Com um amplo mercado, o administrador de empresas é um profissional bem requisitado tanto nas companhias privadas quanto no serviço público. Porém, para conseguir um emprego, antes de tudo, é preciso obter a nota de corte Administração para ingressar em uma boa faculdade via Sistema Unificado de Seleção (Sisu).

Para você ficar por dentro desse tema, vamos mostrar um panorama ao longo deste post. Acompanhe!

O que é nota de corte?

A nota de corte é um sistema de seleção que escolhe os melhores candidatos de acordo com a avaliação obtida em uma determinada prova, como o Enem.

Ela é um critério que indica o ranking de acordo com o número de candidatos e vagas, e varia de acordo com a performance dos estudantes, ou seja, se a maioria sair bem em um exame, a nota de corte aumentará.

Além de ser uma porta de entrada para faculdades, a nota de corte também é utilizada para selecionar beneficiados por programas estudantis, como ProUni ou Fies.

nota de corte

Qual é a nota de corte de Administração no Enem?

Como informamos acima, as notas de corte variam de acordo com o desempenho dos candidatos, mas existe uma média que se repete ao longo dos anos do Enem.

Geralmente, a maior nota de corte de Administração gira em torno de 800 pontos, mas excelentes faculdades ingressam alunos que tiram notas superiores a 700.

Veja alguns exemplos de universidades que têm as maiores notas de corte nesse curso.

  • Universidade Federal do Maranhão: 800;
  • Universidade Federal do Amapá: 776;
  • Instituto Federal do Triângulo Mineiro: 744;
  • Universidade de São Paulo (USP): 702.

No entanto, a média geral das melhores fica em torno de 650. Já as menores notas de corte exigidas giram em torno de 350. Contudo, para o ingresso nos programas federais e até mesmo para conseguir bolsas de estudo em instituições privadas, os candidatos precisam obter uma avaliação acima de 450.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é um programa do Ministério da Educação que facilita o acesso em faculdades brasileiras por meio da nota no Enem.

O processo acontece duas vezes ao ano e é totalmente gratuito. Para participar, basta ter feito o Enem no ano anterior, sem zerar na redação.

O Sisu é um sistema online que exige as notas de corte de cada vaga, com atualização em tempo real. Dessa maneira, os candidatos podem fazer um acompanhamento diário, tendo em vista que acontecem variações de acordo com o curso escolhido e faculdade. Geralmente, a média de todos fica em torno de 600.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) destina bolsas de estudo de 50% e até integrais para estudantes de baixa renda que atendam a alguns critérios. Entre eles, podemos citar.

  • ter estudado o Ensino Médio em escola pública ou em particular com bolsa;
  • obter nota acima de 450 no Enem;
  • não zerar na redação;
  • renda familiar abaixo de até três salários-mínimos.

A inscrição no ProUni também acontece duas vezes ao ano, sendo uma em cada semestre.

Fies

O programa de financiamento estudantil é um empréstimo concedido pelo governo federal para bancar as parcelas de uma faculdade até a conclusão do curso, com o pagamento previsto após a formatura.

Assim, o aluno consegue utilizar a renda obtida na profissão para pagar a dívida. As taxas de juros são menores em comparação às praticadas no mercado e também é exigida nota de corta mínima de 450 e não pode zerar na redação.

Ingresso direto em faculdades particulares

Atualmente, a maioria das faculdades utiliza as notas de corte como meio de ingresso, ou seja, o Enem está englobando tudo, principalmente nas particulares.

A definição das notas de corte é feita de acordo com critérios de cada instituição de ensino, desburocratizando o processo. Assim, o Enem é considerado a prova mais importante do ano para pré-vestibulandos.

Como se preparar para o Enem?

Como você percebeu, a nota de corte Administração é a porta de entrada para o ingresso em uma boa faculdade, mas tudo dependerá do seu desempenho no Enem. E como se preparar adequadamente?

A primeira dica é contar com aulas ministradas por professores de qualidade — e a tecnologia é uma parceira nesse sentido. Com o Stoodi,você poderá assistir vídeoaulas bem didáticas, sendo fundamentais para tirar as suas dúvidas e ainda trazer as informações corretas que cairão no Enem.

Existem aulas sobre todos os assuntos contidos no edital do Enem e um suporte com exercícios, simulados, correções de redações, ou seja, você poderá se preparar no conforto de casa.

Além de reservar tempo para se concentrar nas aulas, é preciso manter o foco. Afinal, milhares de pessoas prestam o Enem todos os anos, com níveis diferenciados de conhecimento.

Utilize bons materiais

Seja para aprender História, Geografia, Português ou Matemática, dificilmente você assimilará os conteúdos se não tiver o apoio de materiais de qualidade.

Eles podem ser apostilas, aulas online, infográficos, exercícios com as matérias etc. Portanto, busque o máximo de fontes para fortalecer a sua preparação.

Faça um cronograma de estudos

Elaborar um cronograma de estudos ajuda na organização do seu tempo, tendo impacto considerável no aumento da produtividade.

O Stoodi faz um programa personalizado de acordo com a sua rotina, inserindo uma planilha que será extremamente útil na preparação com foco no Enem.

Com essa ferramenta, você estabelece metas reais e percebe uma grande evolução nos estudos, pois os prazos serão cumpridos, explorando todas as matérias.

Faça simulados

Fazer simulados é um treinamento tanto para mente quanto para o corpo. Ele ajuda na memorização e também na organização do tempo necessário para a resolução de todas as questões do Enem.

Trata-se de uma prova com 180 perguntas nos mesmos ramos do conhecimento em dois domingos, ou seja, é uma cópia do exame.

Assim, os alunos têm uma percepção real de como o corpo reagirá no dia da prova, fazendo um treinamento prático que traz excelentes resultados.

Outro aspecto importante é que você pode saber em quais matérias está indo bem e nas que precisa estudar mais, inclusive o Stoodi oferece correções dos simulados, sendo uma excelente maneira de preparação.

Treine para a redação do Enem

Por fim, mas não menos importante, é preciso praticar a redação, pois é o maior peso no Enem. Mas para saber se o seu texto está adequado é preciso contar com a avaliação de professores.

Nesse sentido, o Stoodi é o parceiro ideal. Há planos para variadas correções, com temas sempre atuais, seguindo as exigências do Enem.

Além de contar com o suporte, é importante manter o hábito da leitura e da diversidade cultural. Portanto, fique sempre atento às notícias.

Seguindo as nossas dicas, certamente o seu desempenho no Enem será excelente, obtendo uma nota de corte Administração adequada para abrir um leque de escolhas, de olho em seu sucesso profissional.

E aí, quer aprender mais sobre o Enem? Então, aproveite e saiba tudo sobre o exame!

Banner Stoodi Med
Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...