Descubra quais são as notas de corte de Fisioterapia!

Conheça as principais notas de corte para Fisioterapia no Enem e se prepare para as provas com mais segurança!

Descubra quais são as notas de corte de Fisioterapia!

A escolha do curso para a faculdade é algo que envolve muitos fatores. Além da preferência particular do aluno, é importante considerar pontos como a dificuldade do ingresso e as notas de corte para aquela graduação. Afinal, temos que estar sempre preparados, né?

Alcançar a nota de corte é um dos primeiros desafios na trajetória rumo ao diploma. É claro que você pode contar com o Stoodi ao longo de todo esse processo!

Por isso, que tal falarmos um pouco sobre a nota de corte de Fisioterapia no Enem? Assim, você começa a se preparar para o vestibular tendo em mente quantos pontos precisa atingir para ser convocado na primeira chamada. Vamos lá?

O que é nota de corte?

Antes de mais nada, é hora de descobrirmos exatamente o que é uma nota de corte. Esse é um conceito que pode ficar meio confuso na cabeça de muita gente e, por isso, explicá-lo é bem importante! Vamos usar, como exemplo, o vestibular da FUVEST 2021.

Nesse concurso, o número de vagas disponíveis para Fisioterapia em São Paulo era 18. Lembrando que mais vagas foram concedidas pelo Enem, ok?

O número de inscritos, por sua vez, era de 571. Não há como todos serem chamados, certo?

Por isso, a nota de corte foi estipulada a partir da pontuação obtida pelo 18º colocado na lista. Para a convocação na segunda fase, no entanto, a nota é obtida a partir de uma multiplicação do número total de vagas por 3 ou 4.

nota de corte

Qual é a nota de corte de Fisioterapia no Enem?

Chegou a hora de descobrirmos as principais notas de corte para Fisioterapia. Vamos lá?

Sisu

Em 2020, a nota média para Fisioterapia no Sisu foi de 708 pontos para ampla concorrência. Para alunos de escolas públicas, a média ficou em 683 pontos.

Prouni

A média de notas de corte para Fisioterapia no Prouni 2020 foi de 632 pontos.

Fies

Os alunos que decidiram ingressar em Fisioterapia pelo Fies precisaram obter a média de 560 pontos. Esses dados são da edição de 2017.

Ingresso direto em faculdades particulares

Há também a opção de utilizar a nota do Enem para ingressar em faculdades particulares, como substituto do vestibular tradicional dessas instituições.

Nesses casos, não há como calcular a nota de corte, já que são dados próprios das faculdades. Além disso, muitas delas utilizam a nota mínima, ou seja: todos os estudantes que alcançarem aquela pontuação conquistam uma vaga.

Vestibulares de faculdades públicas

Por fim, há também algumas opções de ingresso na faculdade que não utilizam a nota do Enem. Um deles é a FUVEST, sobre a qual falamos lá em cima!

A nota de corte para a primeira fase de Fisioterapia (São Paulo) em 2021 foi:

  • ampla concorrência: 58;
  • escola pública: 45;
  • pretos, pardos e indígenas: 36.

Como funciona a faculdade de Fisioterapia?

O curso de Fisioterapia dura, em média, 4 ou 5 anos. Ele pode ser oferecido na modalidade presencial ou semipresencial (EAD) e faz parte dos cursos da área da saúde.

Ao longo do curso, são vistas matérias como:

  • Anatomia Humana;
  • Anatomia do Sistema Locomotor;
  • Microbiologia;
  • Bioquímica;
  • Fisiologia;
  • Imunologia;
  • Saúde e Cidadania;
  • Ortopedia.

E muitas outras!

Como se preparar para o Enem?

Agora, veremos algumas dicas de como você pode se preparar para o Enem de maneira inteligente. Vamos lá?

Utilize bons materiais

A primeira grande dica para que você vá bem no Enem é, claro, a utilização de bons materiais. Eles são essenciais para um resultado excelente — e nem sempre é preciso investir em apostilas específicas, sabia?

Bons materiais também podem ser encontrados pela internet. Esse é o caso do Stoodi, que fornece milhares (literalmente!) de videoaulas com professores altamente qualificados e resumos teóricos que ajudam bastante na hora de você se preparar.

A boa notícia é que você pode ter acesso às aulas online gratuitamente durante a pandemia de COVID-19. O Stoodi liberou todo o seu acervo para ajudar estudantes de todo o Brasil nesse período difícil!

Faça um cronograma de estudos

Um bom cronograma de estudos é o segundo passo para o sucesso no Enem. Ele o ajudará a organizar as disciplinas que você precisa ver e o tempo disponível para garantir que tudo seja estudado com tranquilidade.

Com o Plano de Estudos Stoodi, você tem tudo isso sem ter que fazer qualquer esforço! Selecionamos, com base no curso que você deseja fazer e no tempo que tem disponível para estudar, as matérias que devem ser vistas semana a semana em seu cronograma. Faça o seu cadastro e escolha o plano de sua preferência!               

Faça simulados

Outro ponto importante de um plano de estudos é investir na realização de simulados. No Stoodi, além de nosso banco de questões (com milhares de exercícios para cada módulo assistido), você tem acesso a simulados periódicos.

Os simulados são importantes para que você possa revisar o conteúdo visto e, claro, identificar quais são as matérias que são os seus pontos fortes e fracos ao longo de sua preparação. Assim, você vai se dedicando mais aos temas que apresentam mais dificuldade!

Treine para a redação do Enem

Por fim, temos a redação do Enem, algo que não pode ser deixado de lado. O indicado é que você faça, pelo menos, um texto por semana, praticando e conhecendo mais sobre a estrutura das redações.

Novamente, temos a solução para você! Além de aulas teóricas sobre as competências e estruturas do Enem, o Stoodi disponibiliza vários temas para que você possa treinar a sua capacidade de escrever. Outra vantagem está na correção da redação, feita por quem realmente entende do assunto!

E aí, gostou de saber mais sobre as notas de corte para Fisioterapia no Enem? Agora, você está um passo mais perto de alcançar o seu grande sonho! Não deixe de conferir o Plano de Estudos Stoodi para otimizar ainda mais a sua preparação! Cadastre-se grátis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *