Fies resultado: entenda como funciona e saiba quando é divulgado

Fies resultado: bastante esperado por quem presta o Enem e quer estudar em universidade particular, exige atenção aos prazos. Veja neste post completo o que fazer com o resultado do Fies.

Fies resultado: entenda como funciona e saiba quando é divulgado

Fies resultado: entenda como funciona e saiba quando é divulgado

O Ensino Superior é um tema delicado no Brasil, porque nosso país tem um histórico de elitismo. Não faz tanto tempo assim que somente os jovens de famílias com boa condição financeira podiam se “dar ao luxo” de continuar estudando depois do Ensino Médio, enquanto o restante precisava partir para o mercado de trabalho assim que terminava a educação básica. Felizmente, a situação vem melhorando.

O Fies, programa de Financiamento Estudantil do governo, trouxe uma solução para milhares de jovens e adultos que não teriam condições de pagar pelos estudos em uma faculdade particular. Para que ainda mais pessoas tenham acesso a essa oportunidade, é importante divulgar as informações que existem sobre o programa.

É por isso que, se você quer saber mais, especialmente sobre o resultado do Fies, veio ao lugar certo. Prepare-se para encontrar as respostas às dúvidas mais comuns. Vamos lá?

O que é o Fies?

O Fies é um programa nacional do governo que disponibiliza financiamentos para cursos de graduação a juros mais baixos e sem a necessidade de colocar bens em garantia. Graças a essas duas condições, estudantes que normalmente não teriam como pagar por um curso em uma instituição particular conseguem ter acesso à educação superior.

Como funciona o Fies

Depois que você passa pelo processo de seleção do Fies e pela contratação do financiamento, não precisa mais pagar suas mensalidades do curso imediatamente. Em vez disso, você paga apenas uma pequena parte do valor enquanto está estudando, e deixa a maior parte para depois de formado.

Além de adiar os pagamentos, você também terá um prazo maior para quitar sua dívida: três vezes o período do curso. Isso sem mencionar um intervalo de dezoito meses antes de começar a contagem.

Isso significa que se você financiar um curso de graduação de quatro anos, terá um prazo total de 17,5 anos para pagá-lo. São os quatro anos da fase de utilização do financiamento, mais dezoito meses da fase de carência e mais doze anos da fase de amortização. Nada mal, não é mesmo?

Tudo isso é feito porque permite que o estudante tenha tempo de estabilizar sua carreira profissional. Assim, quando chegar a hora de quitar sua dívida, você terá segurança financeira para pagar sem sacrificar sua qualidade de vida.

Para completar, os juros usados para calcular o valor a ser pago são menores do que aqueles praticados normalmente pelas instituições bancárias. No Fies, a taxa de juros é de 6.5% ao ano.

Fies seleção

A seleção do Fies é dividida em quatro etapas. As duas primeiras são realizadas por meio do sistema eletrônico; a terceira, junto à instituição de ensino; e a quarta, diretamente com o banco.

Na primeira etapa, você deve acessar o sistema e fazer sua inscrição. Então, são pré-selecionados os estudantes que vão receber o benefício. Se o seu nome estiver entre os pré-selecionados, você deve inserir os dados do financiamento desejado, também no próprio sistema.

Depois, é hora de comparecer na faculdade e apresentar os documentos comprovando as informações prestadas no sistema do Fies. Finalmente, você vai até o agente financeiro desejado (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para a assinatura do contrato de financiamento.

SisFies

O sistema do Fies, onde você se inscreve para a seleção, é o SisFIES. Para se cadastrar na plataforma, é preciso fornecer seu CPF e um e-mail de contato.

Quando você faz seu cadastro, o próprio sistema resgata automaticamente suas notas do Enem. Se você não participou de nenhuma edição do Enem a partir de 2010, teve pontuação abaixo de 450 ou zerou a redação, sua inscrição no Fies será recusada.

Fies resultado: Como ver o resultado do Fies?

fies resultado

Para ver o resultado do Fies, você tem duas alternativas. A primeira é acessar o próprio SisFIES. A segunda é entrar em contato com sua instituição de ensino. Seja qual for a alternativa escolhida, é bom ficar atento à liberação dos resultados porque, após a divulgação dos nomes dos pré-selecionados, você tem apenas alguns dias (em geral, cinco) para realizar a próxima etapa do processo.

Fies resultado: Quando sai o resultado do Fies?

Antigamente, os estudantes podiam se candidatar ao Fies em qualquer época do ano. Agora, o processo ocorre somente duas vezes ao ano, normalmente entre Janeiro e Fevereiro no primeiro semestre, e entre Junho e Julho no segundo.

O resultado da pré-seleção sai apenas alguns dias após o fim do prazo de inscrição. Na edição do primeiro semestre de 2022, as inscrições acabaram em 29 de Janeiro, e a lista de pré-selecionados foi divulgada em 2 de Feveireiro. No segundo semestre, a inscrição foi até 09 de Agosto, com o resultado entre 17 e 19 do mesmo mês. Essa divisão faz parte da proposta do Novo Fies, lançado em 2018.

Lista de espera Fies

Depois que a pré-seleção do Fies é divulgada, aqueles que não foram incluídos na lista de contemplados também precisam fazer a segunda etapa do processo, que é completar sua inscrição no sistema. O motivo é que você fica na lista de espera, e ainda pode ser chamado para a terceira etapa (comparecer à instituição de ensino com sua documentação) até cerca de um mês depois.

Fui aprovado no Fies: o que fazer?

fies resultado 2

Se você foi aprovado na pré-seleção, não há muito segredo. Continue seguindo as etapas do processo, prestando atenção nos prazos e na documentação necessária para o Fies.

Agora, se você foi aprovado no processo e conseguiu assinar seu contrato de financiamento, a dica é outra. A partir desse momento, você está comprometido com as parcelas da fase de utilização do benefício. Por isso, sua única preocupação deve ser com o pagamento dos boletos do Fies. De resto, é aproveitar a oportunidade de frequentar a faculdade que o programa está lhe oferecendo!

Suas perguntas sobre o resultado do Fies foram respondidas? Vale a pena lembrar que, entre as edições do programa, o governo pode realizar alterações nas datas e nos prazos. Por isso, o estudante deve ficar atento às notícias, para não deixar passar sua oportunidade de conseguir um financiamento estudantil.

Agora, se você ainda não entrou na faculdade, o financiamento não é o único assunto que merece sua atenção. Você também precisa pensar no Enem e nos vestibulares, que vão garantir sua vaga no curso e na instituição da sua escolha.

Quais são as opções além do FIES?

Sisu

Sisu significa “Sistema de Seleção Unificada”, sendo um sistema na web ativo desde 2010 como método de ingresso nas universidades federais brasileiras. O sistema é usado sempre através do seu site oficial, geralmente no mês de Fevereiro.

Lá, você pode se inscrever para uma faculdade de maior desejo e uma segunda escolha. Depois disso, com sua nota do ENEM já gerada, entra em uma fila chamada de “nota de corte”. Caso a sua nota esteja igual ou acima dessa média, você será aprovado e estudará de graça na federal.

ProUni

Use sua nota do Enem no ProUni, o “Programa Universidade para Todos”. Trata-se de mais um programa social do Governo Federal, no qual, como já mencionado, os alunos têm a chance de ganhar uma bolsa de 50% ou 100%.

A inscrição também é feita no início do ano, e o sistema de nota de corte é igual ao do Sisu: caso esteja acima da nota de corte no final do processo seletivo, então ganhará a sua bolsa e poderá estudar na instituição de ensino privada escolhida.

Estude fora do país

Já pensou em estudar fora do Brasil? Várias universidades renomadas de todos os continentes aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como método de ingresso em seus cursos.

É claro, uma série de outros documentos podem ser solicitados, como histórico escolar ou então certificados de proficiência em línguas estrangeiras específicas. Ainda sim, é uma ótima forma de expandir ainda mais a sua carreira estudantil e profissional!

Confira, abaixo, as principais universidades fora do Brasil que aceitam a nota do ENEM como método de ingresso:

1. Canadá

O Canadá é um dos países que mais recebem brasileiros que desejam estudar no exterior. Por lá, além de poder aprender inglês e francês, duas línguas oficiais da nação, é possível usar a nota do ENEM nestas instituições:

  • Humber College;
  • Universidade de Toronto;
  • Trent Universidade.

2. Estados Unidos 

Os Estados Unidos foi o sonho de muitos brasileiros por anos. Hoje, é o desejo de muitos estudantes poder cursar ensino superior em uma das universidades do país. É possível usar a nota do ENEM nestas instituições:

  • Temple University;
  • Universidade de Northeastern;
  • Universidade de Nova York.

3. França

A França é um dos maiores berços acadêmicos da humanidade, possuindo muitas grandes mentes dos séculos passados – e também do atual. É possível usar a nota do ENEM nestas instituições:

  • École Normale Supérieure;
  • Université Paris-Sud.

4. Irlanda

A Irlanda é um dos países chefe na linha de desenvolvimento de tecnologia, e, por isso, muitos procuram realizar cursos na área no país. A capital Dublin, por exemplo, é conhecida como o “Vale do Silício Europeu”. Também é por lá que você pode usar a sua nota:

  • Universidade College Dublin.

5. Portugal

Portugal é o país lusófono que possui as melhores universidades do mundo depois do Brasil, além de possuir muitas oportunidades de emprego para brasileiros. É possível usar a nota do ENEM nestas instituições:

  • Universidade de Coimbra (UC);
  • Universidade de Algarve (UAlg).

6. Reino Unido

Quer ir para a terra da Rainha? Pois saiba que as melhores instituições do mundo estão no país (Inglaterra) e que duas das melhores disponibilizam entrada para brasileiros via ENEM. Veja quais são:

  • Universidade de Cambridge;
  • Oxford;
  • Universidade de Bristol.

Prepare-se para o ENEM 2023: faça o melhor cursinho pré-vestibular do país!

O Stoodi tem um compromisso com você, aluno que está estudando para o ENEM e precisa de um curso preparatório de ótima qualidade. Aqui, você pode usufruir de um curso totalmente online, com os professores mais qualificados do mercado, e outras vantagens.

Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento!

E então, está esperando o que? Fale com um de nossos especialistas e comece a estudar para a prova do ENEM 2023 o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *