Livros Enem: descubra quais são!

Campanha Pesquisa de Carreiras

Livros Enem: descubra quais são!

Estudar para a prova de Literatura faz parte da rotina dos estudantes que estão se preparando para o vestibular. Pensando nisso, apresentamos aqui quais são os livros Enem e os autores mais frequentes nesse e em outros processos seletivos. Assim, você terá uma visão mais ampla desses conteúdos e poderá organizar melhor seus estudos!

Algumas vezes, temos certa resistência em nos aproximar dessas obras, normalmente apresentadas na escola como parte obrigatória do currículo. Entretanto, apostamos que você pode ter outro tipo de relação com os livros do Enem.

Eles representam parte importante da História do Brasil. Podem nos ensinar lições sobre a realidade ao nosso redor e até mesmo sobre quem somos. 

Continue a leitura deste post e tenha um interessante panorama sobre os livros Enem e saiba como ir bem na literatura. Vamos lá, então?

Quais livros caem no Enem?

Antes de tudo, vale destacar que não existe no Enem uma lista contendo quais livros especificamente serão cobrados no dia da prova. Ao contrário de outros vestibulares, que têm a tradição de informar anualmente os títulos dos livros, o Enem mantém essa abordagem mais ampla nas questões de Literatura.

Contudo, com base nas provas anteriores, conseguimos relacionar quais autores e livros que são mais recorrentes no Enem para ajudar você em sua preparação. São obras de grande expressão e que marcaram a literatura nacional, por isso, é comum notar a presença delas nos exames.

Alguns exemplos de livros Enem que podem ser citados são:

  • Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado;
  • Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa;
  • A hora da estrela, de Clarice Lispector;
  • Dom Casmurro, de Machado de Assis;
  • O cortiço, de Aluísio Azevedo;
  • Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus;
  • Vidas secas, de Graciliano Ramos.

Como se preparar para a prova de Literatura no Enem?

Primeiro, você pode conhecer e ler com atenção, no edital, as informações do Exame no ano em que prestará a prova. O Ministério da Educação – MEC – disponibiliza em detalhes uma descrição das habilidades e conhecimentos testados em cada um dos cadernos.

É curioso pensar que a maior parte dos estudantes nem sabe que eles existem, perdendo uma oportunidade de focar seus estudos com mais eficiência. Em segundo lugar, vamos dar dicas para se preparar de maneira mais prática.

Existem alguns livros e autores que podem ser considerados os “queridinhos” da equipe que elabora o Enem. Esses conteúdos são observados com frequência ano após ano nos cadernos de prova e são escolhidos por sua pertinência na história da literatura do país.

Consultar todas as provas e identificar os livros mais frequentes no Enem são tarefas que exigem tempo e comprometem seus estudos. Por isso, elaboramos uma lista em que discutiremos um pouco sobre cada um desses autores comuns nas provas.

Veja a seguir quais são eles!

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos o maior nome da Literatura brasileira. Prova disso é o fato de que sua produção é, ainda hoje, amplamente estudada por pesquisadores locais e até mesmo estrangeiros.

Os ecos de sua influência podem ser observados em todo lugar: novelas, referências da cultura popular, releituras e adaptações de suas obras para o cinema e o teatro, como Memórias póstumas de Brás Cubas. Não é à toa que Machado de Assis permanece sendo um dos nomes mais comuns em todas as provas de vestibular.

Em termos técnicos, pode ser localizado entre as escolas do Romantismo e do Realismo. Entretanto, vale ressaltar que sua produção foi muito diversa em estilos e formatos, abrangendo livros, contos, crônicas, poesias, peças de teatro, ensaios acadêmicos etc.

A importância de Machado de Assis se dá principalmente pelo viés crítico e filosófico contido em sua escrita. Em uma maneira sutil e autêntica de pensar, o autor é até hoje celebrado por suas duras críticas e descrição analítica da sociedade brasileira do século XIX.

José de Alencar

Seu nome ficou conhecido pela escrita do primeiro grande romance brasileiro que tratava de uma temática nacionalista: Iracema. Ele é claramente identificado enquanto pertencente ao movimento literário do Romantismo, sendo um de seus fundadores.

Podemos dizer que o traço fundamental em José de Alencar é justamente esse nacionalismo. Curioso notar que esse é um processo comum na formação da identidade coletiva de muitos países.

Mais do que simples histórias, os romances nacionalistas ajudam a criar e promoveros símbolos que fazem parte da cultura de um povo. Na escrita de Alencar, havia uma valorização das fauna, flora e outras particularidades de nosso território.

Não podemos deixar de mencionar que Alencar também participou ativamente da história política brasileira. No contexto da abolição da escravidão, quando ocupava o cargo de Ministro da Justiça pelo Segundo Reinado, ele foi um dos que se posicionaram com veemência pela permanência da escravidão como uma prática legalizada.

Jorge Amado

Jorge Leal Amado de Faria foi outro dos escritores mais expressivos da história literária brasileira. Mais conhecido como Jorge Amado, o autor baiano também se envolveu diretamente na história política do Brasil, tema que sempre esteve mais ou menos presente em toda a sua produção.

Questões sobre sua obra, inclusive Capitães da areia, também são bastante frequentes no Enem. Isso se justifica pois estamos falando aqui do autor brasileiro com o maior número de adaptações de suas obras em mídias como novelas, cinema e teatro

  • Dona Flor e seus dois maridos;
  • Tieta do agreste;
  • Gabriela, cravo e canela;
  • A Morte e a morte de Quincas Berro D’água.

Carlos Drummond de Andrade

Outro escritor cobrado no Enem é Drummond, pertencente à terceira fase de um dos movimentos literários de maior impacto na história brasileira, o Modernismo, vertente estabelecida nas primeiras décadas do século passado.

Carlos Drummond de Andrade é principalmente conhecido por seu trabalho com a poesia, sendo cultuado por muitos como o principal poeta brasileiro do século XX. Um aspecto que permeia toda a sua escrita é o questionamento da forma clássicade escrever poesia, que valoriza a forma e a métrica como critérios fundamentais da arte.

Seus poemas mais conhecidos, e cobrados nas provas, são:

  • Poema de sete faces;
  • Quadrilha;
  • No meio do caminho;
  • José.

Graciliano Ramos

Outro grande nome do Modernismo (2ª geração), Graciliano é mundialmente conhecido por sua maior obra Vidas secas. Publicado em 1938, esse livro levou ao resto do país um retrato das dificuldades das pessoas que vivem no sertão nordestino.A partir de sua própria experiência pessoal de ter migrado para muitas dessas cidades de estados do nordeste com sua família quando jovem, Graciliano Ramos se afasta dos ideais românticos propagados pelos livros nacionalistas, trazendo um tom de denúncia social e realismo para seus escritos.

máquina de escrever preto e branco

Quais os livros para estudar para o Enem?

Agora que você conhece quais são os principais livros cobrados no Enem, é importante saber quais os mais utilizados. É uma forma eficiente para direcionar seus estudos e ter ainda mais chances de tirar boas notas e alcançar seus objetivos.

Sendo assim, vamos dar uma lista com as obras específicas deles que são mais citadas em questões — ou até mesmo como texto de referência na prova de redação. Os principais autores e livros são:

  • Machado de AssisMemórias póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba. Não deixe de ler contos como A cartomante e A missa do galo;
  • José de AlencarIracema;
  • Clarice LispectorFelicidade clandestina, A paixão segundo G.H.;
  • Carlos Drummond de AndradeA rosa do povo, Claro enigma e poemas diversos;
  • Graciliano RamosVidas secas e Angústia.

Como livros literários podem ajudar na redação do Enem?

A literatura é imprescindível para a formação de qualquer profissional, influenciando em todos os aspectos da vida acadêmica e pessoal. É uma vertente importante da cultura, que deve ser conservada e ajuda a desenvolver aptidões para fazer as provas do Enem, vestibulares e concursos.

Nesse contexto, estudar e ler os livros Enem vai ajudar a ter facilidade para interpretação de textos, boa escrita e ir bem nas redações. Portanto, é um requisito indispensável para se preparar da forma adequada e tirar notas excelentes no Exame.

Sobretudo, os livros literários contribuem para um aprendizado completo e decisivo na carreia acadêmica, independentemente do segmento em que você deseja atuar. Dessa forma, consiste em uma disciplina que promove benefícios para escrever uma redação impecável.

livros enem
A leitura de obras literárias pode ajudar muito na performance da prova.

Como o Stoodi pode ajudar?

Ter materiais específicos para o Enem é muito importante para estudar e se preparar da melhor forma possível, aumentando suas possibilidades. Em vista disso, utilizar recursos digitais inovadores e feitos para aprimorar competências exigidas no Exame é fundamental.

Nesse sentido, o Stoodi é o cursinho online ideal para estudar, pois oferece cursos, planos e ferramentas intuitivas para se preparar em todas as matérias. Um meio totalmente digital e econômico, você tem diversos planos e conteúdos desenvolvidos por professores experientes.

Diante disso, é o apoio perfeito para estudar com eficiência e conseguir alcançar uma boa nota no Enem e ter maiores oportunidades. Tudo de um jeito prático, confortável, intuitivo e moderno, ou seja, tudo o que é preciso para um aprendizado incrível e econômico.

No Stoodi, você entrona ao alcance das mãos diversos materiais e ferramentas importantes, como:

Com toda a facilidade de estudar de forma flexível e prática, você terá apoio para aprender do seu jeito. Além de ter suporte de professores especialistas e materiais ricos, que contribuem para elevar seus conhecimentos e obter notas surpreendentes.

Como você pode notar, a literatura brasileira é rica e encantadora, e os conteúdos constantemente estão presentes nas provas e vestibulares. Portanto, não deixe de ler os livros Enem e se aprofundar no assunto para fazer uma redação incrível e tirar ótimas notas.

Gostou do post? Agora que você já sabe quais os livros Enem deve estudar, o que acha de ter soluções incríveis para se preparar? Não perca tempo e cadastre-se gratuitamente no Stoodi! Aproveite os conteúdos feitos pelos nossos professores para arrebentar no Enem!

Campanha Pesquisa de Carreiras