Tudo sobre o Edital do Enem 2018 | Principais datas e mudanças

Descubra as datas, veja como se inscrever e prepara-se para as provas

Tudo sobre o Edital do Enem 2018 | Principais datas e mudanças

Descubra as datas, veja como se inscrever e prepare-se para as provas
 

 

Mudanças no Enem 2018

O Inep divulgou o Edital Enem 2018, com todas as informações que os estudantes precisam para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. Entre os principais pontos trazidos pelo documento, estão a manutenção da taxa de inscrição em R$ 82 e a extensão do tempo de prova do segundo domingo para 5 horas. Até a edição de 2017, os estudantes tinham 4 horas e 30 minutos para realizar a prova de Ciências da Natureza e Matemática. 

Confira a coletiva de imprensa do Inep comentando as principais mudanças no Edital do Enem 2018:

 

Ficou em dúvida sobre como isso tudo vai mudar sua rotina de estudos e preparação para o Enem? Para te ajudar, fizemos uma live em nosso canal comentando tudo sobre as mudanças e respondendo os questionamentos dos nossos alunos! Confira:

 

Tudo sobre a inscrição do Enem 2018:

Solicitação de isenção da taxa de inscrição

de 2 a 15 de abril

Justificativa de ausência do Enem 2017

de 2 a 15 de abril

Inscrição Enem 2018

de 7 a 18 de maio

Pagamento da taxa de inscrição

7 a 23 de maio

Solicitação de atendimento pelo nome social

de 28 de maio a 3 de junho

Aplicação do Enem 2018

4 e 11 de novembro

A inscrição do Enem 2018 deve ser feita pelo site do Inep.

Informações gerais sobre o Enem 2018

No primeiro dia do exame, que será realizado em 4 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação. Os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para realizar essa prova.

Já no segundo domingo do exame, realizado em 11 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os estudantes terão 5 horas para realizar essa prova. Serão 30 minutos a mais do que na edição de 2017.  

Edital do Enem

 

Mas afinal… o que é o edital do Enem?

Se você nunca ouviu falar em edital do Enem, relaxe que a gente vai te explicar! Esse é o documento oficial divulgado pelo Inep que contém todas as informações sobre a próxima edição do exame. Ele é divulgado dentro do portal do Inep e no Diário Oficial da União.
 
Em palavras mais simples, esse documento é como se fosse um manual da prova para o estudante.
 
Com o edital do Enem, você fica sabendo de todas as datas do exame – desde a abertura das inscrições até os dias de aplicação de prova. Você fica por dentro do regulamento do processo seletivo, do valor da taxa de inscrição, da forma como é calculada a nota e descobre quais são as suas competências e habilidades que o Enem vai avaliar.  
 
Quer saber o melhor? O edital do Enem revela quais são as matérias que cairão na prova. Legal, né? Você não precisa ficar perdido dentro da infinidade de conteúdos estudados durante o Ensino Médio.

Para que serve o edital do Enem?

O grande objetivo do edital do Enem é trazer todas as informações sobre a as provas do exame (Linguagens, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação) para servir de diretriz para os candidatos que estão se organizando e se preparando para o processo seletivo.
 

Prepara-se para o Enem com o Simulado do Stoodi

Simulado gratuito do Stoodi

Uma forma bastante eficiente de se preparar para a prova do Enem é realizar simulados ao longo do ano. Assim, você já pode se acostumar com a ansiedade durante a prova, entender como é o formato do exame e já ir acostumando seu corpo a esse teste. 

Além disso, é uma ferramenta essencial para testar seus conhecimentos e entender em quais matérias você já está mandando muito bem e em quais você precisa dedicar mais atenção para melhorar seu desempenho até o dia da prova. 

Para ajudar você nessa importante etapa, vem aí o 1º Simuladão Enem 2018 do Stoodi e você pode participar de forma gratuita. Inscreva-se agora no 1º Simuladão Enem 2018 do Stoodi.   

Como o edital do Enem pode ajudar meus estudos?

Nós falamos tudo o que o edital do Enem é capaz de fazer, mais não te mostramos como turbinar os seus estudos, né?! Pois bem. Você pode usar esse documento como um norte. 

Na hora que você for montar seu plano de estudos, dê uma olhada no edital com foco em duas informações principais:

1) quais são as matérias de maior peso na composição da nota da sua carreira específica;

2) quais são os conteúdos que serão abordados pelas provas.

A primeira dica é estratégica porque cada curso/universidade adota uma política de peso diferente nas notas. Já a segunda te ajuda a garantir que nenhum tópico ficará fora do seu cronograma de estudos. 

Onde eu encontro o edital do Enem?

Você pode acessar todos os editais do Enem no site oficial do Inep. Porém, para facilitar ainda mais a sua busca, nós fizemos um lista com link para os documentos:

Edital do Enem 2018
Edital do Enem 2017
Edital do Enem 2016
Edital do Enem 2015
Edital do Enem 2014
Edital do Enem 2013
Edital do Enem 2012
Edital do Enem 2011
Edital do Enem 2010 
Edital do Enem 2009 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *