Inscrição do Enem 2021: saiba todas as informações!

Chegou a hora de pensar na inscrição do Enem 2021! Confira o artigo e descubra o passo a passo para não errar!

Inscrição do Enem 2021: saiba todas as informações!

Mais um ano começou e, com ele, voltam as responsabilidades. O período de chamadas do Sisu já teve início, estudantes estão começando suas aulas na faculdade, e isso só pode significar uma coisa: a nova temporada de Enem está on!

Você não quer ficar para trás em todo esse processo, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos um post que tem como objetivo responder às suas principais questões sobre um tema importantíssimo: a inscrição no Enem 2021.

Como ela funciona? Quais são as datas? Quem pode se inscrever? Descubra a resposta para essas e outras perguntas e, de quebra, confira dicas fundamentais para mandar superbem nessa prova e não passar nenhum perrengue. Vamos lá? Boa leitura!

Quando e onde posso fazer a inscrição no Enem 2021?

As inscrições para o Enem 2021 serão feitas no portal do INEP. É bem provável que o processo comece entre os meses de maio e junho de 2021.

Como fazer a inscrição no Enem 2021?

Vamos conferir um passo a passo das inscrições do Enem? Assim, não tem erro!

1º passo

O primeiro passo é acessar a página do participante, no site do INEP, onde serão feitas as inscrições.

2º passo

Agora, é a hora de fornecer as suas informações pessoais. Caso seja o seu primeiro acesso no portal, você precisa preencher um cadastro com as seguintes informações:

  • número do CPF;
  • data de nascimento;
  • número do RG;
  • endereço residencial.

Além disso, você precisa criar uma senha. Ela pode ser recuperada depois, mas para poupar trabalho, sugerimos que você a deixe anotada em um lugar seguro para evitar problemas durante o processo seletivo.

3º passo

Depois, é hora de informar se você precisará de atendimento especial durante a prova. Essa opção deve ser marcada caso você seja uma pessoa com deficiência (visual, auditiva, intelectual etc.), lide com questões como o déficit de atenção, entre outros. Confira as particularidades no edital e veja se você tem direito!

Ah, você também pode solicitar o seu atendimento pelo seu nome social, ok?

4º passo

É hora de escolher o idioma que fará parte da sua prova! O candidato pode optar tanto pelo inglês quanto pelo espanhol. Na hora do exame, você terá que responder cerca de 5 questões sobre o idioma escolhido, por isso, pense bem e, de preferência, confira algumas edições anteriores para entender o jeitão dessas perguntas.

5º passo

Nas próximas páginas, você contará ao INEP um pouco sobre você. Serão solicitadas informações sobre o seu tempo de E;nsino Médio e sobre a situação socioeconômica da sua família. Tudo isso é confidencial e só será acessado pelo Ministério da Educação, ok?

6º passo

Agora é hora de finalizar a inscrição! Será gerado um boleto, que deve ser pago dentro do prazo indicado no documento para evitar o cancelamento da inscrição. Atente-se: a sua participação não está confirmada até o pagamento do boleto. Há, também, a opção de pedir isenção da taxa, sobre a qual falaremos a seguir!

Provas do Enem: confira as provas e gabaritos de edições passadas do exame!

Quem pode pedir isenção da taxa de inscrição?

A isenção do Enem é concedida a quem:

  • está cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas (nesse caso, ela é automática);
  • estuda em escola pública ou particular (com bolsa integral) e tem renda familiar mensal per capita de até 1,5 salários-mínimos;
  • é inscrito no CadÚnico do Governo Federal.

Os detalhes para a solicitação da isenção, nos casos em que ela não é concedida automaticamente pelo sistema, estão descritos no edital. Vale a pena dar uma olhadinha com atenção em todo o processo.

Como é o calendário do Enem 2021?

O cronograma do Enem 2021 ainda não foi liberado. As previsões é de que essas informações sejam lançadas em maio ou junho, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), mas existem algumas previsões.

  • 21 de março: publicação do edital.
  • 1 de abril: pedido de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no Enem 2020.
  • 14 de abril: término da solicitação de isenção da taxa de inscrição.
  • 22 de abril: divulgação dos resultados das solicitações de isenção e dos recursos.
  • 28 de abril: fim do período de recursos relacionados às solicitações de isenção.
  • 4 de maio: divulgação dos resultados dos recursos relacionados às solicitações de isenção.
  • 6 de maio: início do período de inscrição.
  • 17 de maio: fim do período de inscrição e alteração de dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira.
  • 24 de maio: fim do período para pagamento da taxa de inscrição.
  • 2 de junho: fim da solicitação de atendimento por nome social.
  • 3 de novembro: aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias (Enem impresso).
  • 10 de novembro: aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias (Enem digital).
  • 13 de novembro: publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões.

Voltamos a afirmar que as datas ainda não foram liberadas, mas isso não quer dizer que você tenha que ficar parado, ok?

O começo de tudo, em 2020, foi em março, quando aconteceram as divulgações dos editais das provas. Você pode fazer o download do edital da edição impressa e da edição digital. Vale lembrar que a leitura desses documentos é obrigatória, hein?

Os editais são documentos que mostram todas as informações que você precisa para não ser eliminado do processo seletivo, não perder nenhuma data e, é claro, ter muito mais tranquilidade na hora da prova!

Em épocas de pandemia, como a que vivemos, a leitura também tem uma importância crucial para a garantia da segurança de todos os candidatos.

O edital também mostra as matérias que mais caem nas provas, ou seja, não pode ficar sem ler, beleza? Estamos de olho!

Ainda que não tenhamos as datas e os documentos do Enem 2021, você já pode se adiantar com as informações do ano passado. Depois, é só refazer a leitura e se atualizar com os novos detalhes!

Como se preparar para o Enem 2021?

Agora que você já sabe tudo sobre o processo de inscrição do Enem 2021, é hora de batermos um papo sério sobre a preparação para essas provas.

Sabemos que esse é um exame que acontece simultaneamente em todo o país, certo? Isso significa que há milhões de candidatos concorrendo a vagas em faculdades do Brasil. É muita gente e, consequentemente, bastante concorrência.

Para se destacar, é fundamental que você se prepare da melhor forma possível. Boas práticas são:

  • seguir uma rotina bem determinada de estudos;
  • fazer muitos exercícios para pegar a prática das questões;
  • revisar o conteúdo frequentemente;
  • fazer simulados;
  • escrever redações frequentemente;
  • não deixar de ter momentos de descanso, sem se sobrecarregar.

Isso não é tudo! É preciso também que você conte com a apoio especializado ao longo desse processo — e você pode fazer isso sem sair de casa!

O Stoodi tem um plano de estudos perfeito para quem quer ser aprovado no Enem sem se dirigir a um cursinho presencial. Durante a pandemia do Covid-19 e o período de isolamento social, oferecemos as videoaulas e os exercícios do nosso site gratuitamente.

Faça o seu cadastro no portal, confira as matérias disponíveis e comece a se preparar para o Enem com a ajuda dos melhores profissionais do mercado!

Gostou de saber como fazer a sua inscrição no Enem 2021? Agora é hora é arregaçar as mangas, estudar bastante (pode contar com a ajuda de nosso plano de estudos) e se atentar aos prazos e às datas para não perder nenhum momento importante. Este é o seu ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *