua nota do Enem, precisa saber como se inscrever no Sisu.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) existe desde 2009 e se trata de um sistema de seleção informatizado criado pelo Ministério da Educação (MEC) para ser aproveitado por estudantes que prestaram o Enem, e querem utilizar a nota obtida como uma forma de ingresso na universidade.

Diversas universidades já adotaram o Sisu como método de seleção em todo o Brasil. Então, quer saber de uma vez por todas como fazer a inscrição para esse processo seletivo? Então, continue a leitura e veja um passo a passo completo, além de conferir dicas para mandar bem no Enem e muito mais. Vamos lá!

Para quê serve o Sisu?

Antes de falarmos sobre o processo de inscrição do Sisu, é importante que saibamos para quê exatamente serve essa seleção.

Como mencionado, o Sisu é um processo seletivo que utiliza a nota do Enem para garantir vagas aos estudantes em universidades públicas de todo o Brasil.

Ou seja: o Sisu não é o Enem, mas sim um processo que usa a sua pontuação como critério de colocação em listas.

Por isso, fazer o Enem não faz com que você esteja automaticamente participando do Sisu. Eles são processos diferentes e você precisa se inscrever em ambos.

Para concorrer a uma vaga por meio do sistema, você não precisa pagar nenhuma taxa, já que esse é um direito gratuito. Além disso, todo o processo é feito pela internet, então você não precisa sair de casa!

Além disso, você pode escolher até 2 opções de cursos (não se esqueça de priorizar sempre aquele que você mais deseja), e ainda concorrer por meio da política de ações afirmativas (cotas) em algumas universidades. Lembrando que é necessário verificar se essas ações estão disponíveis na faculdade que você deseja cursar, ok?

O que é e como funciona a nota de corte?

Outro ponto que devemos entender antes de avançar em nossa leitura é o conceito de nota de corte. Para compreendê-lo melhor, vamos conhecer João e Gabriel, dois alunos de 17 anos que estão prestando vestibular para Medicina em uma faculdade que chamaremos de X.

Imagine que a faculdade X ofereça 100 vagas para o curso de Medicina. A pontuação de João no Enem foi de 750, enquanto Gabriel somou cerca de 650 pontos. O primeiro colocado do processo seletivo conseguiu 850 pontos na prova. 

Essa pessoa que conquistou a pontuação de 850 ocupará o primeiro lugar na lista. Agora, vamos imaginar que João, com seus 750 pontos, ficou na 100ª posição. O 101º colocado e, consequentemente, o Gabriel também, ficaram de fora da primeira chamada para a matrícula.

Nesse exemplo, 750 é a nota de corte.

No entanto, Gabriel pode continuar esperançoso, já que “as listas rodam”. Isso quer dizer que alguns dos 100 primeiros colocados podem não efetuar a matrícula. Sendo assim, sua vaga fica sobrando e é liberada para os próximos colocados da lista.

Como se inscrever no Sisu: passo a passo

Agora sim, vamos entender como fazer essa inscrição! Para se inscrever no Sisu, você precisa fazer um cadastro e se candidatar ao curso desejado em uma das universidades públicas disponíveis, por meio da plataforma online.

O passo a passo de como se inscrever no Sisu não guarda nenhum segredo. Na verdade, é muito prático, e seguindo essas dicas você não terá dificuldades.

Confira, a seguir, uma explicação com imagens de cada uma das etapas do processo de inscrição do Sisu. O layout do Sistema pode mudar, mas, de qualquer forma, será fácil entender o processo mesmo com possíveis atualizações do portal. Vamos lá?

1. Acesse o site oficial

O primeiro passo para fazer a sua inscrição é, claro, fazer o acesso ao portal em que toda a seleção acontecerá.

Sendo assim, acesse o site oficial do Sisu e use o seu número de inscrição da última edição do Enem e a senha para ter acesso ao Sisu. Em alguns casos, pode ser solicitado, como login, a sua conta e senha utilizadas para logar no portal gov.br.

2. Faça o login

Nesse momento, basta você preencher os campos com os seus dados. Posteriormente, se necessário, você poderá alterar os dados desse campo de inscrição.

tudo que precisa saber sobre o sisu

3. Selecione os cursos

Depois de se inscrever, você deve acessar a janela “minha inscrição”, onde poderá finalmente selecionar quais são os cursos de seu interesse. Você deve escolher os cursos por prioridade, ou seja, o primeiro e segundo que você tem mais interesse.

Clique em: 1ª opção de curso para selecionar a universidade e o curso, e faça o mesmo em “2ª opção”.

Depois dessas etapas, é hora de selecionar o tipo de concorrência a que você se enquadra.

opcao de curso sisu

4. Coloque a sua primeira opção de curso

Agora, é hora de escolher qual será a sua primeira opção de curso. Fazer isso é bem simples!

5. Selecione a sua modalidade e universidade de preferência

Existem três modalidades de concorrência para quem quer se candidatar a uma vaga por meio do Sisu, além da ampla concorrência: alunos de escola pública, pessoas de baixa renda ou cotas por ações afirmativas. Selecione aquela que se enquadra ao seu perfil e que esteja disponível na faculdade do seu interesse.

Aqui, também é a hora de decidir qual universidade será escolhida por você para a primeira opção de curso.

6. Selecione a segunda opção de curso

Chegou a hora de escolher a segunda opção de curso! Nesse momento, tenha em mente que essa é uma decisão de extrema importância, ok?

Por fim, para concluir a sua inscrição você deve confirmar os dados na tela de confirmação, clicando em “Confirmar minha inscrição”. Agora é só acompanhar as inscrições e aguardar o resultado – que deve sair pouco depois do encerramento das inscrições. Acompanhe o calendário do Sisu.

7. Confirme a documentação da matrícula

Esse passo pode ou não estar presente em seu processo de inscrição. Se sim, basta apenas confirmar que você está ciente da necessidade de apresentar esses documentos em sua eventual matrícula. 

Ah, uma dica: já comece a separar todas essas documentações, ok? Mesmo que você precise estudar por mais um ano, é importante já tê-la separada e sempre com um acesso facilitado, tanto para o vestibular quanto para outros processos ao longo da sua vida.

8. Confira seus dados para a primeira opção de curso

A primeira opção de curso é aquela que mais queremos fazer. Por isso, deve ser levada muito a sério. 

Confirme, nesse momento, se está tudo de acordo. Veja a instituição de ensino escolhida, a quantidade de vagas e outras informações, conferindo-as quantas vezes for necessário. 

9. Confira os seus dados para a segunda opção de curso

Por fim, é hora de conferir o segundo curso escolhido. As dicas são as mesmas: não deixe nada de fora desse grande momento! 

Lembrando que a segunda opção de curso só é “ativada” caso o aluno não atinja a nota de corte na primeira opção e não se inscreva na lista de espera para o curso priorizado.Então, é importante que você também faça uma pesquisa sobre a instituição escolhida como segunda alternativa e esteja pronto para fazer a matrícula nela! 

Aproveite esse tutorial e fique de olho no calendário do Sisu para não perder as datas divulgadas pelo Sistema!

Quando começa o período de inscrição para o Sisu?

Não há uma data fixa para a inscrição do Sisu. No entanto, normalmente, ele acontece nos seguintes períodos do ano:

  • Sisu de final de ano: entre dezembro e fevereiro.
  • Sisu de meio de ano: entre junho e agosto.

Fique ligado nos cronogramas do Enem, que são divulgados entre março e maio todos os anos. É importante que você anote essas datas para não perder nenhum momento importante de todo esse processo seletivo, já que não são abertas exceções para nenhum aluno.

Quais são as dicas para a inscrição do Sisu?

Agora, veremos algumas dicas que devem ajudá-lo a entender melhor como se preparar para esse momento. Vamos lá?

Fique atento ao calendário

A primeira dica para que o seu processo de inscrição no Sisu seja tranquilo é ficar de olho nas datas do cronograma. Deixe elas anotadas perto de você ou em sua agenda no celular, para não ter erros ou esquecimentos!

Pesquise sobre as faculdades

A próxima dica é: pesquise sobre as faculdades antes do dia de abertura das inscrições. É fundamental que você já chegue no processo seletivo com uma ideia de quais instituições escolher. Assim, você evita nervosismo e fica bem mais tranquilo.

Veja as notas de corte do curso e da instituição em anos anteriores

Uma boa maneira de escolher as melhores faculdades para você é ver a sua pontuação e dar uma pesquisada nas notas de corte de anos anteriores. Assim, é mais fácil identificar em quais você tem mais chance de ser aprovado.

Use um simulador de notas

Antes de fazer a inscrição do Sisu, é importante estabelecer uma estratégia para saber como usar a sua nota do Enem da melhor maneira. Por isso, usar um simulador para entender bem qual a melhor faculdade para se tornar um universitário é uma boa opção.

O simulador usa a nota de corte do Sisu do ano passado e calcula qual a sua probabilidade de entrar na universidade. Clique no botão abaixo e veja como funciona!

Converse com a sua família

A participação familiar é fundamental nesse momento, especialmente se você for menor de idade. Então, se reúna com a galera e discutam, juntos, sobre as melhores faculdades para o seu caso, levando em consideração também as limitações e possibilidades da família. 

Escolha um momento tranquilo para fazer a inscrição

Nada de fazer a sua inscrição enquanto o barulho estiver ao máximo em sua casa. Reserve um momento tranquilo em um local isolado para isso. Afinal, você precisa conferir muitas informações e distrações não são nada bem-vindas nessa hora.

Tenha alguns documentos básicos em mãos

Na hora de se inscrever, você pode precisar de documentos como o seu RG ou CPF. Tenha esses dados básicos em mãos para evitar distrações ou confusões de qualquer natureza na hora de preencher tudo, ok?

Não consigo me inscrever no Sisu: o que fazer?

Não estou conseguindo me inscrever no Sisu, e agora? É comum que muitos estudantes passem por esse problema, que pode ter diferentes causas.

Vamos listar abaixo as mais prováveis e ajudar você a resolvê-las!

Erro na inscrição do Sisu

Quando abrem as inscrições, milhares de estudantes acessam a plataforma ao mesmo tempo, e com isso pode ocorrer um congestionamento do sistema. Quando isso acontece, é bem comum ocorrer erros e a página não carregar ou não finalizar a inscrição. Por outro lado, também pode ser algum problema no seu computador ou internet.

Por isso, se você tiver algum problema, sugerimos que siga o passo a passo a seguir:

  1. Certifique-se de ter uma boa conexão de internet;
  2. Troque de navegador e tente a inscrição novamente;
  3. Tente a inscrição por meio de um dispositivo ou computador diferente;
  4. Tente realizar sua inscrição eu um horário diferente;
  5. Em último caso, entre em contato com o MEC pelo telefone: 0800-616161.

Erro na senha do Sisu

Se você encontrou problemas para se inscrever no Sisu por conta de sua senha, você só precisa acessar a página do participante do Enem, inserir os dados solicitados e recuperar a senha através de seu e-mail ou telefone cadastrados.

Caso você faça isso várias vezes e o sistema continue informando que sua senha está errada, siga o passo a passo para erro na inscrição do Sisu, mencionado acima.

Vamos explicar tudo isso mais adiante!

Quem pode se inscrever no Sisu?

Você está apto a se inscrever no Sisu se:

  • tiver realizado a última edição do Enem;
  • obter nota acima de zero na redação;
  • tiver o ensino médio completo ou estiver cursando o terceiro e último ano escolar.

Lembrando que, em alguns casos, a sua pontuação do Enem pode não ser o suficiente para que você participe do Sisu em algumas faculdades, já que elas têm o que é chamado de notas mínimas. Por isso, não estranhe se não ver algum curso por lá!

Quem não pode se inscrever no Sisu?

De acordo com as pessoas que podem se inscrever, fica fácil notar que quem não está apto a participar do Sisu são aqueles que:

  • não fizeram a última edição do Enem;
  • zeraram a redação;
  • estão cursando o segundo ano do ensino médio ou séries abaixo dessa.

Como funciona a lista de espera do Sisu?

Após a chamada regular do processo seletivo, o Sisu libera para as universidades uma lista com os alunos que deverão ocupar as vagas não ocupadas na chamada regular. Essa é a lista de espera do Sisu.

Quem pode participar da lista de espera do Sisu?

Candidatos que não foram convocados para nenhuma opção ou apenas para a segunda opção de curso podem aguardar na lista de espera. No entanto, você só poderá participar da lista de espera para a sua primeira opção de curso informada na inscrição. Nesse caso, a segunda opção não é válida.

Por exemplo, se você escolheu como primeira opção o curso de Letras, e como segunda opção o curso de História, mas só foi chamado para o curso de História, então poderá aguardar na lista de espera para o curso de Letras. Isso independentemente de ter feito a matrícula ou não para o curso de história.

Se surgir uma oportunidade, poderá fazer a escolha pelo curso que era a sua primeira opção desde a inscrição.

O processo da lista de espera é automático?

Um erro que você não deve cometer é acreditar que, se não for convocado para nenhuma universidade, automaticamente estará na lista de espera do Sisu.

Para se candidatar nessa categoria você precisa registrar o seu interesse. Acesse a página clicando aqui. Entre com o seu número de inscrição do Enem e senha, e em seguida clique em “participar da lista de espera”.

Além disso, é importante lembrar que a convocação dos candidatos é feita pela própria instituição de ensino, e não pelo Sisu, então após manifestar seu interesse, acompanhe os resultados diretamente com a instituição escolhida.

Tirei a mesma nota que outra pessoa. Como é feito o desempate? 

É raro, mas pode acontecer de você tirar a mesmíssima nota que outro estudante que esteja concorrendo à mesma vaga que você. Nesses casos, há critérios de desempate, que são:

O critério de desempate segue essa ordem. Assim, se vocês continuarem empatados na nota da Redação, é observada a pontuação de Linguagens e assim por diante.

Não consegui passar no Sisu: e agora?

Logo de cara já vamos dizer uma coisa: isso não é o fim do mundo. Mesmo que você tenha se dedicado muito, há inúmeros fatores que podem contribuir para um desempenho não tão bom em uma prova ou até mesmo para uma não-aprovação no Sisu.

Há sempre o próximo ano, ok? E não pense, nem por um instante, que o tempo dedicado aos estudos nos últimos meses foi em vão. A cada dia estudado, mais conhecimento você tem. Agora, você está muito mais próximo da aprovação do que estava ontem!

Além disso, há outras opções que vão além do Sisu para ingresso em cursos superiores. Vamos conhecê-los a seguir!

Quais são as alternativas ao Sisu?

Se você não conseguiu uma boa pontuação para ingressar em uma faculdade pelo Sisu, não se preocupe! A seguir, falaremos sobre outros meios de entrar em uma instituição de ensino superior, seja com a nota do Enem ou sem ela. Vamos lá?

Prouni

O Prouni é um programa que concede bolsas de 50% ou 100%, em faculdades privadas, para estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e financeira. Assim como o Sisu, ele também utiliza as pontuações do Enem como critério, mas costuma ter notas de cortes menores. 

Fies

O Fies também é utilizado para o ingresso em faculdades particulares. Aqui, é concedido um financiamento para os estudantes, que só começarão a pagar as parcelas das mensalidades após a obtenção do diploma.

Ingresso direto em faculdades particulares

A nota do Enem também pode ser utilizada como forma de ingresso direta para algumas faculdades particulares. Nesse caso, os cortes também costumam ser bem menores, o que colabora bastante para o seu ingresso no ensino superior!

Vestibulares próprios

Por fim, há a alternativa de fazer vestibulares próprios das faculdades. Ainda que eles sejam normalmente dedicados às instituições particulares, há universidades públicas que também usam esse recurso. O exemplo mais emblemático é a FUVEST, processo seletivo para ingresso na USP (Universidade de São Paulo).

Agora que você já sabe como fazer a sua inscrição no Sisu, não deixe de investir em um cursinho de qualidade para ajudá-lo a ter uma boa nota no Enem! Nesse caso, não precisa ter dúvidas: faça o seu cadastro no Stoodi e tenha acesso aos melhores materiais e professores para acompanhá-lo em sua jornada rumo à aprovação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *