Enem digital 2020: confira o que é e como vai funcionar!

Confira o que é e como vai funcionar o Enem digital!

Enem digital 2020: confira o que é e como vai funcionar!

Criado no ano de 1998, o vestibular do Enem desde a sua primeira edição segue o mesmo formato de aplicação: prova física e presencial. Entretanto, com o passar dos anos, o MEC começou a debater a possibilidade da aplicação do Enem em um modelo totalmente diferente e inovador, surgindo assim o Enem digital 2020.

É fato que esse exame é caracterizado pelas suas recorrentes mudanças em sua dinâmica (número de questões, número de dias de prova, ordem das matérias e entre outras alterações), mas essa atual proposta de tornar o Enem digital é uma modificação bem drástica e que merece ser debatida melhor.

Em vista disso, com o intuito de esclarecer sobre como será o Enem digital, preparamos a seguir um conteúdo respondendo questões como o que é e como vai funcionar o Enem digital. Acompanhe!

O que é Enem digital?

Como o próprio nome nos sugere, é o exame do Enem que será aplicado no formato digital, ou seja, dispensando a prova impressa e sendo realizado por meio de um dispositivo eletrônico (mais precisamente em um computador).

Por que teremos o Enem digital?

Essa é uma questão interessante e que provavelmente muitos estudantes atualmente estão confundindo sobre qual é o real motivo do MEC passar a aplicar o seu vestibular no formato digital.

Ao ler sobre a prova digital Enem, a grande maioria das pessoas primeiramente associa esse novo formato a uma das consequências da pandemia de Covid-19, que exige o distanciamento social e a redução de aglomerações. Entretanto, esse pensamento é um enorme equívoco.

Isso porque já faz alguns anos que o MEC cogita aplicar o Enem no formato digital, e o motivo para isso envolve questões financeiras, já que a impressão da prova e toda a sua logística (a qual contempla literalmente todo o território nacional) demandam milhares de reais e a mobilização de muitos colaboradores.

Desse modo, a realização do exame por meio de um dispositivo eletrônico representará uma economia de milhões de reais por parte do governo federal, seja com gastos com papel, seja com despesas com a distribuição da prova e a garantia do seu sigilo.

Como funciona o Enem digital

O funcionamento será similar ao que ocorre com a prova física, exigindo, assim, o deslocamento dos estudantes até um determinado local. Isso significa que, mesmo sendo digital, a prova continuará acontecendo presencialmente.

A grande diferença é que, neste caso, cada estudante contará com um computador em vez de uma prova impressa e a realizará inteiramente no formato digital (inclusive a redação).

É fundamental destacarmos que mesmo sofrendo essa considerável mudança em seu formato, as demais regras para o Enem continuam, as quais proíbem o uso de lápis para cálculos matemáticos, consulta aos dispositivos eletrônicos que têm acesso à internet e utilização de calculadoras.

Enem digital: inscrições

O período para as inscrições do Enem digital 2020 já foi encerrado e foi o mesmo para a prova comum, de 11 a 28 de maio de 2020. As inscrições foram realizadas no próprio site do INEP.

Como será a prova do Enem digital?

A dinâmica da prova digital não será alterada. Em outras palavras, ela apresentará o mesmo número de questões (180 perguntas objetivas mais uma proposta de redação dissertativa), mesma quantidade de tempo (5 horas e meia no 1° dia e 4 horas e meia no 2º dia) e também será aplicada em dois domingos consecutivos.

Outro ponto que não mudará é a ordem das áreas, sendo no primeiro domingo a aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Já no segundo dia de Enem o estudante terminará o exame respondendo questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza.

garota estudando o que é o enem digital

Quem pode participar do Enem digital?

Nem todos os candidatos serão contemplados com essa possibilidade de realizar a prova no formato digital. Há certas restrições, tais como:

  • estudantes que já se formaram no ensino médio ou que têm previsão para conclui-lo até o final do ano;
  • não serão aceitos candidatos treineiros (aqueles que não concorrem às vagas nas universidades);
  • não serão aplicadas provas digitais para os candidatos que demandam algum tipo de atendimento especial.

Com isso, todos os participantes que se enquadram nesses requisitos poderão solicitar a realização da prova no formato digital. Mas, como esse será o primeiro ano do Enem digital, o número de participantes ainda é bastante limitado, contemplando apenas 101.100 candidatos.

Quais cidades vão aplicar o Enem digital?

Ao todo no ano de 2020 serão 110 cidades (incluindo todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal) que contarão com recursos para o formato digital do Enem.

Tratando-se do Enem, que é uma prova aplicada em milhares de cidades brasileiras, 110 localidades é um número relativamente pequeno. Contudo, os planos do MEC são de elevar gradativamente os locais de prova aptos para o Enem digital.

Diferença entre Enem impresso e digital

Como já destacamos acima, de uma forma geral não haverá diferenças entre o Enem impresso e o digital. Questões como número de perguntas, tempo de prova, dificuldade do exame e regras do processo seletivo serão todas idênticas.

A única diferença será no decorrer da prova, que em vez de ser realizada mediante a leitura de um papel, será feita a partir da leitura de uma tela de computador.

Logo, com a leitura deste post percebemos que o Enem digital 2020, mesmo sofrendo uma mudança drástica no formato da prova, não terá suas demais características alteradas.

Por fim, é válido ressaltarmos que nem todos os candidatos terão acesso ao modelo digital, seja pelas restrições quanto à conclusão do ensino médio, seja pelo número reduzido de cidades que contarão com esse recurso.

Está procurando por um cursinho pré-vestibular online? Experimento nosso plano de estudos e saiba como que você pode passar no vestibular em uma grande universidade estudando na sua própria casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *