Edital do Enem 2021: Saiba todas as informações!

Um dos maiores erros cometidos pelos vestibulandos é pular a leitura de um documento extremamente importante: o edital. Nele, estão contidas todas as informações sobre o funcionamento de uma prova, além de detalhes sobre o que será cobrado no exame e muito mais.

Por conta disso, a leitura do edital do Enem 2021 não é facultativa — é preciso parar e olhar com atenção esse documento! No entanto, para adiantar para você o que está escrito ali, preparamos um post especial.

Sendo assim, continue aqui com a gente e confira alguns bons spoilers do que você pode esperar em sua leitura do edital da mais recente edição do Enem. Vamos lá? Boa leitura!

Calendário ENEM 2021

Um dos primeiros pontos de atenção quando o assunto é o edital do Enem é a leitura de seu calendário. Em 2021, o cronograma segue estas datas:

  • inscrições para a prova: 30/6 a 14/7;
  • pagamento da inscrição: até 19/7;
  • pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7;
  • solicitação de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7;
  • data de realização das provas: 21 e 28/11.

Como fazer a inscrição no ENEM?

Fazer a inscrição no Enem 2021 é muito fácil! Tudo que você precisa é entrar na Página do Participante e bater um papo com um dos atendentes-robôs do Inep. Eles conduzirão toda a conversa, que acontece de maneira bem simples e intuitiva.

Antes de começar, é legal que você tenha em mãos seus números de documentos, já que eles serão fundamentais para fazer a inscrição. Se você é parte do grupo que lembra a numeração de seu CPF e RG, pode pular essa etapa.

Antes de se inscrever, tenha em mãos uma foto sua, tirada nos moldes das fotos 3×4 oficiais de documentos. Fique em um fundo neutro (pode ser qualquer parede da sua casa), em uma boa iluminação, tire óculos e outros acessórios na hora da fotografia.

Deixe a foto separadinha em seu celular ou computador, já que ela será pedida ao final da inscrição, e pronto!

Isenção da taxa de inscrição

O prazo para pedido da isenção da taxa de inscrição (que custa R$ 85) terminou em 28 de maio. No entanto, o prazo para recursos ainda está rolando: vai de 14 a 18 de junho. Por isso, fique ligado!

edital enem 2021

Como será a prova do ENEM?

A prova do Enem, em 2021, será dividida (como de costume) em dois domingos. No dia 21 de novembro, o aluno fará a redação e responderá questões de Linguagens e Ciências Humanas.

No dia 28 de novembro, é a hora dos cadernos de Matemática e Ciências da Natureza. Lembrando que cada caderno tem 45 questões, algumas delas interdisciplinares.

Ah! Não podemos esquecer. No edital, também há informações sobre o conteúdo que pode cair nessa prova. Por isso, não deixe de dar uma olhada, ok?

Outras informações passadas nesse documento sobre a edição de 2021 são referentes aos cuidados com o COVID-19. Todos os candidatos precisarão usar máscaras e manter uma certa distância dos outros candidatos. Saiba mais sobre as normas de segurança lendo o edital completo!

Novidades do ENEM Digital

O Enem digital funcionará da mesma maneira que no ano passado. O estudante precisará se dirigir a um dos locais que disponibilizarão os computadores e realizar a sua prova lá. O exame não é feito em casa, ok?

No entanto, há algumas novidades. Pessoas com deficiência terão alguns ajustes na versão por computador este ano, como ampliação de letras e uma série de adaptações que farão toda a diferença na experiência desse grupo.

Lembrando que há vagas limitadas para o Enem digital: apenas 101.100, e, também, que ele não é feito em todas as cidades. Leia o edital completinho e descubra mais informações!

Onde ler o edital completo?

Os editais — tanto da edição impressa quanto da digital — podem ser lidos clicando aqui. É importante você ler mesmo depois deste conteúdo, beleza?

Como se preparar para o Enem 2021?

Agora, que tal algumas diquinhas para ajudá-lo a ir bem nessa prova? Ainda dá tempo de se preparar! Vamos lá?

Siga um plano de estudos

O primeiro passo para a aprovação é a organização. Com o Plano de Estudos Stoodi, você organiza seus estudos e os deixa muito mais eficientes! Separamos as principais matérias cobradas no vestibular e você tem a oportunidade de focar diretamente no que mais precisa.

Treine a redação frequentemente

Fazer redações ajuda muito não só a entender a estrutura dos textos, mas a “perder a vergonha” de escrever e fazer isso com muito mais naturalidade. No Stoodi, você tem a sua redação corrigida por especialistas e pode melhorar consideravelmente a sua nota.

Faça simulados

Os simulados ajudam você a entender como será o seu dia na prova. Com eles, você revisa conteúdos, aprende conceitos e entende como deve organizar o seu tempo no dia mais importante: o momento da prova.

Resolva bastante questões

Fazer questões é outra maneira bacana de fixar o conteúdo, relembrar conceitos há muito esquecidos e treinar para a sua prova! No Stoodi, temos um banco de questões com mais de 30.000 exercícios esperando por você!

Foque nas matérias mais difíceis

Na hora de organizar as matérias que for estudar, a nossa dica é dedicar um tempo maior àquelas em que você tem mais dificuldade.

Cuide da saúde física e mental

Por fim, nada de exagerar! Cuide de sua alimentação, tenha boas noites de sono e tire bons momentos para relaxar, se divertir e ficar próximo aos que você ama. Esse tipo de cuidado é fundamental para um bom desempenho!

Seguir essas dicas é muito importante! Felizmente, estamos aqui para ajudar você nessa jornada. Faça o seu cadastro no Stoodi e tenha acesso a todas as aulas gratuitamente enquanto durar a pandemia, e conheça muitas outras exclusividades para os assinantes. Assim, seu sucesso estará garantido!

Gostou de conhecer todas essas informações? Esperamos que sim! Agora, nada de deixar a leitura do edital do Enem 2021 de fora, hein? Ainda tem muitas informações que você precisa conferir por lá! E lembre-se: precisando de ajuda, pode contar com o Stoodi!

Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...