Cronograma 2022: Sisu, Prouni e Fies!

Cronograma 2022: Sisu, Prouni e Fies!

Quem deseja entrar na faculdade por meio dos programas do governo federal sabe que precisa ficar de olho em nos prazos, certo? O cronograma do Sisu, Prouni e Fies é divulgado todos os anos, sendo fundamental conferir todas as informações para não ficar de fora.

Depois dos prazos perdidos, não adianta reclamar. Então, fique sabendo agora como funciona a programação e dicas para cada processo seletivo!

Quais são as datas previstas?

Como a prioridade é não perder as datas de inscrição, sua principal missão é acompanhar as notícias divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação). Com antecedência, busque entender como cada programa funciona e quais são as etapas ou documentos necessários para se inscrever.

Tenha tudo o que for necessário em mãos para não perder a oportunidade. Após completar todas as tarefas e garantir a primeira fase, basta controlar a ansiedade e esperar a divulgação dos resultados.

Calendário Sisu 2022

Para participar do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e não ter zerado a redação. O Sisu oferece muitas vagas em universidades públicas de todo o país, sendo uma chance de se formar em um curso superior sem pagar as mensalidades.

Confira as datas:

  • Inscrições Sisu: 15 a 18 de fevereiro de 2022;
  • Resultado do Sisu: 22 de fevereiro de 2022.

Para realizar a inscrição, é preciso ter em mãos o CPF e a senha que foi cadastrada no site do Enem.

Calendário Prouni 2022

O Programa Universidade para Todos (Prouni) pertence ao MEC e oferece bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em instituições de ensino superior privadas. Para realizar a inscrição no programa, é necessário utilizar a nota do Enem de 2021. Veja o cronograma 2022:

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro de 2022;
  • Primeira chamada: 2 de março;
  • Entrega da documentação para a matrícula: 3 a 14 de março;
  • Segunda chamada: 21 de março de 2022;
  • Entrega da documentação para a matrícula: 21 a 29 de março;
  • Lista de espera: 4 a 5 de abril de 2022;
  • Divulgação da lista de espera para as instituições: 7 de abril de 2022;
  • Entrega da documentação para matrícula: 8 a 20 de abril.

Calendário Fies 2022

O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) proporciona aos estudantes a opção de financiamento de faculdades privadas no Brasil que estejam cadastradas no programa.

Atualmente, o Fies oferece duas opções: financiamento com juros zero para comprovação de renda de até três salários mínimos e o financiamento por meio do P-Fies, para estudantes com renda de até cinco salários mínimos

Confira o cronograma:

  • Inscrições: 8 a 15 de março de 2022;
  • Pré-seleção: 18 de março de 2022;
  • Chamada da lista de espera: 24 de março a 04 de maio de 2022.

Quando você já sabe todas as datas para os programas, fica mais fácil se planejar, não é verdade? Então, se está de olho na vaga dos sonhos, não se esqueça de anotar as datas de inscrição para não perder a oportunidade de ingressar no ensino superior.

Mesmo que os prazos deste ano já tenham passado, essa é uma referência do período em que cada etapa acontece no começo do ano. Todos os programas citados normalmente são abertos duas vezes, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Em geral, a segunda “rodada” começa a partir do mês de julho. Portanto, fique atento às datas divulgadas pelo Ministério da Educação!

Como esses programas podem ajudar?

Cada um deles tem uma proposta diferente, embora todos sejam destinados a facilitar o acesso de estudantes em situação de baixa renda ao ensino superior. Ou seja, ajudar os jovens brasileiros na conquista de um diploma universitário, que é um diferencial importante para as suas carreiras.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) faz isso oferecendo bolsas de estudos em instituições privadas. Os alunos que comprovam renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo podem conseguir bolsas integrais (100% de desconto) e aqueles que têm renda de até 3 salários mínimos concorrem a bolsas parciais (50%).

Já o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona os candidatos para cursos superiores de instituições públicas. O Enem é usado como principal critério de classificação, sendo que as maiores pontuações conseguem garantir a matrícula dentro do número de vagas disponíveis.

Por sua vez, o Fies (Financiamento Estudantil) não funciona como um programa de descontos ou bolsas, mas oferece a oportunidade dos estudantes financiarem seu curso com taxas de juros bem atrativas.

Assim, eles conseguem pagar a faculdade em um prazo maior de tempo, aproveitando a chance de se prepararem para o mercado e começarem a ganhar dinheiro com uma profissão reconhecida.

Diante das diferenças entre as iniciativas do governo, o ideal é que cada um analise a melhor opção para si mesmo, busque informações sobre os critérios de seleção e se dedique aos estudos para alcançar uma boa nota no Enem — que é exigido por todos os programas.

Como me preparar para entrar na faculdade?

Como falamos, o Enem é a grande porta de entrada para quem tem interesse nos benefícios concedidos pelo governo. É claro que cada programa tem outros requisitos, mas garantir uma bom resultado no exame é o que vai aumentar a chance de entrar na faculdade.

O que isso significa na prática? É fundamental ter muita dedicação para conseguir a melhor nota possível! Como o exame é anual, faz toda a diferença se preparar e aproveitar a chance que só vai se repetir no ano seguinte. O candidato que não conseguir atingir as notas de corte para o curso que deseja tem que aguardar a próxima edição da prova.

Então, se você está procurando uma forma de preparação eficiente para o Enem e outros vestibulares do país, o Stoodi pode ajudar nessa missão. Com uma plataforma de estudos online e a possibilidade de criar um plano de estudos personalizado, o aluno fica muito mais perto do objetivo de ser um universitário! Temos planos de diferentes valores e com eles você vai ter o suporte que precisa para otimizar tempo, organizar a rotina e absorver todo o conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *