Descubra quais são as notas de corte de Odontologia!

Conheça algumas das notas de corte para Odontologia no Enem para você usar no Sisu, ProUni e Fies, e veja como estudar para o exame!

Descubra quais são as notas de corte de Odontologia!

Você provavelmente já ouviu alguém dizer que a saúde começa pela boca, né? E, sem dúvidas, essa frase é verdadeira! É a partir dela que ingerimos os nutrientes necessários para a realização de nossas funções vitais. Por isso, os cuidados com essa região são fundamentais para a vida humana.

Tendo isso em mente, sabemos que a faculdade de Odontologia é uma das mais concorridas para o vestibular. Por isso, é importante que a sua preparação seja completa. Uma das maneiras de conseguir isso é entender o conceito de nota de corte e saber quais são os seus valores!

Descubra, a seguir, a nota de corte para Odontologia no Enem e tire as suas principais dúvidas sobre como esse conceito funciona. A partir daí, você poderá ter uma preparação nota 10 para os vestibulares!

O que é nota de corte?

Com 93 vagas disponíveis para Odontologia em São Paulo, a FUVEST é um dos vestibulares mais concorridos de todo o país. Por isso, vamos utilizá-lo como exemplo para a nossa explicação sobre o que é uma nota de corte. Ah! Estamos falando sobre o concurso de 2021, ok?

Nessa prova, 1348 pessoas se inscreveram para Odontologia. Na segunda fase, são chamadas cerca de 4 vezes o número de vagas totais do curso, mas, ao final de tudo, a nota de corte será a pontuação obtida pelo 93º candidato.

Sendo assim, qualquer pessoa que pontuou exatamente igual a ele ou fez mais pontos, será chamada para a matrícula. Lembrando que, para o ingresso na USP (Universidade de São Paulo), há também vagas cedidas pelo Sisu.

nota de corte

Qual é a nota de corte de Odontologia no Enem?

Agora, que tal conhecermos as famosas notas de corte para Odontologia? Fique de olho e lembre-se: elas podem mudar a cada ano. Por isso, aqui estamos dando só uma estimativa para guiar a sua preparação, ok? Vamos lá!

Sisu

Em 2020, a nota de corte no Sisu para a ampla concorrência foi de, em média, 740 pontos. Já para os cotistas de escolas públicas, essa nota chegou a 718.

Prouni

Se o seu objetivo é conseguir uma bolsa de 50% ou 100% pelo Prouni, deve alcançar uma nota média de 656 pontos.

Fies

Quer financiar a sua faculdade de Odontologia em uma instituição privada? Então, a média de nota de corte que você precisa atingir é de 621 pontos.

Ingresso direto em faculdades particulares

Além disso, a nota do Enem pode ser utilizada para substituir o vestibular tradicional em algumas faculdades particulares.

Nesse caso, a nota de corte deve ser conferida com a própria faculdade. Há, ainda, alguns cursos que usam o conceito de nota mínima. Nele, os estudantes têm uma meta a alcançar na pontuação para conseguirem as suas vagas. Fique de olho!

Vestibulares de faculdades públicas

Por fim, temos também os vestibulares de faculdades públicas. Há poucas opções atualmente, sendo a FUVEST a mais famosa e concorrida de todas.

Nas provas para ingresso na USP (Universidade de São Paulo) em 2021, os cortes para Odontologia foram:

  • ampla concorrência: 53;
  • escola pública: 37;
  • pretos, pardos e indígenas: 30.

Como funciona a faculdade de Odontologia?

O curso de Odontologia dura mais ou menos 5 anos. Ele pode ser integral ou em período parcial (matutino, vespertino ou noturno) dependendo da instituição escolhida. Além disso, é oferecido na modalidade presencial, ok?

Algumas das matérias vistas nessa graduação são:

  • Genética Humana;
  • Anatomia Humana;
  • Bioética;
  • Biomateriais;
  • Bioquímica;
  • Anatomia Odontológica;
  • Imunologia;
  • Bioquímica Oral;
  • Fisiologia;
  • Microbiologia;
  • Técnica Anestésica.

E várias outras!

Como se preparar para o Enem?

Para fechar, que tal vermos algumas dicas para que você possa se dar bem no Enem? Esperamos que elas o ajudem a conseguir uma boa pontuação nessa prova. Vamos lá?

Utilize bons materiais

Quer se dar bem no Enem? Então, você precisa contar com bons materiais! A preparação precisa ser, ao mesmo tempo, aprofundada e concisa. Como isso acontece?

É simples! Para o vestibular, precisamos estudar muita coisa. Por isso, o ideal é que a nossa preparação caia apenas no que realmente é cobrado, de forma aprofundada e completa, sem perdermos tempo com assuntos que não têm grande incidência nas provas.

O Stoodi ajuda você com isso! Nossas videoaulas de todas as matérias são completinhas, mas bem objetivas para que você possa se preparar sem perder tempo! Além disso, temos resumos que contribuem muito para o enriquecimento teórico dos temas.

Faça um cronograma de estudos

O cronograma de estudos também é fundamental para que a sua rotina possa surtir efeitos positivos no Enem! Novamente, estamos aqui para ajudá-lo.

No Stoodi, você seleciona o curso que deseja fazer e o número de horas disponíveis para estudos por dia e, pronto! Montamos um Plano de Estudos perfeito para você! Ele terá todas as matérias que você deve estudar na semana e é possível distribuí-las como preferir. Faça agora mesmo o seu cadastro.

Faça simulados

Outra coisa que não pode faltar em sua rotina de estudos é a realização de simulados. Além da resolução de questões, é fundamental que você “imite” o momento da prova frequentemente, a fim de organizar seu tempo, descobrir técnicas para produtividade pessoal e muito mais.

O Stoodi conta com simulados frequentes, corrigidos nos moldes do Enem! Eles darão uma boa ideia de como anda o seu desempenho e ajudarão na hora de identificar quais são os seus pontos fortes e fracos.

Treine para a redação do Enem

A correção da redação também é muito importante. Afinal, essa é uma matéria que traz uma enorme pontuação no Enem. No Stoodi, elas são corrigidas por especialistas e comentadas competência a competência para que você saiba em quais pontos deve melhorar!

O indicado é que você faça uma redação por semana. No entanto, siga o seu ritmo, mas nunca deixe de praticar.

Lembrando que o Stoodi está disponibilizando todas as suas videoaulas gratuitamente para alunos de todo o Brasil! Esse é um benefício disponível por conta da pandemia de COVID-19, ok?

Agora já sabemos como funcionam as notas de corte para Odontologia no Enem. Por isso, não dê moleza: comece quanto antes a acompanhar o Plano de Estudos do Stoodi e se prepare para as provas com quem realmente entende de vestibulares. O seu futuro depende da sua dedicação! Cadastre-se gratuitamente:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *