Descubra quais são as notas de corte de Biomedicina!

Confira quais são as notas de corte para Biomedicina no Enem e descubra dicas para alcançar essa pontuação!

Descubra quais são as notas de corte de Biomedicina!

Cursos da área da saúde estão super em alta. E não é para menos, né? Afinal, eles são imprescindíveis para podermos cuidar com carinho de nossos organismos ao longo de nossas vidas.

Dentre eles, se destaca a graduação de Biomedicina, uma das mais promissoras do segmento. O biomédico pode atuar tanto em ambientes laboratoriais, operando na análise de amostras e exames, como ao atendimento ao cliente na área da Estética.

Quer seguir carreira nessa área? Então, é hora de conhecer mais sobre as notas de corte para Biomedicina no Enem e ficar por dentro de dicas fundamentais para que você possa conquistar a sua tão sonhada vaga!

O que é nota de corte?

Você sabe o que é a nota de corte? Não? Então, não se preocupe. Vamos descobrir o significado desse conceito agora mesmo!

Na FUVEST 2021, prova que utilizaremos como exemplo para ilustrar as notas em nossa conversa, tínhamos 28 vagas para Ciências Biomédicas em São Paulo. No entanto, 1274 pessoas se inscreveram para esse curso.

Obviamente, apenas algumas poderão passar para a segunda fase, certo? No caso da FUVEST, a métrica utilizada é de enviar 3 ou 4 vezes o número de vagas para a próxima etapa, ou seja, cerca de 110 pessoas. No entanto, na hora da matrícula, apenas 28 serão chamadas.

Sendo assim, a nota de corte será a pontuação obtida pelo 28º candidato, em ordem decrescente.

Qual é a nota de corte de Biomedicina no Enem?

Agora que já sabemos o que é uma nota de corte, você deve estar curioso para saber como funcionam as pontuações para Biomedicina, né? Então, vamos resolver isso agora mesmo. Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

Sisu

A nota de corte, no Sisu, para Biomedicina é de 723. Esse é o valor para a ampla concorrência, beleza?

Se você é um aluno de escola pública, trabalhe com a seguinte pontuação: 706. Esse foi o valor médio do corte em 2020.

Prouni

O Prouni concede bolsas de estudo em faculdades particulares de todo o Brasil. Para passar no curso de Biomedicina, a média da nota de corte é de 683 pontos.

Fies

O Fies é outra opção para quem não pode arcar com os custos da mensalidade em faculdades privadas! Ele concede financiamentos, que só serão pagos após a graduação. As notas de corte para Biomedicina nessa modalidade são de, em média, 564 pontos.

Ingresso direto em faculdades particulares

A nota do Enem também pode ser usada para o ingresso em faculdades particulares a partir da substituição dos vestibulares tradicionais.

Nesse caso, a nota de corte (ou nota mínima para ingresso) devem ser consultadas diretamente com a instituição, ok?

Vestibulares de faculdades públicas

Para fechar, falaremos de uma opção que não tem a ver com o Enem: o ingresso por meio de vestibulares próprios das faculdades. A alternativa mais conhecida é a FUVEST, que oferta vagas para a USP (Universidade de São Paulo).

As notas de corte para Biomedicina (ou Ciências Biomédicas) em 2021 foram:

  • ampla concorrência: 64;
  • escola pública: 53;
  • pretos, pardos e indígenas: não consta.

Como funciona a faculdade de Biomedicina?

O curso de Biomedicina (ou Ciências Biomédicas, como é chamado em algumas instituições) tem duração de 4 anos.

As matérias vistas ao longo do curso incluem:

  • Anatomia Geral;
  • Biofísica;
  • Biologia Celular;
  • Química Geral;
  • Genética;
  • Evolução;
  • Sistemas do corpo humano;
  • Farmacologia;
  • Imunologia.

E muito mais!

Como se preparar para o Enem?

Estamos chegando ao fim de nossa conversa, mas, antes de nos despedirmos, que tal falarmos rapidinho sobre algumas dicas para que você se dê bem em seu próximo Enem? Toda informação é supervaliosa para os vestibulandos! Vamos lá?

Utilize bons materiais

Para ir bem em uma prova tão exigente como o Enem, é essencial que você se prepare com materiais atualizados e tenha aulas com professores que realmente manjem muito do que estão fazendo. Por isso, além de qualificação, eles precisam ter uma didática afiada!

No Stoodi, temos tudo isso e muito mais. Além de milhares de videoaulas de todas as matérias (que estão, inclusive, liberadas gratuitamente durante o período da pandemia), contamos com professores experientes e resumos teóricos que podem ajudar muito na hora de você estudar!

Faça um cronograma de estudos

Além de bons materiais, é importante que você saiba como dividir os conteúdos que deve ver para o vestibular e como organizar seus estudos de maneira realmente eficiente. Não se esqueça de que o cronograma é muito importante para evitar problemas como a procrastinação.

No entanto, fazer esse tipo de organização não é nada fácil e exige uma experiência que, naturalmente, muitos vestibulandos não têm. Então, que tal poupar trabalho? O Stoodi monta o seu cronograma para você, considerando o curso de seus sonhos e o tempo disponível para os estudos.

Faça simulados

Ah! Os exercícios! Eles são imprescindíveis não só para você treinar os seus conhecimentos, mas também para que revisões práticas sejam feitas e você possa aprender muito mais coisas sobre as matérias.

Sendo assim, não deixe de fora também os simulados. No Stoodi, você tem acesso a várias provas-teste, que são corrigidas nos moldes do Enem e ajudam bastante na identificação de eventuais disciplinas que devem ser levadas mais a sério.

Treine para a redação do Enem

Por último, mas não menos importante, temos a redação. Esse é um dos cadernos mais importantes do Enem e um dos que costuma confundir mais os candidatos que prestam essa prova.

Por isso, que tal contar com correções de redação especializadas? No Stoodi, você tem esse benefício! E o melhor: elas são pontuadas e comentadas pelos corretores, algo que é indispensável para que você saiba onde deve melhorar.

Viu como as notas de corte para Biomedicina funcionam? Para alcançá-las, você precisa mandar ver nos estudos e contar com toda a ajuda que puder obter. Sendo assim, venha fazer parte do Stoodi e conquiste a sua vaga! Cadastre-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *