Inscrições para o Sisu 2018 abrem dia 29 de janeiro

Para te ajudar nesse processo, respondemos 15 perguntas sobre tudo o que você precisa saber para participar desse programa e em como fazer a inscrição do Sisu

Inscrições para o Sisu 2018 abrem dia 29 de janeiro

Veja 15 perguntas respondidas para você saber tudo sobre o Sisu

Os próximos dias serão muito emocionantes para os vestibulandos: além da nota do Enem 2017 ser divulgada no dia 18 pelo Inep, os estudantes poderão usá-la para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no dia 29 deste mesmo mês.

Isso significa que há grandes chances de você aproveitar sua pontuação no exame para concorrer a vagas em diversas universidades públicas – algumas das mais conceituadas do Brasil.

Para te ajudar nesse processo, respondemos 15 perguntas sobre tudo o que você precisa saber para participar desse programa: como fazer a inscrição do Sisu? Quem pode fazer parte do programa? Como o Sistema de Seleção Unificada funciona? Entre outras…

Inscrição Sisu

O que é o Sisu? 

Antes de qualquer coisa, é preciso entender exatamente o que é o Sisu. De acordo com o Inep, é um “sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio”.

Em outras palavras, o vestibulando vai aproveitar sua nota do Enem e vai informar em um único lugar (no site deste sistema) que contará com diversas vagas abertas – dos mais diferentes cursos e de todo o Brasil.

O programa facilita o ingresso nas universidades, de modo que não é preciso pagar nenhuma taxa ou fazer outras provas. Como tudo funciona por meio de um site, você pode se candidatar a uma vaga em outro Estado sem precisar se locomover até a instituição.

Principais datas do Sisu 2018 

29/01 a 01/02Período de inscrições
30/01 a 01/02     Divulgação as notas de corte
02/02    Resultado da chamada regular
02/02 a 07/02                 Prazo para participar da lista de espera
05/02 a 07/02                         Período para fazer a matrícula dos aprovados
09/02 a 30/04Convocação dos candidatos das lista de espera


Preciso ter estudado em escola pública para participar?

Muitos estudantes acabam confundindo o Sisu com outros programas do Ministério da Educação, como o Prouni (destinado apenas para estudantes da rede pública).

Porém, esse não é um pré-requisito no caso do Sisu. Todos os estudantes que fizeram o Enem 2017 podem participar do sistema de seleção, sendo eles do ensino particular ou de escolas públicas.

Inscrição sisu: veja o passo a passo 

Para se inscrever no Sisu, você precisará do número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2017. Com essas informações, você conseguirá logar no site do sistema e indicar as vagas que quer concorrer.

Se você não se lembrar desses dados, fique tranquilo! Você pode pedir para recuperar a senha na página do Enem, onde encontrará as referências.

A partir do dia 29 de janeiro, a inscrição para o Sisu estará disponível e será realizada exclusivamente pela internet, no site do programa. O passo a passo é o seguinte:

  • Entrar no site do Sisu;
  • Informar seus dados para acessar o sistema; 
  • Consultar as vagas disponíveis;
  • Escolher e se candidatar à vaga que for conveniente para você;
  • Imprimir o comprovante, se preferir.

Vale lembrar que você poderá escolher até duas vagas para se candidatar, com o prazo limite até o dia 1º de fevereiro. Segundo o site oficial, “durante esse período, o sistema estará aberto de forma ininterrupta”. É legal saber disso porque se você achar melhor modificar suas opções, terá até o último dia para fazer isso.

Inscrição Sisu

Como funciona o Sisu? 

O processo seletivo do Sisu contém uma única etapa de inscrição. Como já foi dito anteriormente, você deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vaga apresentadas pelas universidades conveniadas do Sisu.

Segundo o site oficial do programa, “ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus)”.

Vamos supor que a sua nota seja suficiente para passar nas duas opções escolhidas. Neste caso, você será selecionado exclusivamente em sua primeira opção. Vale lembrar que não é possível cursar duas faculdades pelo programa, mesmo que em horários diferentes.

Como são calculadas as notas de corte do Sisu? 

A nota de corte do Sisu é calculada uma vez por dia, durante o período de inscrição. Esse cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

É importante ficar atento à nota de corte, pois ela pode auxiliar no monitoramento da inscrição. Porém, lembre-se que ela não é garantia de seleção para a vaga ofertada – já que não funciona em tempo real.

Outro ponto importante a se destacar é que a nota de corte só será informada a partir do segundo dia de Sisu, 30 de janeiro. Ela continua sendo calculada até o prazo final de inscrição, dia 1º de fevereiro.

Quando sai o resultado? 

O resultado do Sisu 2018 será divulgado dia 2 de fevereiro. Você pode consultá-lo em três locais: 

  • No site do Sisu, pelo boletim do candidato;
  • No site das universidades participantes;
  • Na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161

Quando devo fazer a matrícula regular? 

Para fazer a matrícula do Sisu é preciso ficar atento às datas: elas começam dia 5 de fevereiro e vão até o dia 7.

Porém, se você quer um conselho de amigo, entre em contato com a instituição e confirme sempre. 

Isso porque o site oficial do programa informa que “o candidato selecionado pelo Sisu deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula”. 

Inscrições para o Inep Sisu 2018

Como funciona a lista de espera do Sisu? 

Vamos supor que o seu nome não saia na chamada regular, você ainda poderá concorrer às vagas pela lista de espera. Conforme os candidatos selecionados desistem dos cursos, os estudantes da lista de espera preenchem as vagas não ocupadas.

Mas muita atenção: ela não é formada automaticamente. Você precisa manifestar o interesse em fazer parte dessa lista (clicando em um botão de confirmação no site), até o dia 7 de fevereiro.

“Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular, assim como os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula”, declara o site oficial do Sisu. É importante ficar bem claro que a participação na lista de espera é exclusiva para a sua primeira opção de vaga.

Então se eu passar na 2ª opção, tenho chances de concorrer a 1ª opção pela lista de espera?  

Exatamente. Você pode pode manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção.

Como acompanhar a convocação da lista de espera do Sisu? 

Essa parte deve ser feita diretamente no site da instituição. Acompanhe as notícias e, se for preciso, entre em contato com a secretaria de cada faculdade. 

Documentos necessários para a matrícula  

A lista de documentos necessários para fazer a matrícula muda de instituição para instituição. O que você pode fazer é se atentar a essa informação desde a etapa de inscrição. Isso porque o site do Sisu disponibiliza esses dados desde o início do programa. 

Documentos matrícula Sisu

Quando sai a lista de espera? 

O prazo para informar que quer continuar concorrendo às vagas vai do dia 2 até o dia 7 de fevereiro. Já a convocação dos candidatos da lista de espera começarão no dia 9 do mesmo mês e tem o prazo até o dia 30 de abril.

Bolsista Prouni pode se inscrever no Sisu?

Se tiver feito o Enem 2017, pode sim. Se for aprovado pelo Sisu, deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga na universidade pública. 

O MEC informa que “é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita”.

A nota de corte do Sisu 2018 pode cair?

Por fim, a maior dúvida dos estudantes que prestaram a última edição do Enem: será que a nota de corte desse ano será menor?

Na verdade, não existe uma resposta exata para essa pergunta. O que pode acontecer é a nota de corte ser proporcional ao nível de dificuldade da prova. 

Gostou das dicas e quer saber mais sobre o mundo dos vestibulares? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *