Entenda como funciona o Enem Digital

Fique por dentro de como funciona o Enem Digital, qual o período de inscrição, as cidades em que ele será aplicado, como serão as provas e muito mais!

Entenda como funciona o Enem Digital

Enem Digital: como funciona essa versão do exame?”: essa pergunta soa familiar para você? Pois é, apesar de já ser divulgado desde 2019 e, inclusive, ter sido aplicado em 2020, ele ainda é fonte de inúmeros questionamentos por parte dos vestibulandos.

Há quem não entenda ao certo qual o objetivo da avaliação ser online, quais as diferenças para a modalidade impressa, como é a inscrição ou mesmo se as provas no virtual tem mais ou menos questões. Por isso, vamos falar sobre esse assunto e esclarecer todas as dúvidas sobre ele. Preparado? Vamos ao texto!

O que é Enem Digital?

Para começar, vamos pontuar, afinal de contas, o que é Enem Digital. Basicamente, ele é um plano do Ministério da Educação para substituir o Enem tradicional que ocorre desde 2011, o modelo ao qual os brasileiros já se acostumaram.

No entanto, para não ser uma mudança drástica de uma edição para a outra, o MEC planejou que ele ocorra simultaneamente com o formato impresso desde 2020, porém, com uma quantidade menor de inscritos.

Assim, até 2025, ele vai ganhando cada vez mais espaço, o que significa que mais pessoas terão se familiarizado com essa modalidade de avaliação online. Daí, a partir de 2026, ele tomará definitivamente o lugar da versão impressa, sendo a única opção aplicada no país.

enem digital como funciona

Como funciona o Enem Digital?

Esclarecido o que é o Enem Digital, vamos abordar sobre o calendário dele em 2021, o processo para se inscrever nessa modalidade e o custo da taxa de inscrição conforme o edital nº 29/21 divulgado pelo Ministério da Educação. Tome nota!

Enem digital: qual é o calendário

O calendário do Enem Digital 2021 é o mesmo do modelo tradicional, não tem nenhuma diferença, ok? Você pode se inscrever entre 30 de junho e 14 de julho de 2021. Já a realização das provas ocorrerá em novembro, simultaneamente, nos dias 21 e 28.

Enem digital: como fazer inscrição

A inscrição no Enem Digital, assim como para o Enem Impresso, ocorre no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Porém, atenção: enquanto o Enem tradicional não tem limite de vagas, o Enem Digital só permite um total de 101.100 candidatos, uma vez que ainda está na fase de implementação. Portanto, quanto antes for você se inscrever, mais chances tem de realizar o vestibular nesse formato.

Enem digital: taxa de inscrição

Independentemente da versão escolhida, a taxa de inscrição terá o mesmo custo para os candidatos: R$ 85,00. Lembrando que em ambas é possível solicitar isenção da taxa de inscrição se você estudou o ensino médio em escola pública ou foi bolsista no ensino médio em colégios particulares.

Como será a prova do Enem Digital?

Como é o Enem Digital? Ele terá a estrutura que você já conhece. Ou seja, será uma redação e quatro cadernos de questões divididos entre as quatro áreas de conhecimento que já se consolidaram quando o assunto é Exame Nacional do Ensino Médio:

Cada prova digital do Enem contará com 45 questões. Portanto, nem mais nem menos perguntas do que no modelo tradicional.

Quais as diferenças entre Enem impresso e digital?

Ao falar em como será o Enem Digital, é importante dizer que as diferenças entre o formato impresso e o online não são tão gritantes assim como muitos podem imaginar. O que, de fato, muda é que você não receberá mais os cadernos de questões nem o gabarito para marcar manualmente as suas respostas.

Ao contrário, haverá um computador à sua disposição com um sistema de prova no qual você confere as questões e marca os itens que considera corretos. Apenas a redação permanecerá sendo escrita à mão em folha impressa.

Quem pode participar do Enem Digital?

Pode participar do Enem Digital qualquer pessoa que já concluiu ou esteja finalizando o ensino médio no período da edição do exame. Ou seja, se nos referimos à versão de 2021, o candidato tem que encerrar a formação básica também em 2021, entendido?

Quais cidades vão aplicar o Enem Digital?

Para os que querem entender não só como funciona o Enem Digital, mas também em que locais ele será aplicado, saiba de antemão que ele será realizado em todos os 26 estados brasileiros e também no Distrito Federal.

Porém, como já dissemos, essa versão virtual ainda está sendo implementada aos poucos. Por essa razão, as cidades que vão ter Enem digital ainda são um número restrito, cerca de 99 municípios ao todo. Abaixo, listamos algumas delas:

  • Fortaleza; 
  • Maceió;
  • Recife;
  • Rio de Janeiro;
  • Osasco;
  • São Paulo;
  • Porto Alegre;
  • Cuiabá;
  • Belo Horizonte;
  • Belém;
  • Manaus.

No edital do MEC que mencionamos no segundo tópico deste texto, você tem acesso à listagem completa e ainda pode conferir a quantidade de vagas que cada cidade terá.

Como se preparar para o Enem Digital?

A preparação para o Enem Digital não tem nenhum segredo guardado a sete chaves. Assim como aqueles vestibulandos que vão fazer o modelo impresso, você deve montar um plano de estudos para ler, pesquisar e revisar todas as matérias que caem nas provas.

Com isso, você tem como se aprofundar na parte teórica e exercitar a parte prática dos conteúdos — que trazem fórmulas, equações, tabelas, funções matemáticas etc.

Para completar, é fundamental reservar um período do seu cronograma para se dedicar a escrever e corrigir suas redações para aperfeiçoar o seu desenvolvimento de textos.

Agora que já explicamos a respeito de como funciona o Enem Digital, é hora de escolher qual a modalidade de prova você quer fazer. Assim, já dá para se planejar para não perder o período de inscrição, especialmente se a sua escolha foi a online — já que, como falamos, a quantidade de vagas é reduzida. Portanto, redobre a atenção, combinado?

E para dar um gás nos seus estudos, não deixe de realizar o curso gratuito para Enem do Stoodi. Além das videoaulas, há mais de 30 mil questões para você testar os seus conhecimentos e sanar todas as suas dúvidas. É só se cadastrar na nossa plataforma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *