Estão abertas as inscrições para o ENEM 2017

Veja o que você precisa fazer para se inscrever no exame

Estão abertas as inscrições para o ENEM 2017

Veja o que você precisa fazer para se inscrever no exame

Se você vai prestar ENEM e não vê a hora de deixar tudo pronto, temos uma boa notícia. O Ministério da Educação acabou de divulgar que as inscrições para o ENEM 2017 estão oficialmente abertas. O prazo para se cadastrar vai até o dia 19 de maio, com taxa de R$ 82,00. 

Como eu faço para me inscrever? 

Para se inscrever, é muito simples. Você deve acessar o site do Inep, https://enem.inep.gov.br/participante, e preencher o formulário com seus dados pessoais – RG, CPF, endereço e outros. Neste ano, temos uma novidade: o Inep vai cruzar os dados apresentados com a Receita Federal para evitar fraudes. 

Se você já tem um cadastro mas não se lembra da senha, clique em “esqueci minha senha” e faça os procedimentos recomendados para recuperar o seu login. Depois disso é só seguir direto para o site e fazer a inscrição.

Você precisará tomar algumas decisões importantes. Esse é o momento para escolher qual a língua estrangeira de sua prova (entre Inglês e Espanhol). Além disso, você precisará informar qual é a cidade que realizará o exame – lembrando que os portões fecham às 13 horas no horário de Brasília. 

Se você mudou de ideia e quer mudar alguns dados do seu cadastro, tudo bem. Você terá até o dia 19 de maio para realizar as alterações. No final da inscrição, você terá que responder um questionário socioeconômico com informações sobre poder aquisitivo da sua família e nível de escolaridade, tanto o seu quanto dos seus pais. 

Se você é portador de alguma necessidade especial, não se esqueça de especificar agora no ato da inscrição, na seção “Recursos”. O ENEM apresenta atendimento especializado para alunos com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, déficit de atenção, discalculia, dislexia, autistas, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular, por exemplo.

Já no momento do cadastro, você precisará indicar o código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e anexar o laudo médico. Feito tudo isso, pode voltar aos seus estudos tranquilo e se prepara para a prova que acontece nos dias 5 e 12 de novembro. 

 

Isenção da Taxa de Inscrição

Existe a possibilidade de você ficar isento da Taxa de Inscrição do ENEM 2017. Para concorrer a esse benefício, você precisa se encaixar em pelo menos uma das condições descritas: 

  • Ser concluintes do ensino médio de escolas públicas; 
  • Ter participado do ensino particular com bolsas de estudos; 
  • Possuir renda per capta de até um salário mínimo e meio; 
  • Ser cadastrado no CadÚnico.

Mudanças no ENEM 

O ENEM 2017 está com algumas mudanças. A partir desta edição, o exame será aplicado em dois domingos. A ordem de aplicação dos cadernos também foi alterada. 

Agora, você vai resolver as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação no primeiro dia. Já os conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza ficarão para o segundo domingo. 

Para conferir mais informações sobre as mudanças do ENEM 2017, acesse o edital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *