Está chegando a hora da próxima edição do Enem! Claro que não estamos dizendo isso para te dar mais ansiedade: estamos apenas mostrando que o tempo passa rápido e que é fundamental começar a se preparar, tanto para as provas quanto para as datas do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio.

Por falar em calendário, há um ponto muito importante em meio às informações passadas pelo INEP: a data de pedido de isenção do Enem 2021. Esse é um processo fundamental para aqueles que não podem arcar com o valor da inscrição e querem fazer a prova.

Será que você tem direito a solicitar essa isenção? A seguir, você vai descobrir a resposta para esse questionamento e vai ver como fazer o pedido! Além disso, verá dicas infalíveis para se preparar adequadamente para essa prova superconcorrida. Vamos lá?

Quem pode solicitar a isenção da taxa do Enem 2021?

A solicitação de isenção do Enem pode ser feita por quem:

  • está no terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública;
  • concluiu o Ensino Médio em instituições públicas de ensino;
  • está cursando ou concluiu o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares (com bolsa de 100%) e tem renda familiar mensal de até 1,5 salários-mínimos por pessoa;
  • está inscrito no CadÚnico do Governo Federal.

Para mais informações, confira os portais oficiais do INEP ou dê uma olhada atenta no edital do Enem 2021! É possível que as informações mudem com a publicação do documento, então, sempre confira tudo, ok?

Cadernos de prova Enem

Quando começam os pedidos de isenção do Enem 2021?

Com todas as mudanças ocorridas devido à pandemia de Covid-19, o calendário do Enem 2021 deu uma leve atrasada.

Isso é normal, já que os prazos do Sisu foram adiados e as pessoas estão começando a ingressar em suas faculdades com um certo delay este ano. Tudo isso faz parte de um processo de adaptação ao período que estamos vivendo.

De qualquer forma, a ideia é que o calendário seja liberado em breve e que os pedidos de isenção (assim como os de inscrição) comecem entre maio e junho de 2021.

Como pedir a isenção da taxa do Enem 2021?

A partir de 2020, a solicitação de isenção do Enem passou por algumas mudanças. Agora, ela funciona da seguinte maneira:

  • para estudantes que estão no último ano do Ensino Médio em escolas públicas, a isenção é concedida automaticamente pelo sistema, então, basta assinalar essa alternativa no ato da inscrição;
  • em outros casos, a isenção será solicitada a partir do cadastro do estudante no Portal do Governo Federal, que será continuado na página do participante do Enem. Confira mais informações a seguir.

O primeiro passo é se inscrever no portal do Governo Federal, como mencionado acima. Em seguida, você deve acessar a página do participante e prosseguir com o pedido de isenção.

Logo de cara, aparecerão as seguintes opções para você: entrar com gov.br ou isenção. Como você já fez o seu cadastro no Portal do Governo Federal, pode clicar em isenção, ok?

Aparecerá uma janelinha com uma confirmação de que você não é um robô e, em seguida, você poderá clicar em iniciar a solicitação de isenção. Depois, basta aceitar os termos de solicitação, preencher alguns dados sobre você e pronto!

Todo esse processo é bem simples e intuitivo. A inteligência artificial do INEP vai guiar você em todas as etapas.

Antes de começar, no entanto, recomendamos que você tenha em mãos o número de seu NIS (pode ser consultado no portal Meu CadÚnico) e uma foto, que precisará ser adicionada ao sistema. O recomendado é que ela seja como as fotos 3×4, tirada em um fundo neutro, sem adornos (chapéus, óculos, colares etc.) e com uma expressão séria.

Depois de tudo isso, está pronto! Agora, você poderá acompanhar o processo de pedido de isenção e ver se está tudo certo. Confira o sistema com frequência e fique de olho nas datas para não perder a sua inscrição, ok?

Quando saem os resultados do pedido de isenção?

Os resultados podem sair automaticamente, graças ao cruzamento dos dados dos estudantes com os sistemas do Governo Federal, ou levar alguns dias.

De qualquer modo, é importante que você confira com frequência para ver se o seu pedido foi aprovado ou negado. Não deixe para a última hora!

Minha isenção foi negada. E agora?

Isso, infelizmente, é algo que pode acontecer mesmo que os seus dados estejam corretos, mas você tem uma nova chance.

É possível pedir um recurso da solicitação. Assim, ela será analisada por uma banca avaliadora. Nessa nova solicitação, você poderá anexar os seguintes documentos:

  • RGs dos membros da sua família;
  • declaração de que você estuda em uma instituição pública de ensino;
  • comprovante de renda;
  • comprovantes de residência e gastos da casa;
  • comprovante de inscrição no CadÚnico (NIS).

No ato do pedido de recurso, uma lista com toda a documentação necessária será mostrada para você. Reúna o maior número de provas possível e torça para que dê certo!

O que acontece com os isentos que faltarem?

Caso você tenha conseguido a isenção da taxa e falte às provas do Enem, é possível que você não consiga a isenção no ano seguinte.

Para evitar esse problema, você precisará enviar uma justificativa ao INEP, explicando o motivo da sua ausência nas provas. Isso será feito no momento em que você for se inscrever no próximo concurso. Fique de olho nos calendários!

A justificativa, no entanto, deve ser comprovada. Reúna atestados médicos, boletins de ocorrência, atestado de óbitos, passagens ou outros documentos que provem o motivo pelo qual você se ausentou. A partir daí, o MEC avaliará se você poderá ou não conseguir a isenção novamente.

Como se preparar para o Enem 2021?

Além de saber tudo sobre o funcionamento do Enem, é importante se preparar bem para essas provas. Elas são bem concorridas, e é fundamental que você se destaque para conquistar a sua tão sonhada vaga!

Uma dica para potencializar as suas chances é contar com a ajuda do Stoodi! Temos um plano de estudos personalizado, que atenderá às suas necessidades de forma completa. Durante a pandemia de Covid-19, as nossas videoaulas (de todas as matérias) estão liberadas gratuitamente para todos!

O que está esperando? Faça agora mesmo o seu cadastro no Stoodi e se prepare para mandar muito bem no próximo Enem!

Agora que você já sabe tudo o que é preciso saber sobre a isenção do Enem 2021, é o momento de se preparar como nunca fez antes! Atente-se às datas e conte com o apoio do plano de estudos Stoodi para o que der e vier. Estamos ao seu lado nessa jornada! Cadastre-se gratuitamente:

Banner Stoodi Med
Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...