ENEM: o que costuma cair no caderno de Matemática e suas tecnologias?

Veja 5 temas que provavelmente aparecerão na prova

Foto: Reprodução/Divulgação 

 

Aproveitando que vocês já sabem o que mais cai no ENEM na prova de Linguagens, Código e suas Tecnologias, hoje vamos descobrir os temais mais abordados no caderno de Matemática.
 

“Nossa, eu acho tão chato e monótono resolver exercícios”

Para a nossa alegria, as questões de matemática do ENEM geralmente são contextualizadas. Isso significa que a prova reconhece situações do nosso dia a dia e apresenta os problemas em cima disso – o que é uma ótima notícia, pois você estará mais habituado e conseguirá pensar de forma lógica para encontrar a resposta certa.

Entenderam a diferença? Não é tão mecânico. Dificilmente ela pedirá para você resolver tal equação de forma direta. Ela costuma envolver uma historinha no meio dos conceitos.
 

“Muito bom saber disso, mas quais matérias eu devo revisar antes do exame?”

Ótima pergunta! De acordo com um estudo feito pelo Guia do Estudante, existem 5 grandes temas que costumam aparecer nesse caderno.


O primeiro deles é a parte de razões, proporções e juros. Segundo o mapeamento, essas questões equivalem a quase 26% da prova. É muita coisa! Vale a pena dar uma olhada em matemática financeira e conferir se os conceitos estão frescos na sua cabeça.

Depois vem a parte de geometria, ela também equivale a uma grande parcela da prova – mais especificamente 23,6%. Se você revisar esses dois assuntos, você estará preparado para mandar bem em quase metade do exame.

Nesse caso, a dica é dar uma olhada nas características das principais figuras, tanto plana quanto espacial. Não esqueça de rever Pitágoras, estudar as relações trigonométricas e dar uma atenção à geometria analítica.

O terceiro grande tema é probabilidade e estatística. Juntas, elas estiveram presentes em 17,7% das provas anteriores. Em quase 15% da prova, você encontrará questões de aritmética básica. Veja e reveja as frações, operação, números e etc.

Pensaram que as equações e funções ficariam de fora? Negativo. Essas matérias fazem parte do quinto e último tema mais frequente. De acordo com o Guia do Estudante, elas estarão presentes em mais de 10% das questões. É bom dar uma olhada, né?!

“Então é só estudar isso? Não cai mais nada?”

Não, você vai ter que estudar outros assuntos. Na verdade, cai mais coisas. Esses são apenas os assuntos que apareceram com mais frequência, mas não quer dizer que eles serão os únicos.

Para descobrir o que mais você deve estudar, consulte o edital ou veja a dica

 

Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...