Gabarito Enem 2019: veja como consultar seu desempenho na prova!
A primeira coisa que a maioria dos estudantes que presta o Enem quer fazer assim que sai da prova é verificar o gabarito para conferir se mandou bem ou não. Para ajudar a controlar essa ansiedade tão comum, o Stoodi criou um gabarito extraoficial para que você tenha uma noção do seu desempenho.
Quando sai o gabarito oficial do Enem?
A previsão é que o gabarito oficial do Enem seja divulgado no dia 13 de novembro, na semana seguinte ao dia de aplicação da prova. Portanto, o estudante terá que ser paciente até saber, oficialmente, como foi seu desempenho no exame.
Cadernos do Enem
A prova do Enem é dividida em quatro cadernos diferentes, além da redação, que deve ser feita no primeiro domingo do exame.
Os cadernos do Enem são:
- Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Linguagens e Suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Matemática e Suas Tecnologias
Para minimizar a possibilidade de haver cola no dia da prova, o Inep fez quatro versões diferentes de cada caderno. A ideia é que cada estudante receba o caderno com uma cor diferente, para garantir que ninguém sente próximo de outro estudante com a mesma cor.
As questões são as mesmas em todos os cadernos, a única diferença é a ordenação das questões em cada um deles.
As cores do caderno do Enem são:
Como funciona a nota TRI
O Enem não utiliza a Teoria Clássica dos Teste para a correção do exame, quando o que importa é quantidade de acertos. Isso pode acabar gerar muita confusão e dúvida para quem participa pela 1ª vez, porque não entende a diferença das notas mesmo com o mesmo número de respostas certas.
O que explica isso é a Teoria de Resposta ao Item, método de correção utilizado no Enem. Nele, as questões são divididas em fáceis, médias e difíceis. Para tirar uma boa nota, é preciso ter coerência nas respostas. Ou seja, é preciso acertar mais questões fáceis do que difíceis, por exemplo.
Caso o número de respostas certas envolva mais questões difíceis do que fáceis, o sistema entende que houve chute e, consequentemente, a nota final deve ser menor do que se o padrão de respostas fosse inverso.
Entender como esse sistema de correção funciona aumenta as suas chances de realizar uma prova melhor e garantir uma boa nota.