Enem 2019: como acessar os locais de prova

Assim como a gente, você deve estar bem ansioso para o Enem, já que os locais de prova do Enem 2019 devem ser liberados 20 dias antes do grande dia.

Enem 2019: como acessar os locais de prova

O Enem 2019 já está chegando e junto já bate aquele “frio na barriga” só de pensar em tudo o que pode acontecer no grande dia, não é mesmo?

Foi pensando nisso que trouxemos algumas dicas sobre o local de prova deste ano, para você não ficar perdido no dia e nem chegar atrasado. Já pensou se tornar um meme dos “atrasados do Enem”? Então fique com a gente e confira como acessar o local da prova!

Enem 2019: divulgação dos locais de prova

Falta apenas um mês para a aplicação do Enem e a partir do dia 16 de outubro, os mais de 5 milhões de candidatos poderão acessar o cartão de confirmação junto com o local para a realização da prova e o número da sala, através da página do participante ou por meio do aplicativo Enem.

Geralmente, as provas são realizadas em escolas e universidades públicas, que são fechadas para o maior Exame de Ensino Médio do Brasil. As escolas serão escolhidas de acordo com o município que você selecionou quando fez sua inscrição entre os dias 6 a 17 de maio.

A partir daí, o Enem fará um cruzamento de informações com o município que você selecionou na sua inscrição, sendo o total de 1.727 municípios em que o exame acontece.

Como faço para saber meu local de prova?

Desde 2015 o Enem não manda mais os locais de prova pelo correio, sendo assim, é sua responsabilidade acessar as informações por meio do seu cartão de confirmação.

Acessando a página do participante, tenha em mãos o seu CPF e sua senha de cadastro usada para a inscrição no Enem 2019. Veja o passo a passo:

Passo 1

Primeiramente, você irá visualizar a página inicial e deverá clicar no botão “Página do Participante”:

Passo 1 local de prova

Depois, você deverá fornecer os dados pedidos, como indicam os passos 2 a 4:

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Passo 5

Com todos os dados fornecidos, finalmente você terá acesso à opção “Local de Prova”:

Passo 6

Depois é só clicar e visualizar!

As informações do local de prova, endereço, escola ou universidade e sala de aula, devem aparecer imediatamente para você! Além disso, outras informações como seus dados pessoais, a língua estrangeira escolhida, o dia e o horário da sua prova, também aparecerão no seu cartão de confirmação da inscrição.

Caso você tenha dificuldades para acessar seu documento, entre em contato com o Ministério da Educação pelo número: 0800-616161, ou acesse o link do “Fale Conosco” no site do Enem.

Datas e horários

O Exame Nacional do Ensino Médio ocorrerá em dois domingos consecutivos: 03 e 10 de novembro.

Os portões serão abertos às 12h e fecharão às exatas 13h, de acordo com o horário de Brasília. Portanto, não se atrase!

E agora que eu sei meu local de prova, o que eu faço?

O mais importante depois que você já souber o local é se preparar. Aqui vão algumas dicas:

  • Utilize aplicativos como o Google Maps que calcula uma média de distância entre sua casa até o local de prova. Assim, você pode ver caminhos alternativos de transporte público, carro, bicicleta, etc.
  • Uma outra ideia, ainda mais se você é ansioso, é ir até o local de prova, antes do grande dia, e se certificar de que conhece o caminho para não se perder no dia.
  • Certifique-se de separar todo o material necessário para o dia do exame. Lembre-se: o único documento obrigatório é o documento oficial com foto.
  • Antes do Exame, procure relaxar a mente para ficar bem descansado(a) para conseguir mandar muito bem!

Gostou das nossas dicas? Então, agora é foco total até o grande dia! Ainda dá tempo de se preparar com a Revisão Turbo Enem do Stoodi. Comece hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *