A escolha do curso para a faculdade é algo que envolve muitos fatores. Além da preferência particular do aluno, é importante considerar pontos como a dificuldade do ingresso e as notas de corte para aquela graduação. Afinal, temos que estar sempre preparados, né?

Alcançar a nota de corte é um dos primeiros desafios na trajetória rumo ao diploma. É claro que você pode contar com o Stoodi ao longo de todo esse processo!

Por isso, que tal falarmos um pouco sobre a nota de corte de Fisioterapia no Enem? Assim, você começa a se preparar para o vestibular tendo em mente quantos pontos precisa atingir para ser convocado na primeira chamada. Vamos lá?

O que é nota de corte?

Antes de mais nada, é hora de descobrirmos exatamente o que é uma nota de corte. Esse é um conceito que pode ficar meio confuso na cabeça de muita gente e, por isso, explicá-lo é bem importante! Vamos usar, como exemplo, o vestibular da FUVEST 2021.

Nesse concurso, o número de vagas disponíveis para Fisioterapia em São Paulo era 18. Lembrando que mais vagas foram concedidas pelo Enem, ok?

O número de inscritos, por sua vez, era de 571. Não há como todos serem chamados, certo?

Por isso, a nota de corte foi estipulada a partir da pontuação obtida pelo 18º colocado na lista. Para a convocação na segunda fase, no entanto, a nota é obtida a partir de uma multiplicação do número total de vagas por 3 ou 4.

nota de corte

Qual é a nota de corte de Fisioterapia no Enem?

Chegou a hora de descobrirmos as principais notas de corte para Fisioterapia. Vamos lá?

Sisu

Em 2020, a nota média para Fisioterapia no Sisu foi de 708 pontos para ampla concorrência. Para alunos de escolas públicas, a média ficou em 683 pontos.

Prouni

A média de notas de corte para Fisioterapia no Prouni 2020 foi de 632 pontos.

Fies

Os alunos que decidiram ingressar em Fisioterapia pelo Fies precisaram obter a média de 560 pontos. Esses dados são da edição de 2017.

Ingresso direto em faculdades particulares

Há também a opção de utilizar a nota do Enem para ingressar em faculdades particulares, como substituto do vestibular tradicional dessas instituições.

Nesses casos, não há como calcular a nota de corte, já que são dados próprios das faculdades. Além disso, muitas delas utilizam a nota mínima, ou seja: todos os estudantes que alcançarem aquela pontuação conquistam uma vaga.

Vestibulares de faculdades públicas

Por fim, há também algumas opções de ingresso na faculdade que não utilizam a nota do Enem. Um deles é a FUVEST, sobre a qual falamos lá em cima!

A nota de corte para a primeira fase de Fisioterapia (São Paulo) em 2021 foi:

  • ampla concorrência: 58;
  • escola pública: 45;
  • pretos, pardos e indígenas: 36.

Como funciona a faculdade de Fisioterapia?

O curso de Fisioterapia dura, em média, 4 ou 5 anos. Ele pode ser oferecido na modalidade presencial ou semipresencial (EAD) e faz parte dos cursos da área da saúde.

Ao longo do curso, são vistas matérias como:

  • Anatomia Humana;
  • Anatomia do Sistema Locomotor;
  • Microbiologia;
  • Bioquímica;
  • Fisiologia;
  • Imunologia;
  • Saúde e Cidadania;
  • Ortopedia.

E muitas outras!

Como se preparar para o Enem?

Agora, veremos algumas dicas de como você pode se preparar para o Enem de maneira inteligente. Vamos lá?

Utilize bons materiais

A primeira grande dica para que você vá bem no Enem é, claro, a utilização de bons materiais. Eles são essenciais para um resultado excelente — e nem sempre é preciso investir em apostilas específicas, sabia?

Bons materiais também podem ser encontrados pela internet. Esse é o caso do Stoodi, que fornece milhares (literalmente!) de videoaulas com professores altamente qualificados e resumos teóricos que ajudam bastante na hora de você se preparar.

A boa notícia é que você pode ter acesso às aulas online gratuitamente durante a pandemia de COVID-19. O Stoodi liberou todo o seu acervo para ajudar estudantes de todo o Brasil nesse período difícil!

Faça um cronograma de estudos

Um bom cronograma de estudos é o segundo passo para o sucesso no Enem. Ele o ajudará a organizar as disciplinas que você precisa ver e o tempo disponível para garantir que tudo seja estudado com tranquilidade.

Com o Plano de Estudos Stoodi, você tem tudo isso sem ter que fazer qualquer esforço! Selecionamos, com base no curso que você deseja fazer e no tempo que tem disponível para estudar, as matérias que devem ser vistas semana a semana em seu cronograma. Faça o seu cadastro e escolha o plano de sua preferência!               

Faça simulados

Outro ponto importante de um plano de estudos é investir na realização de simulados. No Stoodi, além de nosso banco de questões (com milhares de exercícios para cada módulo assistido), você tem acesso a simulados periódicos.

Os simulados são importantes para que você possa revisar o conteúdo visto e, claro, identificar quais são as matérias que são os seus pontos fortes e fracos ao longo de sua preparação. Assim, você vai se dedicando mais aos temas que apresentam mais dificuldade!

Treine para a redação do Enem

Por fim, temos a redação do Enem, algo que não pode ser deixado de lado. O indicado é que você faça, pelo menos, um texto por semana, praticando e conhecendo mais sobre a estrutura das redações.

Novamente, temos a solução para você! Além de aulas teóricas sobre as competências e estruturas do Enem, o Stoodi disponibiliza vários temas para que você possa treinar a sua capacidade de escrever. Outra vantagem está na correção da redação, feita por quem realmente entende do assunto!

E aí, gostou de saber mais sobre as notas de corte para Fisioterapia no Enem? Agora, você está um passo mais perto de alcançar o seu grande sonho! Não deixe de conferir o Plano de Estudos Stoodi para otimizar ainda mais a sua preparação! Cadastre-se grátis:

Banner Stoodi Med
Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...