Diferente da prova de Matemática do ENEM, que os grandes temas se destacam com diferenças visíveis, o caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias possui quase 15 tópicos bastante abordados com proporção bem parecida.
Veja o gráfico abaixo produzido pelo Guia do Estudante:

Esse caderno possui questões de Química, Física e Biologia. Segundo o levantamento da revista, o ENEM costuma contextualizar suas perguntas usando o nosso cenário atual. Não é difícil encontrar, por exemplo, questões que falem sobre meio ambiente e a sustentabilidade no Brasil.

Então, se quer uma dica: revise e fique craque nisso!

Para te ajudar a direcionar os seus estudos, nossos professores analisaram algumas edições passadas do exame e destacaram quais são os principais conteúdos de cada disciplina. Confira as tendências:

Biologia

O prof. Rafa e o prof. Davis alertam: ecologia e temas relacionados à saúde caem com tudo no ENEM.

A ecologia costuma aparecer contextualizada por qualquer assunto que apresente impacto ambiental. Se ele for citado na mídia, então, as chances aumentam. A dica é revisar os principais temas que incluem sustentabilidade, a sucessão ecológica, os distúrbios ambientais e evolução.

Já em relação às questões de saúde, você deve se preparar para responder perguntas sobre doenças – como dengue, zika e chikungunya –, além de estar por dentro do tema drogas.  Vale a pena revisar também genética, tanto os aspectos gerais, como as mutações, por exemplo.

Química

Para detonar em química, o prof. Igor separou 8 tópicos que precisam ser revisados antes da prova. São eles:

Ele chama a atenção também para o formato das perguntas. “As questões, de um tempo para cá, estão muito teóricas e abrangentes”, conta.

De acordo com ele, se o aluno não mantiver o foco e seguir exatamente o que diz o enunciado, ele pode se confundir inteiro.

Física

Já em física, a conversa não fica muito diferente. Prof. Douglas revela que os principais temas são: ondas, mecânica,  elétrica e ótica.

A dica do professor é relembrar o básico de reflexão e refração de luz. Em relação à mecânica, é legal dar uma atenção à conservação de energia e quantidade de movimento. Outro ponto importante é dominar os circuitos elétricos, além de saber o básico de eletrostática e eletromagnetismo.

Gostou das dicas e quer saber mais? Cadsatre-se gratuitamente no Stoodi!

1 Shares:
Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...