O ano está começando e isso traz uma série de novas perspectivas. De certo modo, é como se tivéssemos todo o tempo do mundo para nos redescobrir e, claro, evitar os erros cometidos nos 365 dias anteriores. Ainda que isso possa ser verdade, não é indicado ter esse tipo de pensamento quando o assunto é a preparação para o vestibular, sabia?

Se o seu objetivo é se dar bem no Enem 2021, é recomendado que você comece a estudar agora mesmo! Sabemos que o ano passado foi bem puxado — inclusive emocionalmente, com toda a questão da pandemia de covid-19 —, mas já chegou a hora de começar a focar no que está por vir.

Quer saber os motivos pelos quais isso é muito importante e, de quebra, conhecer um pouco sobre a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas!

Por que já começar seus estudos para o Enem 2021?

Antes de falarmos sobre as características do Enem 2021, vamos já responder o principal questionamento do artigo: quais são as vantagens de começar a estudar desde agora? Confira algumas delas a seguir!

Mais tempo para ver os assuntos

Ao longo do ano, o aluno precisa ver muitas matérias. Por isso, nada melhor do que começar o quanto antes para dar conta de muito mais conteúdos!

Evitar ansiedade

A ansiedade é uma grande vilã na trajetória dos vestibulandos. E, vendo tudo calmamente, fica muito mais fácil se sentir confiante na hora da prova e, consequentemente, menos nervoso.

Mais chance de fazer questões e redações

Um dos pilares da preparação para o vestibular é a realização de muitas questões, além das redações. A prática leva à perfeição! Por isso, começando agora, você terá acesso a muitos exercícios e poderá aprender bem mais.

Possibilidade de revisar conteúdos com tranquilidade

A revisão também é muito importante, já que é natural que os temas sejam esquecidos ao longo do ano. Revisar tudo em cima da hora é bem complicado. Sendo assim, com mais tempo, você também relembra muitos assuntos de maneira eficiente!

Acompanhamento em tempo real dos temas da atualidade

O que está acontecendo no mundo à sua volta? Acompanhar esse tipo de coisa é crucial para um bom desempenho nas provas. E, estudando desde o começo do ano, você consegue ver tudo em tempo real!

Poder assistir lives e não perder nenhuma novidade

Em cursinhos como o Stoodi, lives acontecem o ano inteiro. Elas são sobre os mais diversos temas, incluindo dicas para manter a calma e muito mais, e você pode perdê-las caso não comece a estudar agora mesmo.

garota estudando o que é o enem digital

Enem 2021: como vai ser?

O Enem 2021 tem tudo para manter o mesmo jeito das edições anteriores. Ou seja: uma prova presencial e outra digital, no novo formato do exame (que começou em 2020).

Nas duas provas, o candidato precisará resolver 180 questões ao todo. São 4 cadernos (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Suas Tecnologias e Linguagens e Códigos), cada um deles com 45 questões. Além disso, há uma redação, que pode ser avaliada de 0 a 1000 pontos.

As provas são realizadas em dois domingos seguidos. Em cada um deles, são dados 2 cadernos. No primeiro fim de semana, o aluno também precisa fazer a redação.

Além disso, há uma nova modalidade prevista para começar a valer em 2021: o Enem seriado. Nele, o aluno que está no primeiro ano do ensino médio prestará um exame por ano, correspondente à série que ele cursou.

Ao chegar no final do ensino médio, o estudante teria uma nota que valeria como a pontuação do Enem comum, e estaria apto a ingressar na faculdade e a participar de processos como o Sisu, o Prouni e o Fies.

Fique de olho em nosso blog ao longo do ano! Em caso de mudanças, divulgaremos todas as novidades por aqui.

Enem 2021: data

Ainda não há uma data definida para as edições do Enem 2021. No entanto, o exame normalmente é aplicado nos últimos meses do ano, mais precisamente em novembro.

No entanto, o Enem regular, o digital e o seriado não serão aplicados em uma mesma data. Sendo assim, é importante ficar ligado no cronograma divulgado no site oficial do INEP para conferir os dias!

Enem: inscrição 2021

No blog do Stoodi, você ficará por dentro de todas as novidades sobre o Enem, incluindo detalhes sobre o funcionamento da inscrição em 2021.

De modo geral, ela é feita online e não há indícios de que será diferente neste ano. Mais informações serão divulgadas ao longo do ano no portal INEP.

Cronograma de estudo do Enem 2021: como funciona?

A melhor maneira de conquistar a sua aprovação no Enem 2021 é seguir um bom plano de estudos. O cronograma é uma ferramenta essencial para que você não perca o foco, estude o que realmente precisa e tenha tempo para se dedicar também ao seu descanso e lazer!

Tudo bem, mas como fazer isso?

Elaborar um cronograma eficiente requer experiência no assunto dos vestibulares. Por isso, que tal deixar que alguém cuide desse assunto para você e faça um roteiro personalizado e realmente eficiente de acordo com suas necessidades?

No Stoodi você consegue tudo isso!

O cronograma funciona da seguinte maneira: ele é um curso extensivo, ou seja, que dura vários meses. O roteiro é atualizado semanalmente e pode ser personalizado de acordo com o curso para o qual você pretende prestar vestibular e o número de horas disponíveis para estudo por dia.

O estudante do Stoodi também terá acesso às mais de 5 mil videoaulas do site, além de um banco com milhares de exercícios sobre cada unidade estudada, resumos e mapas mentais personalizados para facilitar a sua vida!

Ele também poderá assistir lives e aulas sobre atualidades, terá acesso às revisões e muito mais!

Além disso, o aluno que for usuário da operadora TIM terá acesso aos vídeos sem que isso consuma dados de internet móvel. E, claro, gabaritos de provas como o Enem estão disponíveis para consulta logo após o exame!

E aí? Gostou de saber desses detalhes? Então você já está pronto para começar a estudar, não é? Venha fazer parte de nosso time e confira o Plano de Estudos do Stoodi, uma ótima oportunidade para que você possa organizar o seu ano e mandar superbem nas provas do Enem 2021 e outros vestibulares!

STOODI-TIM
Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...