Descubra quais são as datas do Enem 2021

Já sabe quando vai ser o Enem 2021? Data, vagas e programas de bolsas, além de dicas de estudo, você encontra aqui!

Descubra quais são as datas do Enem 2021

Mal acabaram as provas do Enem 2020, que foram aplicadas com atraso devido à pandemia de Covid-19, e já é hora de pensar na próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

Se você vai fazer as provas neste ano, é bom ter em mente todas as informações e novidades para não perder prazos nem ficar por fora do assunto. Então, leia agora tudo o que é preciso saber sobre o Enem 2021: data, programas do governo que usam a nota do Exame e como se preparar da melhor maneira!

Todas as datas do Enem 2021

O calendário Enem 2021 deve seguir o mesmo planejamento habitual dos anos anteriores a 2020. O edital ainda não foi publicado, mas trouxemos a previsão do Portal Nacional da Educação sobre a data do Enem 2021 e outras novidades já anunciadas, como o Enem seriado. Veja, a seguir!

Edital

O Ministério da Educação anunciou que o Edital informando a data do Enem e outros pontos pode sair a qualquer momento a partir de maio. Geralmente, nesse mês já estávamos em período de inscrições, e mais uma vez a variação em relação aos outros anos é devido ao atraso da prova passada.

Portanto, fique atento à Página do Participante. Logo, as informações estarão disponíveis!

Inscrição

Você sabe como funciona o Enem? A inscrição é feita pela internet, com obrigatoriedade de o participante enviar uma foto colorida, nítida e em um fundo branco. A imagem servirá como meio de identificação do candidato na hora da prova.

Inscrição Enem 2021: data

A data de inscrição do Enem 2021 está prevista para, no máximo, abril, podendo ser iniciada ainda em maio.

Isenção

É permitido a alguns estudantes que vão prestar o Exame solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. Geralmente, os candidatos têm entre 1 semana e 10 dias para fazer esse pedido. Após todos os casos serem analisados, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela elaboração e aplicação das provas, divulga o resultado.

Para fazer essa solicitação, você precisa se encaixar em uma destas categorias:

  • estar cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • ter cursado todo o ensino médio em escola particular, com bolsa integral;
  • ser membro de família cadastrada no CadÚnico.

Provas

As provas estão previstas para novembro ou dezembro, mantidos os formatos do ano passado:

  • Enem tradicional, com provas presenciais;
  • Enem digital, com provas online.

Serão dois domingos seguidos, com o mesmo número de questões de cada área e a redação.

Uma nova modalidade a ser colocada em vigência é o Novo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), recém-publicado pelo MEC.

A nova modalidade de avaliação poderá contar como parte da nota final do Enem, já que os alunos do 1º ano do ensino médio podem fazer as provas anualmente.

Simulado Enem: porque fazer simulados antes da prova é importante?

Data dos principais processos seletivos que vão usar a nota do Enem 2021

Sabe por que é tão importante participar do Enem? É esse resultado que pode garantir seu acesso ao ensino superior (público ou privado), por meio de programas governamentais. Saiba mais sobre as possibilidades de ingressar na faculdade usando a nota do Enem.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo para distribuir vagas em instituições públicas. Tudo é feito pela internet, e você pode concorrer a vagas de todo o país.

O programa permite simular a chance de aprovação em relação à concorrência. No período em que as inscrições estão abertas, se você notar que está muito abaixo da nota de corte, pode escolher outro curso ou instituição.

Depois, caso ainda não seja aprovado, tem a possibilidade de ficar na lista de espera aguardando alguma desistência.

Qualquer pessoa que tenha participado do Enem sem ter zerado a redação tem direito a concorrer a uma vaga.

Assim que o resultado do Enem 2021 for liberado, em janeiro ou fevereiro de 2022, as vagas do Sisu são abertas. Fique de olho, porque a seleção dura apenas uma semana!

Prouni

Pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), o MEC, em parceria com instituições particulares, oferece bolsas parciais e integrais aos estudantes brasileiros que:

  • comprovem renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo per capita para bolsas integrais;
  • comprovem renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos per capita para bolsas parciais;
  • tenham obtido média mínima de 450 em todas as provas e não tenham zerado a redação;
  • não possuam diploma de curso superior.

Na sequência do Sisu, as instituições participantes do Prouni abrem vagas. O calendário deve sofrer alterações também, possivelmente com uso do resultado do Enem 2020.

Fies

Nessa modalidade, o MEC atua como um parceiro do estudante, financiando o curso a juros zero em alguns casos. O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) segue regras rígidas em relação a prazos e comprometimento do aluno.

O Fies prioriza estudantes que não têm diploma nem tiveram outro tipo de financiamento antes.

Para se inscrever, aguarde também a divulgação das notas do Enem e fique atento aos anúncios nos meios de comunicação.

Como se preparar para o Enem 2021?

Como a data do Enem 2021 ainda não está fechada, a melhor ação é começar a se preparar desde já! Já pensou poder contar com um cronograma de estudos personalizado para as provas?

O Stoodi oferece um curso gratuito para o Enem, além de videoaulas, milhares de exercícios e lives especiais com os melhores professores, tudo isso para você seguir no seu ritmo, com o Plano de Estudos Stoodi!

Sabemos que no Enem 2021, a data da prova pode até sofrer variação, mas esperamos que o cronograma habitual seja mantido, com provas no fim do ano e divulgação dos resultados em janeiro do ano seguinte.

Faça seu cadastro agora mesmo e venha ter sucesso conosco! Não espere para saber a data do Enem 2021 para começar a se preparar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *