Descubra quais são as notas de corte de Medicina Veterinária!

Veja qual é a nota de corte de Medicina Veterinária e como atingi-la para entrar em uma faculdade pelo Sisu, Prouni, Fies ou ingresso direto.

Descubra quais são as notas de corte de Medicina Veterinária!

O agronegócio tem sido o principal alicerce da economia brasileira, abrindo milhares de vagas de emprego com uma frequência acima da média de outros setores. Para quem quer atuar no campo, a nota de corte de Medicina Veterinária é o primeiro passo para garantir uma vaga em uma faculdade pública ou particular. Obter um bom rendimento no Enem auxilia imensamente nessa realização.

Você quer entender mais sobre o assunto? Então, embarque com a gente nesta leitura e saiba como se preparar para entrar no mercado de trabalho mais à frente!

O que é a nota de corte?

A nota de corte é um termo que está sintonizado com a seleção dos alunos que fazem o Enem no momento de disputarem uma vaga em determinada faculdade.

Como vários cursos têm menos vagas do que o número de candidatos, é preciso fazer um corte por meio da nota. Eis aí a explicação para o termo nota de corte.

Na prática, ela funciona da seguinte maneira: se o curso de Medicina Veterinária tem 30 vagas em determinada instituição de ensino e há 300 candidatos. A nota do trigésimo colocado, portanto, será a de corte. Caso ocorram desistências, a lista de espera chamará os próximos na sequência.

Dessa maneira, a nota de corte é baseada na pontuação obtida no Enem, sendo diferenciada para cada faculdade, pois ela é balizada pela concorrência. Trata-se de uma forma de selecionar os alunos que estão bem preparados.

Assim, cursos que têm uma nota de corte acima de 750 geralmente têm uma grande concorrência.

nota de corte

Qual é a nota de corte de Medicina Veterinária no Enem?

A nota de corte de Medicina Veterinária nas últimas edições do Enem ficou entre 600 e 650 pontos, em uma escala que vai até 1000 entre as faculdades privadas.

As melhores faculdades exigem notas maiores, como no caso das públicas. Instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) só aprovam candidatos com pontuações acima de 700.

Na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, uma das mais requisitadas do Brasil, a nota de corte fica em torno de 760, mas esse patamar pode mudar de ano para ano, pois varia conforme o desempenho dos candidatos.

Há algumas universidades públicas com notas de corte menores, ficando abaixo de 700, o que mostra que esse índice varia bastante. O importante é você se destacar no Enem, pois a pontuação final será o princípio do sucesso na sua carreira profissional.

A nota de corte de Medicina Veterinária também é importante para outras questões além do ingresso em uma faculdade. Continue a leitura para saber mais!

Sisu

As vagas disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reservam 50% para livre concorrência e 50% para alunos que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas.

Existe ainda mais uma separação referente às políticas de cotas para faixas de renda, cotas raciais, pessoas com deficiências etc.

ProUni

O ProUni destina bolsas de estudo tanto integrais quanto de 50% de descontos em faculdades particulares, mas um dos critérios para o programa ser liberado é justamente a pontuação geral no Enem, que deve ser superior a 450.

Além disso, o candidato não pode zerar na redação — o que significa que a preparação antecipada é fundamental. Uma boa dica é se cadastrar na plataforma Stoodi, que destina um suporte bem estruturado para você obter uma excelente pontuação no Enem.

Quem consegue uma boa nota de corte em Medicina Veterinária sai na frente da concorrência para conseguir uma bolsa, pois quanto maior for a pontuação, mais chances o estudante tem.

Nos últimos anos, a média para obter uma bolsa via ProUni em Medicina Veterinária ficou entre 600 e 650 pontos.

Fies

O Financiamento estudantil (Fies) é direcionado aos estudantes que não têm dinheiro para pagar uma faculdade privada. Por meio dele, é possível quitar as parcelas somente após a conclusão do curso superior.

Dessa maneira, muitos beneficiados conseguem um trabalho na área estudada e quitam o empréstimo depois dos cinco anos da faculdade de Medicina Veterinária.

Como outros programas, a inserção no Fies exige a pontuação acima de 450 no Enem, além de não zerar a redação. Esse processo seletivo acontece duas vezes ao ano e é feito totalmente online.

Ingresso direto em faculdades particulares

As faculdades particulares já utilizam a nota do Enem como meio de ingresso em todos os cursos superiores, ou seja, trata-se da prova mais importante do Brasil no que diz respeito aos vestibulares.

Como a concorrência é um fator determinante, a nota de corte de Medicina Veterinária varia de uma instituição para outra. Isso significa que quem estuda e mantém uma rotina ao longo do ano obtém mais sucesso nessa empreitada.

Além do ingresso, a nota do Enem influencia na conquista de bolsas das próprias faculdades, como de incentivo ou referentes aos semestres. Assim, investir na preparação tem um retorno garantido.

Como se preparar para o Enem?

A preparação para a prova do Enem exige uma rotina de estudos, leituras, prática de exercícios e escrita de redações, além de manter a saúde em dia.

Aí você pode se questionar: como me preparar sem dinheiro suficiente para pagar professores particulares? A resposta está exatamente na plataforma Stoodi.

Nela, cada aluno tem um acesso individualizado por meio de login e senha, podendo visualizar diversas videoaulas com professores experientes. Confira, abaixo, algumas dicas importantes sobre a preparação para o Enem e como o Stoodi pode ajudar você.

Utilize bons materiais

Nada melhor para estudar do que bons materiais, como apostilas ou aulas ministradas por excelentes profissionais de todas as matérias que caem no Enem.

Na plataforma Stoodi, você encontra essa estrutura totalmente direcionada à sua preparação. Há exercícios, correções, feedbacks, plantões… É como se você estivesse em um cursinho. A diferença é que tudo acontece no ambiente virtual.

As dicas dos professores são fundamentais nesse processo de preparação, ou seja, vale a pena o investimento para ter uma excelente pontuação no Enem.

Faça um cronograma de estudos

Elaborar um cronograma de estudos e cumpri-lo à risca não é uma tarefa fácil, mas o Stoodi ajuda você no planejamento. O plano é elaborado de acordo com o perfil de cada estudante, com foco na faculdade e nos cursos almejados.

Tudo fica organizado em uma planilha para você assistir a um número X de aulas por dia, fazendo os exercícios e ainda tendo revisões e correções, que vão dar um up na sua rotina de estudos.

Faça simulados

Fazer simulados é uma excelente maneira para você se preparar para o Enem, principalmente para acostumar o corpo e a mente com a prova.

São dois domingos com mais de 5 horas de exame, ou seja, é preciso treinar para obter a excelência. O Stoodi também oferece simulados e correções de olho na sua preparação.

Treine para a redação do Enem

Você já ouviu a expressão “ficar igual barata tonta”? É exatamente assim que os estudantes se sentem ao escrever uma redação sem uma devida correção.

Com a plataforma Stoodi, os professores de redação escolhem temas para você escrever, destinando os toques necessários para você se sair bem na hora da prova do Enem. Inclusive, a redação no Enem tem peso 3, ou seja, quem tira uma boa nota sai na frente da concorrência.

Como você observou ao longo deste post, a nota de corte de Medicina Veterinária é importantíssima na busca pelo sonho de ingresso em uma faculdade. Assim, vale a pena investir em uma plataforma séria e totalmente focada em bons resultados.

Ainda não conhece a nossa plataforma? Então, aproveite e acesse as videoaulas no curso gratuito para o Enem! Cadastre-se gratuitamente:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *