Mais um ano começou e, com ele, voltam as responsabilidades. O período de chamadas do Sisu já teve início, estudantes estão começando suas aulas na faculdade, e isso só pode significar uma coisa: a nova temporada de Enem está on!

Você não quer ficar para trás em todo esse processo, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos um post que tem como objetivo responder às suas principais questões sobre um tema importantíssimo: a inscrição no Enem 2021.

Como ela funciona? Quais são as datas? Quem pode se inscrever? Descubra a resposta para essas e outras perguntas e, de quebra, confira dicas fundamentais para mandar superbem nessa prova e não passar nenhum perrengue. Vamos lá? Boa leitura!

Quando e onde posso fazer a inscrição no Enem 2021?

As inscrições para o Enem 2021 serão feitas no portal do INEP. É bem provável que o processo comece entre os meses de maio e junho de 2021.

Como fazer a inscrição no Enem 2021?

Vamos conferir um passo a passo das inscrições do Enem? Assim, não tem erro!

1º passo

O primeiro passo é acessar a página do participante, no site do INEP, onde serão feitas as inscrições.

2º passo

Agora, é a hora de fornecer as suas informações pessoais. Caso seja o seu primeiro acesso no portal, você precisa preencher um cadastro com as seguintes informações:

  • número do CPF;
  • data de nascimento;
  • número do RG;
  • endereço residencial.

Além disso, você precisa criar uma senha. Ela pode ser recuperada depois, mas para poupar trabalho, sugerimos que você a deixe anotada em um lugar seguro para evitar problemas durante o processo seletivo.

3º passo

Depois, é hora de informar se você precisará de atendimento especial durante a prova. Essa opção deve ser marcada caso você seja uma pessoa com deficiência (visual, auditiva, intelectual etc.), lide com questões como o déficit de atenção, entre outros. Confira as particularidades no edital e veja se você tem direito!

Ah, você também pode solicitar o seu atendimento pelo seu nome social, ok?

4º passo

É hora de escolher o idioma que fará parte da sua prova! O candidato pode optar tanto pelo inglês quanto pelo espanhol. Na hora do exame, você terá que responder cerca de 5 questões sobre o idioma escolhido, por isso, pense bem e, de preferência, confira algumas edições anteriores para entender o jeitão dessas perguntas.

5º passo

Nas próximas páginas, você contará ao INEP um pouco sobre você. Serão solicitadas informações sobre o seu tempo de E;nsino Médio e sobre a situação socioeconômica da sua família. Tudo isso é confidencial e só será acessado pelo Ministério da Educação, ok?

6º passo

Agora é hora de finalizar a inscrição! Será gerado um boleto, que deve ser pago dentro do prazo indicado no documento para evitar o cancelamento da inscrição. Atente-se: a sua participação não está confirmada até o pagamento do boleto. Há, também, a opção de pedir isenção da taxa, sobre a qual falaremos a seguir!

Provas do Enem: confira as provas e gabaritos de edições passadas do exame!

Quem pode pedir isenção da taxa de inscrição?

A isenção do Enem é concedida a quem:

  • está cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas (nesse caso, ela é automática);
  • estuda em escola pública ou particular (com bolsa integral) e tem renda familiar mensal per capita de até 1,5 salários-mínimos;
  • é inscrito no CadÚnico do Governo Federal.

Os detalhes para a solicitação da isenção, nos casos em que ela não é concedida automaticamente pelo sistema, estão descritos no edital. Vale a pena dar uma olhadinha com atenção em todo o processo.

Como é o calendário do Enem 2021?

O cronograma do Enem 2021 ainda não foi liberado. As previsões é de que essas informações sejam lançadas em maio ou junho, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), mas existem algumas previsões.

  • 21 de março: publicação do edital.
  • 1 de abril: pedido de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no Enem 2020.
  • 14 de abril: término da solicitação de isenção da taxa de inscrição.
  • 22 de abril: divulgação dos resultados das solicitações de isenção e dos recursos.
  • 28 de abril: fim do período de recursos relacionados às solicitações de isenção.
  • 4 de maio: divulgação dos resultados dos recursos relacionados às solicitações de isenção.
  • 6 de maio: início do período de inscrição.
  • 17 de maio: fim do período de inscrição e alteração de dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira.
  • 24 de maio: fim do período para pagamento da taxa de inscrição.
  • 2 de junho: fim da solicitação de atendimento por nome social.
  • 3 de novembro: aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias (Enem impresso).
  • 10 de novembro: aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias (Enem digital).
  • 13 de novembro: publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões.

Voltamos a afirmar que as datas ainda não foram liberadas, mas isso não quer dizer que você tenha que ficar parado, ok?

O começo de tudo, em 2020, foi em março, quando aconteceram as divulgações dos editais das provas. Você pode fazer o download do edital da edição impressa e da edição digital. Vale lembrar que a leitura desses documentos é obrigatória, hein?

Os editais são documentos que mostram todas as informações que você precisa para não ser eliminado do processo seletivo, não perder nenhuma data e, é claro, ter muito mais tranquilidade na hora da prova!

Em épocas de pandemia, como a que vivemos, a leitura também tem uma importância crucial para a garantia da segurança de todos os candidatos.

O edital também mostra as matérias que mais caem nas provas, ou seja, não pode ficar sem ler, beleza? Estamos de olho!

Ainda que não tenhamos as datas e os documentos do Enem 2021, você já pode se adiantar com as informações do ano passado. Depois, é só refazer a leitura e se atualizar com os novos detalhes!

Como se preparar para o Enem 2021?

Agora que você já sabe tudo sobre o processo de inscrição do Enem 2021, é hora de batermos um papo sério sobre a preparação para essas provas.

Sabemos que esse é um exame que acontece simultaneamente em todo o país, certo? Isso significa que há milhões de candidatos concorrendo a vagas em faculdades do Brasil. É muita gente e, consequentemente, bastante concorrência.

Para se destacar, é fundamental que você se prepare da melhor forma possível. Boas práticas são:

  • seguir uma rotina bem determinada de estudos;
  • fazer muitos exercícios para pegar a prática das questões;
  • revisar o conteúdo frequentemente;
  • fazer simulados;
  • escrever redações frequentemente;
  • não deixar de ter momentos de descanso, sem se sobrecarregar.

Isso não é tudo! É preciso também que você conte com a apoio especializado ao longo desse processo — e você pode fazer isso sem sair de casa!

O Stoodi tem um plano de estudos perfeito para quem quer ser aprovado no Enem sem se dirigir a um cursinho presencial. Durante a pandemia do Covid-19 e o período de isolamento social, oferecemos as videoaulas e os exercícios do nosso site gratuitamente.

Faça o seu cadastro no portal, confira as matérias disponíveis e comece a se preparar para o Enem com a ajuda dos melhores profissionais do mercado!

Gostou de saber como fazer a sua inscrição no Enem 2021? Agora é hora é arregaçar as mangas, estudar bastante (pode contar com a ajuda de nosso plano de estudos) e se atentar aos prazos e às datas para não perder nenhum momento importante. Este é o seu ano!

Banner Stoodi Med
Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...