Nota de corte Prouni: saiba tudo sobre esse processo!

A nota de corte do Prouni é a nota do último candidato selecionado, ou seja, quem teve uma nota maior que a nota de corte tem chances de conseguir a bolsa.

Nota de corte Prouni: saiba tudo sobre esse processo!

O ProUni é uma grande chançe de entrar na universidade, não fique de fora

Se você vai tentar uma bolsa de estudos pelo ProUni, é importante entender como a seleção funciona e como fazer para receber essa oportunidade. As notas de corte variam bastante entre os cursos, universidades e edição, e dá para usar as notas dos anos anteriores como referência.

Neste artigo, vamos explicar o funcionamento das notas de corte para que você possa entrar afiado nessa disputa! Vamos!

O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um projeto do Governo Federal criado em 2004 como um dos programas de expansão do acesso ao ensino profissional e tecnológico.

O ProUni concede bolsas integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de acordo com um processo de seleção que leva em conta a nota dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em contrapartida, as universidades que fazem parte do programa recebem isenção de tributos.

Quem pode participar do ProUni?

O ProUni é dirigido aos estudantes que participaram da última prova do ENEM, que concluíram o Ensino Médio em instituições de rede pública ou privada e que têm renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

As bolsas integrais são destinadas aos estudantes que possuam renda familiar per capita de até um salário mínimo, enquanto as bolsas parciais de 50% são reservadas para aqueles alunos que possuem renda familiar per capta de até três salários mínimos.

Como funciona a nota de corte do ProUni?

Chamamos de nota de corte a nota do último candidato selecionado, ou seja, na hora do processo, quem teve uma nota maior que a nota de corte tem chances de conseguir a bolsa, apesar de não ser garantia, já que a nota de corte muda diariamente.

Também existe uma nota mínima estipulada pelo programa: para o estudante participar do processo seletivo do ProUni, ele precisa ter atingido pelo menos 450 pontos em todas as provas objetivas do Enem, além de não ter zerado a redação.

No entanto, isso não significa que a vaga de quem fez mais de 450 pontos está garantida. Existem sim cursos menos concorridos em que as notas ficam bem próximas disso, mas em compensação, existem cursos, como Medicina, que a nota de corte beira os 800 pontos.

Como ver a nota de corte do ProUni?

No momento da inscrição, é possível ver a nota de corte. Isso porque a nota vai mudando de acordo com o número de vagas, o número de candidatos inscritos e as especificidades das opções, curso, cidade e turno.

Uma vez por dia o sistema é atualizado com a nota de corte até aquele momento. Isso quer dizer que se sua nota do ENEM for maior do que a nota de corte de referência, você tem grandes chances de conseguir uma vaga.

Mas algo que exige atenção é que, como ao longo do prazo de inscrição o sistema recebe mais candidaturas, a nota de corte tende a aumentar do primeiro para o último dia.

Se muitas pessoas com uma nota alta se candidatarem àquela mesma vaga, o último candidato aprovado vai fazer a nota de corte subir.

Uma vantagem é que é possível cancelar a inscrição em um curso e mudar para outro durante o período de inscrições e, portanto, o ideal é você acessar o sistema todos os dias, para ver se sua nota ainda é maior que a nota de corte. Se não for, você pode procurar outra universidade em que suas chances sejam maiores.

Exemplos de nota de corte do ProUni

Entenda as notas de corte do Prouni

Como muitas universidades fazem parte do ProUni, a nota de corte pode variar muito, mesmo em relação a um mesmo curso. Isso porque nas faculdades mais procuradas a nota costuma ser mais alta, mas em outras instituições que não têm a mesma procura, é possível passar até mesmo com o mínimo de 450 pontos.

Veja alguns exemplos de edições mais recentes do ProUni:

  • Administração: entre 450 e 770
  • Arquitetura e Urbanismo: entre 540 e 770
  • Ciências da Computação: entre 450 e 790
  • Ciências Contábeis: entre 450 e 760
  • Direito: entre 450 e 800
  • Educação Física: entre 450 e 730
  • Enfermagem: entre 540 e 745
  • Engenharia: entre 550 e 770
  • Jornalismo: entre 500 e 720
  • Letras: entre 450 e 705
  • Medicina: entre 735 e 815
  • Nutrição: entre 450 e 730
  • Odontologia: entre 550 e 760
  • Psicologia: entre 450 e 790
  • Relações Internacionais: entre 450 e 760

Dá para reparar, por exemplo, que cursos muito populares, oferecidos na maioria das faculdades, como Administração, Letras e Ciências Contábeis, têm a nota de corte mínima de 450. Já em cursos mais específicos que não são oferecidos em todo lugar, como Medicina, Enfermagem, Engenharias e Odontologia, a nota de corte mínima é bem mais alta.

Essa diferença geralmente ocorre com cursos que exigem uma carga prática em laboratórios, o que aumenta o custo de oferecer esse curso na universidade.

Como nem todas as universidades privadas podem arcar com esses laboratórios e materiais específicos, esses cursos são oferecidos em menos lugares, e menos vagas estão disponíveis no ProUni, o que faz com que a disputa seja mais acirrada.

Cursos com maior nota de corte no ProUni

Das dez notas de corte mais altas no ProUni de 2017, seis eram para cursos de Medicina, ficando perto dos 800 pontos. Além de Medicina, algumas Engenharias também ficam próximas dos 800.

Direito também é um dos cursos mais procurados, assim como Administração, Arquitetura e Medicina Veterinária. Em faculdades bem renomadas, as notas de corte desses cursos costumam beirar os 770 pontos.

O que não significa que, se o candidato tem uma nota abaixo desse valor, ele não consiga uma vaga nesses cursos em universidades menos procuradas. As menores notas em Direito, por exemplo, rondam os 500 pontos.

Cursos com menor nota de corte no ProUni

Por mais que as chances sejam mínimas, mesmo com uma nota baixa no ENEM, desde que acima de 450 pontos, ainda existe a possibilidade de conseguir uma vaga em um dos cursos do ProUni. Como vimos, em universidades menos procuradas, as notas costumam girar em torno de 500 pontos em cursos menos concorridos.

De qualquer forma, não aconselhamos que você conte com isso, o ideal é que você tenha uma nota de corte mais alta. Quanto mais alta, melhor, assim suas possibilidades são maiores.

O ProUni é uma ótima oportunidade de estudar em uma boa faculdade com bolsa! Mas para garantir uma vaga, é preciso estudar para ir bem no ENEM! Que tal se cadastrar na plataforma Stoodi para ter acesso às aulas e exercícios? Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *