Inscrições para o Sisu 2017 vão do dias 24 e 27 de janeiro

Entenda como o Sistema de Seleção Unificada funciona

Inscrições para o Sisu 2017 vão do dias 24 e 27 de janeiro

Entenda como o Sistema de Seleção Unificada funciona

Vai me dizer que você prestou o ENEM, acabou de ver a sua nota, mas ainda não sabe muito bem como utilizar a sua nota para concorrer a uma vaga? Sem problemas. Hoje, vamos explicar como funciona tudinho. 

O Sistema de Seleção Unificado, mais conhecido como Sisu, é um programa desenvolvido pelo MEC que funciona como uma porta de entrada para os estudante em universidades conveniadas – das quais muitas instituições federais fazem parte e até mesmo faculdades na Europa. Por meio da nota do ENEM, o candidato será avaliado e concorrerá às vagas disponíveis. 

De acordo com o MEC, as inscrições para o Sisu estarão abertas entre os dias 24 e 27 de janeiro. Nesse primeiro semestre de 2017, você poderá concorrer a 238.397 vagas em 131 instituições de ensino. Você pode conferir no site o número de vagas de cada carreira, universidade e município: https://sisu.mec.gov.br/cursos.

– Ok, mas como eu participo? 

O Sisu tem uma única etapa de inscrição (online e gratuita). Ela é feita na página do MEC, pelo link: https://sisu.mec.gov.br/.

Você poderá escolher até duas vagas entre as universidades que fazem parte do programa.  Caso se arrependa da escolha feita, você tem até o término do período de inscrições para mudar de opção. No final das contas, será considerada apenas a última inscrição confirmada.

Na hora da avaliação, o Sisu selecionará automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem. Um ponto muito importante de ressaltar é que você não precisa lembrar exatamente quanto tirou no exame, o próprio sistema vai recuperar suas informações. Depois disso, é só esperar a divulgação da lista de aprovados.

O programa possui lista de espera. Se sobrarem vagas não preenchidas, você poderá participar dela. Atenção: nesse caso, você precisará manifestar o seu interesse dentro do prazo oficial. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *