Sisu: o que é, como participar, regras e muito mais neste guia completo!

Tire todas as suas dúvidas sobre o Sisu, programa criado pelo MEC em 2010: o que é, quem pode participar, como fazer sua inscrição, notas de corte, como funcionam as cotas e muito mais!

Sisu: o que é, como participar, regras e muito mais neste guia completo!

A gente sabe que o ano do vestibular já é tenso e estressante por diversas razões. Afinal, são muitas matérias para serem estudadas, muita pressão para passar e a ansiedade, com isso, fica a mil.

Por isso, criamos este guia completo sobre o Sisu, para que você possa tirar todas as suas dúvidas e ter uma preocupação a menos.

Esse sistema permite que você, através da sua nota no Enem, possa concorrer a vagas em instituições de ensino no Brasil inteiro. Assim, você amplia as suas chances de fazer o tão sonhado curso superior. Vamos lá?

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado pelo qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Sisu foi criado e é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de democratizar o acesso à educação Superior. Como o próprio nome diz, o Sisu visa unificar a seleção de várias instituições por todo o Brasil, a fim de que todos os jovens tenham mais chances de entrar nas universidades de forma gratuita!

A grande vantagem do Sisu é a possibilidade que o candidato tem de concorrer a diversas vagas em vários lugares do país, sem precisar viajar para fazer inúmeras provas diferentes. Além disso, o sistema não tem taxa de inscrição.

Todos esses benefícios e facilidades ampliaram o acesso ao ensino superior, principalmente para os estudantes de renda mais baixa.

Sisu em números

Criado em 2009, ano em que ofertou mais de 47 mil vagas no primeiro semestre, o Sisu cresce a cada ano. Em 2014, esse número de vagas aumentou para 171 mil, um crescimento de 258%. Os números são do Ministério da Educação.

Este ano são ofertadas mais de 239 mil vagas em 130 instituições. São 30 instituições públicas estaduais e 100 federais, incluindo centros de educação tecnológica.

O MEC divulgou ainda que 1.824.727 estudantes se candidataram às vagas em 2018. E como cada um deles pode escolher até duas opções de curso, o total de inscrições ultrapassou 3.534.810.

Como funciona o Sisu?

O Sisu é integralmente baseado na nota do Enem. Para ter acesso ao sistema, é necessário ter realizado a última edição do exame.

O sistema oferece vagas em muitas modalidades de concorrência em muitas instituições de ensino. Fica a critério das universidades a adoção de pesos diferentes para cada área do Enem e também do estabelecimento de notas de corte.

O processo seletivo acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo. A seleção do primeiro semestre de 2018 aconteceu durante os dias 23 e 26/01. A segunda edição deste acontece entre os dias 12 e 15 de junho.

Como são divididas as modalidades do Sisu?

Todas as vagas ofertadas pelo Sisu são para cursos presenciais. As vagas são divididas entre bacharelado, licenciatura, tecnólogo e área básica de ingresso.

O Bacharelado é o curso superior generalista, com formação científica ou humanística. Dá aos diplomados as competências em um determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.

A Licenciatura é o curso superior que garante as competências necessárias para que o formando atue como professor na educação básica, com o grau de licenciado.

O curso Tecnológo é de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas. Quem se forma nesse tipo de curso adquire as competências para atuar em áreas profissionais específicas, com o grau de tecnólogo.

A Área Básica de Ingresso serve para designar os cursos em que o estudante, na hora de se formar, pode escolher duas ou mais formações acadêmicas. Acontece em cursos que têm entrada única para licenciatura ou bacharelado, como História, Física, Geografia etc. Ou cursos que dispõem de várias formações acadêmicas, como Letras.

E as vagas do Sisu? Como são divididas?

Se engana quem acha que a única divisão do Sisu diz respeito aos tipos de graduação. Há, também, as classes de vagas. Algumas delas são garantidas para pessoas que se enquadram em um tipo de perifl.

As vagas oferecidas através do Sisu poderão ter até três modalidades de concorrência. Isso acontece porque todas as instituições de ensino superior devem reservar vagas para estudantes de escola pública. Algumas ainda disponibilizam vagas para políticas afirmativas próprias.

Durante o processo de seleção, você concorrerá apenas com candidatos da mesma modalidade que escolher. Veja quais são as três modalidades:

1. Vagas para ampla concorrência

São abertas para qualquer pessoa que tenha feito o exame do Enem e concluído o ensino médio. Aqui, normalmente, concorrem as pessoas que concluíram a escola em instituições particulares sem bolsas de estudo.

2. Vagas para políticas de ação afirmativa

As políticas de ação afirmativa são feitas pelo governo ou pela iniciativa privada. O objetivo é corrigir desigualdades sociais, econômicas, raciais, étnicas, de gênero, religiosas, entre outras.

A quantidade de vagas desta modalidade pode variar de acordo com cada instituição de ensino. As políticas de ação afirmativa não são obrigatórias como as cotas. Logo, nem todas as universidades têm.

O Sisu permite que as instituições adotem um bônus à nota do candidato como política de ação afirmativa. É uma pontuação extra que será somada à nota do candidato. O candidato beneficiado concorre com os demais inscritos em ampla concorrência, neste caso.

3. Lei de Cotas

Pela Lei de Cotas (12711/2012), todas as instituições participantes do Sisu devem reservar metade de suas vagas para as cotas raciais e/ou sociais. Essa é uma medida que visa a diminuição da desigualdade social e a reparação histórica de anos de injustiças contra certos grupos da sociedade.

As vagas são destinadas aos alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Destas vagas, metade é reservada aos estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio.

Um percentual das vagas é reservado a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Esse percentual é definido de acordo com a proporção de pretos, pardos ou indígenas na unidade da Federação onde a instituição de ensino está localizada.

Outro percentual das vagas é reservado às pessoas com deficiência, também de acordo com o percentual dessa população onde está localizada a instituição.

Cotas Sisu: como participar do Sisu pela Lei de Cotas?

Para participar do Sisu pela Lei de Cotas, basta selecionar a modalidade em que você se encaixa na hora da inscrição.

É sua responsabilidade provar que atende a todos os requisitos para concorrer a esta modalidade. Isso não será conferido pelo Sisu, e sim pela universidade em que você será aprovado.

Se você não comprovar as informações, perderá o direito à vaga. Por isso, preste muita atenção na hora de selecionar a modalidade!

  • para participar pelos critérios de raça ou cor, basta a autodeclaração.
  • para comprovar renda: é necessário apresentar a Folha Resumo do Cadastro Único, obtida no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) das Prefeituras Municipais. Ou a declaração da composição e renda bruta familiar.
  • para comprovar que fez o ensino médio em escola pública: você deverá apresentar o histórico escolar ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, emitida pela escola que frequentou.

Quem pode participar do Sisu?

Além de ter feito a última edição do Enem, para participar do Sisu é necessário ter tirado uma nota acima de zero na redação e não ter feito como treineiro (quem faz o Enem apenas para treinar e conhecer o exame, geralmente é porque ainda não concluiu o Ensino Médio ou não tem 18 anos).

Você pode se inscrever no Sisu mesmo que já tenha tentado no ano anterior. E também caso já esteja fazendo um curso superior em uma instituição pública.

Se você já estiver matriculado em uma universidade pública e for aprovado em outra pelo Sisu, deverá optar por apenas uma das duas. Ou seja, você deverá abandonar o curso antigo para iniciar o novo ou continuar apenas no que já estava fazendo.

Você não poderá estar matriculado em duas universidades públicas ao mesmo tempo!

Lembrando que isso não é válido para as faculdades particulares. Portanto, você pode fazer um curso a distância (por exemplo) e ingressar em uma universidade pública pelo Sisu.

Inscrição Sisu: o que preciso fazer para participar? Veja o passo a passo!

O processo de inscrição no Sisu tem apenas uma etapa, totalmente gratuita e muito simples! Mas, atenção: fique atento aos detalhes para não cometer nenhum erro e estragar a sua chance de concorrer esse ano. Para facilitar, siga nosso passo a passo:

1. quando a próxima edição do Sisu for aberta, você deverá acessar o site do sistema. Tenha em mãos o seu número de inscrição e a senha do Enem.

2. faça login utilizando seus dados do Enem.

3. o sistema apresentará as opções de cursos e universidades disponíveis. Você poderá escolher duas opções, e com isso as suas chances aumentam. A primeira deve ser a que você mais quer, sua prioridade.

4. escolha as suas opções, incluindo detalhes como ações afirmativas.

5. quando o período de inscrições terminar, o Sisu selecionará os candidatos com as melhores classificações para cada vaga.

Fique atento! Algumas instituições têm uma nota mínima para que os estudantes possam se inscrever em seus cursos. Verifique a nota mínima da instituição que você vai escolher e veja se a sua nota é suficiente. Fique de olho também nos demais requisitos do curso.

Atenção! A nota mínima é diferente da nota de corte! A nota de corte é atualizada todos os dias durante o período de inscrição. É calculada com base nas notas dos candidatos que se inscrevem na vaga. Exemplo: se o curso tem 10 vagas, a nota de corte é a 10ª nota mais alta entre os inscritos.

Já a nota mínima é pré-estabelecida pela instituição para aquele curso em questão antes do período de inscrições do Sisu. É um critério para que o candidato possa se inscrever na vaga.

Os únicos dados que você precisa para se inscrever no Sisu são o número de inscrição e a senha do Enem. Mas não deixe de se informar sobre os documentos exigidos pelas universidades no dia da matrícula, caso você seja aprovado. Não ter os documentos necessários pode implicar em perda da vaga!

Como funcionam as notas de corte do Sisu?

Tem gente que até pensa em um corte real na pele quando ouve falar dessas notas! Mas não há motivo para desespero. Agora você vai entender direitinho como funciona esse recurso.

A nota de corte é a menor pontuação necessária para concorrer a determinada vaga. Cada curso tem uma diferente e é uma base para o aluno saber a sua classificação parcial.

Durante o período de inscrição do Sisu, as notas de corte de cada curso oferecido são calculadas uma vez por dia. Isso é feito à medida que mais pessoas vão se inscrevendo nos cursos.

Digamos que sua nota no Enem foi 900 e esta é a nota de corte do curso de Medicina em uma determinada universidade. Mas no dia seguinte, após novas inscrições de alunos com notas mais altas, a nota de corte saltou para 920.

Você não necessariamente deverá trocar de opção, pois até o último dia de inscrição pode ser que seus concorrentes troquem de vaga e a nota de corte caia. Por isso, fique atento ao sistema durante todos os dias de inscrição.

Se a inscrição estiver perto do fim e sua nota ainda for insuficiente, uma opção possível é selecionar outro curso que tenha uma nota de corte igual ou inferior a que você tirou e seguir no jogo!

Quais são os critérios de desempate do Sisu?

Às vezes, acontece de alunos concorrendo à mesma vaga terem notas iguais e ambas estarem dentro da pontuação de corte. Quem se classifica, então?

Para isso, o Sisu tem alguns critérios de desempate, que seguem a ordem abaixo, sem exceções:

  • 1º – maior nota na redação;
  • 2º – maior nota em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • 3º – maior nota em Matemática e suas Tecnologias;
  • 4º – maior nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 5º – maior nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Ou seja: se você tirou a mesma nota que alguém, a próxima nota conferida será a de Redação. Caso ainda assim a nota seja igual (que coisa, hein?), é hora de conferir a pontuação de Linguagens e assim sucessivamente!

Quando sai o resultado do Sisu?

Após o fim do período de inscrições para o Sisu, começa a expectativa pelos resultados. O sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso.

Lembrando que as instituições podem dar pesos diferentes para cada área do Enem, por exemplo: um curso de Medicina que dá peso 2 para a prova de Ciências da Natureza. Mas, não se preocupe, que tudo isso será calculado automaticamente pelo sistema do Sisu.

O resultado fica disponível no seu boletim, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.

Não há uma data padrão para a divulgação dos resultados, mas não se preocupe, porque ele normalmente é liberado bem rápido. Em cerca de 7 dias, é bem provável que você já tenha a resposta em mãos!

O Sisu tem lista de espera?

Sim! Se você não tiver passado em nenhuma das suas opções de vaga na primeira chamada ou se passar apenas na segunda opção, ainda há esperança!

Você terá o direito de entrar na lista de espera do Sisu para a sua primeira opção de curso. Para isso, depois que o resultado sair, você deverá entrar no site e acessar o seu boletim.

Mas atenção: você não entrará na lista automaticamente, ok? E tem prazo!

Então, fique de olho no calendário do sistema e acesse o site para confirmar seu interesse em participar da lista de espera. A convocação, nesse caso, será feita pela própria universidade.

Vale lembrar que a lista de espera é válida apenas para a primeira opção de curso!

Lista de suplência x lista de espera

Esses termos costumam dar um nó na cabeça de muita gente. A seguir, você vai entender (de uma vez por todas!) a diferença entre eles!

O que é a lista de suplência?

A lista de suplência faz parte da chamada regular do Sisu. Depois que acontece a primeira chamada, para os candidatos dos primeiros lugares, as vagas não preenchidas são oferecidas aos candidatos suplentes.

Os suplentes são os próximos colocados. Por exemplo, digamos que o curso tem 20 vagas. Os candidatos até a 20ª melhor pontuação são chamados para matrícula na primeira chamada. Mas se 4 destes 20 não se matricularem dentro do prazo e sobrarem 4 vagas, os candidatos da 21ª, 22ª, 23ª e 24ª colocação serão chamados para matrícula na segunda chamada.

A lista de suplência é formada automaticamente pelo Sisu e o candidato deve ficar atento ao sistema na segunda chamada para ver se conseguiu entrar.

O que é a lista de espera?

A lista de espera é formada após a segunda chamada. Se ainda sobrarem vagas, elas serão ofertadas aos candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera.

O candidato deverá acessar o site do Sisu dentro do período indicado, abrir o boletim, clicar na opção “lista de espera” e confirmar a vontade de participar.

Como faço a matrícula pelo Sisu?

Você fez o Enem, se inscreveu no Sisu para o seu curso dos sonhos e foi aprovado! E agora?

O Sisu realiza duas chamadas para matrícula. A primeira chamada acontece logo depois da liberação da primeira lista com os convocados para a matrícula. Quem for selecionado, terá um prazo para comparecer à instituição e efetuar o processo, confirmando o preenchimento da vaga.

A segunda chamada é feita a partir das vagas remanescentes. Quem estiver na lista de suplência tem mais uma chance! O MEC estabelece um novo prazo para a matrícula e as vagas são preenchidas de acordo com a ordem de colocação dos candidatos.

Fique atento, pois é a matrícula que garante a sua entrada na universidade. Se você perder o prazo, já era!

O que são as vagas remanescentes do Sisu?

Depois da divulgação do resultado e da chamada para a matrícula, algumas das vagas ocupadas na primeira chamada ficam novamente disponíveis. Isso acontece porque alguns alunos não fazem a matrícula no prazo, não entregam os documentos de matrícula ou escolhem outra faculdade.

Mas atenção: o Sisu não divulga o nome dos candidatos convocados para as vagas remanescentes. Para conseguir essa informação, é necessário entrar em contato com a universidade. Fique muito atento a todos os prazos!

Quais são as alternativas ao Sisu?

Agora, é hora de vermos outras possibilidades para quem fez o Enem. Essa prova abre muitas portas para estudantes de todas as idades e, certamente, você encontrará uma modalidade que é a sua cara. Vamos lá?

Prouni

Quem se inscreve no Sisu também pode se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), se atender aos critérios do programa.

O Prouni oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares. Para participar, é necessário obter pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e não ter zerado a redação. Além de se encaixar nos critérios de escolaridade e renda.

Atenção! Caso você seja aprovado em uma instituição pública através do Sisu e também consiga uma bolsa em uma instituição privada pelo Prouni, deverá escolher apenas uma das duas oportunidades!

É proibido que o estudante esteja matriculado em uma universidade pública e utilize uma bolsa do Prouni ao mesmo tempo.

Fies

O Fies também foi criado pelo Governo Federal visando a democratização do acesso ao ensino superior. Mas o Fies oferece financiamento estudantil para alunos de universidades e faculdades privadas.

Este programa é oferecido apenas para quem tem renda familiar por pessoa inferior a 1 salário mínimo e meio. Já o Sisu, é aberto a todas as pessoas que realizam o Enem, sem relação com a condição socioeconômica.

Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado por onde as instituições públicas e privadas de ensino superior, de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos de forma subsequente para os candidatos participantes do Enem.

Assim como o Sisu, o Sisutec é gerenciado pelo MEC e é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre. A inscrição é gratuita, de uma única etapa, e feita pela internet.

Para participar, o candidato deverá utilizar a nota do Enem. A inscrição é feita pelo site do Sisutec.

O participante poderá escolher até duas opções entre as vagas ofertadas, por ordem de preferência. E também decidir se vai concorrer à ampla concorrência ou se entrará em alguma das modalidades de cotas.

O Sisutec é bem parecido com o Sisu. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as opções escolhidas, e será válida a última inscrição confirmada.

O sistema selecionará automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso. Caso a nota do candidato o classifique para as duas opções escolhidas, ele será selecionado apenas para a primeira opção.

São realizadas duas chamadas. A cada uma delas os selecionados têm um prazo para realizar a matrícula na instituição, confirmando a ocupação da vaga.

Quais são as diferenças entre essas modalidades de ingresso?

Bom, vamos lá. O Sisu, como vimos, é um sistema que oferece vagas para cursos presenciais de ensino superior em faculdades públicas.

Tanto o Fies quanto o Prouni são destinados para vagas em cursos de faculdades particulares. Além disso, você também pode conseguir uma bolsa ou financiamento para cursos a distância (EAD) ou semipresenciais.

O Sisutec, por sua vez, é dedicado exclusivamente aos cursos técnicos presenciais. Ele se difere do Pronatec, que não exige a realização da prova do Enem e também abrange cursos técnicos do tipo EAD.

Há outras maneiras de utilizar a nota do Enem?

Sim. Além das alternativas acima, você pode utilizar a sua nota do Enem para ingressar diretamente em algumas faculdades particulares.

Muitas instituições oferecem essa alternativa como substituição ao vestibular tradicional, que não pode ser deixado de lado quando o assunto é a busca por uma vaga em alguma universidade. Ou seja, você pode optar por muitas coisas!

Lembrando que, em alguns casos, as faculdades privadas até mesmo concedem bolsas para quem foi muito bem no Enem. Então, não se preocupe: há muitos caminhos a se percorrer para que você possa cursar a graduação dos seus sonhos.

Como funciona o aplicativo do Sisu?

Dizem que tudo nessa vida pode ser resolvido por um app. Não sabemos se é verdade, mas se você é um usuário intenso do smartphone, o aplicativo do Sisu vai facilitar a sua vida. Com ele, você terá todas as informações sobre o processo de forma mais rápida e simples.

Dá pra baixar o aplicativo do Sisu no celular ou tablet e conferir o período da seleção, além do seu próprio cronograma. O aplicativo também permite que o candidato consulte as informações do Enem, como as notas das provas e redação.

Através do app, você poderá ainda ver e pesquisar na lista de cursos, vagas e instituições participantes, obter as classificações parciais e notas de corte atualizadas. Uma maravilha, né?

O aplicativo do Sisu está disponível para Android, Apple e Windows Phone.

Quais são as melhores dicas para aproveitar o Sisu?

Agora, é hora de conferirmos algumas dicas legais para que você não se embanane todo na hora de fazer a sua inscrição ou passar pelo processo seletivo do Sisu. Vamos lá!

Escolha bem a sua primeira opção de curso

Não se baseie nos cursos que têm a menor nota de corte ou a menor concorrência. Afinal, não vale a pena fazer todo esse esforço para entrar em um curso que não tem nada a ver com você e se arrepender depois.

Tenha uma segunda opção.

Faça um teste vocacional completo e descubra outros cursos superiores que você poderia fazer de acordo com o seu perfil. Caso você realmente só tenha vontade de fazer um único curso, considere a possibilidade de realizar o mesmo curso em outra instituição, assim você terá mais chances de conseguir uma vaga.

Fique de olho nos sites das universidades que você quer estudar

Confira qual foi a nota de corte do curso que você deseja fazer ao longo dos anos anteriores. Veja também se a universidade deu pesos diferentes para cada área do Enem. Assim você vai saber como deve direcionar seus estudos!

Confira sua inscrição até o último dia

Veja como está a nota de corte para o curso que você escolheu. E se no último dia ela ficar maior do que a sua nota? Você vai perder a chance de utilizar o Sisu para entrar em outro curso. Então, sempre dê uma olhadinha até o final das inscrições e considere sempre a opção de mudar.

Atenção aos prazos da lista de espera

Você precisa marcar no sistema o seu interesse em participar da lista. Por isso, deixe um lembrete no seu celular ou colado em um post-it no espelho do seu quarto. Não importa. Mas dê um jeito de não perder esse prazo, ou a chance será perdida.

Fique atento às chamadas para a matrícula

Alguns candidatos desistem de se matricular porque passaram em outros vestibulares ou porque não conseguem mudar de cidade, entre outros motivos. E a sua chance pode estar aí!

Aproveite o nosso conteúdo para se sair bem no exame e garantir uma boa classificação no Sisu. E não se esqueça: estamos sempre por aqui para ajudá-lo, ok? Boa sorte!

Entendeu tudo sobre o assunto neste guia do Sisu? Então aproveite essa oportunidade de concorrer a diversas vagas por todo o país! Agora, faça o seu cadastro no Stoodi e tenha acesso aos conteúdos do melhor cursinho do Brasil! Afinal, quanto melhor for a sua nota, mais chances você terá de escolher o seu curso dos sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *