Nota de corte de Nutrição: conheça as mais altas e menores para ingressar em faculdades

Veja a nota de corte de Nutrição e aprenda como se preparar para obter uma boa pontuação no Enem.

Nota de corte de Nutrição: conheça as mais altas e menores para ingressar em faculdades

Obter uma boa nota de corte em Nutrição é o primeiro passo para quem sonha em atuar nesse ramo da saúde que está totalmente sintonizado com a qualidade de vida. Como as pessoas estão buscando mudar os hábitos para melhor, principalmente após os abalos da pandemia, esse profissional tem um vasto mercado pela frente. No entanto, tudo começa por meio do ingresso em uma faculdade via Enem.

Por isso, vamos apresentar neste post o cenário da pontuação necessária para quem sonha em se tornar um nutricionista. Vem com a gente!

O que é a nota de corte?

A nota de corte é um critério que apresenta qual é a pontuação mínima para um candidato conseguir o ingresso em uma instituição de ensino ou para ser inserido em algum programa federal, como o ProUni.

Ela foi criada pelo fato de existirem menos vagas do que candidatos, ou seja, trata-se de um sistema de seleção justo para escolher os melhores candidatos.

Antes da existência do Enem, a nota de corte já era utilizada por muitos vestibulares. Dentro dessa dinâmica, quem fica no topo do ranking consegue escolher as melhores faculdades.

Isso porque o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) apresenta a pontuação mínima para ingresso em cada faculdade, sendo um termômetro para os alunos se empenharem nos estudos, de acordo com seus projetos de vida. Portanto, a nota de corte é uma espécie de ranking.

nota de corte

Qual é a nota de corte de Nutrição no Enem?

Como a nota de corte é calculada por meio de uma estatística baseada no número de candidatos e vagas disponíveis, considerando o desempenho de cada estudante, ela varia todos os anos, pois depende do nível de conhecimento apresentado ao longo do exame.

É importante você saber que, na última edição do Enem, a nota de corte de Nutrição teve uma média de 695.

Mais altas notas de corte

De acordo com o Sisu 2020, a maior nota de corte de Nutrição foi registrada na Faculdade Federal do Maranhão (UFMA), com 816 pontos. Mas houve outras instituições que tiveram seleções bem altas. Veja algumas:

  • Universidade de São Paulo (USP): 757,16 pontos;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 757,01 pontos;
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): 756,13 pontos;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): 745,42 pontos;
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR): 740,08 pontos.

Menores notas de corte

Duas faculdades privadas e uma estadual tiveram as menores notas de corte de Nutrição no Sisu 2020. Foram elas:

  • UNIPAMPA (Itaqui): 431,24 pontos;
  • Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG): 438,54 pontos;
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB): 441,04 pontos.

Sisu

É importante destacar que o Sisu é o Sistema de Seleção Unificado, criado pelo Ministério da Educação justamente para facilitar o acesso às faculdades.

Trata-se de um sistema online que divulga em tempo real as notas de corte de todos os cursos. Para participar, basta fazer o Enem no ano anterior e não zerar na redação.

A abertura do Sisu acontece duas vezes ao ano e os estudantes podem fazer um acompanhamento diário, escolhendo a faculdade dentro da pontuação obtida. No caso do curso de Nutrição, a média de 2020 ficou em torno de 695.

ProUni

Destinando bolsas de estudo de 50% e até integrais para estudantes de baixa renda, o ProUni utiliza também em sua seleção a nota de corte, pois quem tirar menos de 450 nem pode se inscrever no Programa Universidade para Todos. Analise alguns critérios para conseguir ser contemplado.

  • ter estudado o Ensino Médio em escola pública ou em particular com bolsa;
  • obter nota acima de 450 no Enem;
  • não zerar na redação;
  • renda familiar abaixo de até três salário-mínimos.

A inscrição no ProUni também acontece duas vezes ao ano, sendo uma em cada semestre.

Fies

O Fies é um programa de financiamento que oferece um empréstimo com baixas taxas de juros, com previsão de pagamento somente após a conclusão da graduação.

Dessa maneira, o estudante pode utilizar a renda obtida no exercício da profissão para bancar o empréstimo. O ingresso também exige nota mínima de 450 no Enem e não é permitido zerar na redação.

Ingresso direto em faculdades particulares

Como o Enem tem uma estrutura que atinge todas as cidades brasileiras em uma avaliação completa, a maioria das faculdades está aceitando a nota no exame como ingresso para os cursos de graduação.

No entanto, a prova do Enem é elaborada pelo Inep e cada instituição de ensino define os critérios das notas de corte, ou seja, quase não existem mais vestibulares, exceto alguns bem tradicionais, como do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ITA).

Portanto, ir bem no Enem é fundamental para você conseguir uma vaga, seja em faculdade pública ou privada, pois o processo está mais simples, com uma seleção baseada exatamente na nota de corte.

Como se preparar para o Enem?

A preparação para o Enem é um exercício diário que deve ser muito organizada e, principalmente, com antecedência. Assim, a nota de corte de Nutrição é um indicador para você criar metas de estudo.

Afinal, a nota obtida no exame é a porta de entrada das principais faculdades. Para uma boa preparação, a dica é buscar parceiros que possam auxiliar nos aprendizados. Nesse sentido, a plataforma Stoodi é uma alternativa viável.

Com preços acessíveis, é possível assistir videoaulas e ainda tirar dúvidas com os professores, tendo à disposição exercícios, simulados, correções de redação e materiais de apoio.

Inclusive, existe um plano grátis para você conhecer a plataforma. Portanto, vale a pena investir nesse caminho que certamente trará excelentes resultados. Afinal, é o seu sucesso profissional e pessoal que estão em jogo.

O melhor da tecnologia é que toda a estrutura pode ser acessada de qualquer lugar que tenha acesso à internet, ou seja, você poderá estudar no conforto de casa ou, até mesmo, quando estiver em uma viagem de família.

Utilize bons materiais

O Stoodi tem aulas de todas as matérias que caem no Enem, todas ministradas por professores altamente qualificados e com uma didática ímpar no processo de aprendizado.

Assim, você terá a um clique de distância os melhores conteúdos de História, Geografia, Português, Física, Química, Matemática, Biologia etc.

Além disso, são oferecidos materiais essenciais para a sua preparação. A plataforma conta com aulas online, infográficos, exercícios com as matérias, correções de redações, simulados etc.

Faça um cronograma de estudos

Elaborar um cronograma de estudos ajuda na organização do seu tempo, com um impacto considerável no aumento da produtividade.

O Stoodi tem um plano personalizado de acordo com a sua rotina, inserindo uma planilha que será extremamente útil na preparação, sempre com foco no Enem.

Com essa ferramenta, você estabelece metas reais e percebe uma grande evolução nos estudos, pois os prazos serão cumpridos, explorando todas as matérias.

Faça simulados

Quem faz simulados obtém um treinamento bem mais completo, pois, além de capacitar a mente, haverá um preparo voltado para a administração do tempo.

Isso porque ele ajuda na memorização e também é um termômetro para você saber em quais disciplinas precisa melhorar.

Com o simulado, os alunos têm uma percepção real de como o corpo reagirá no dia da prova, fazendo um treinamento prático que traz excelentes resultados.

Ao se inscrever no Stoodi, você terá correções de simulados, ou seja, trata-se de uma excelente ferramenta de estudo.

Treine para a redação do Enem

Praticar a redação é importantíssimo, pois ela tem peso 3 no Enem. Nesse sentido, o Stoodi é o parceiro ideal. Há planos para variadas correções, com temas sempre atuais, seguindo as exigências do Enem.

Outros aspectos importantes é valorizar o tempo livre, manter uma rotina saudável com prática de atividades físicas e momentos de lazer, além de dormir bem e beber bastante líquidos.

Assim, certamente a sua nota de corte de Nutrição será nem ranqueada, abrindo as portas das melhores faculdades.

E você, quer ficar ainda mais ligado no Enem? Aproveite e leia o nosso guia que traz muitos detalhes sobre a prova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *