Nota do Enem: saiba como funciona e onde usar!

O ENEM é uma prova que abre muitas oportunidades! Neste texto vamos explicar como funciona a nota do ENEM e o os programas que você pode acessar usando sua nota!

Nota do Enem: saiba como funciona e onde usar!

Entenda como funciona a nota do Enem e em quais programas você pode participar com ela!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais importantes para os estudantes que desejam entrar na universidade.

Sendo um exame multidisciplinar, o Enem avalia o desempenho do estudante em relação aos conteúdos do Ensino Médio, mas além de servir como um medidor individual, o método de avaliação também consegue fornecer parâmetros nacionais para o aperfeiçoamento da Educação.

Mas você sabe como funciona a nota do Enem e todos os programas que ela te permite participar?

Neste texto, vamos explicar como a nota do Enem é calculada e o que você pode fazer com ela. Confira!

Como funciona a nota do Enem?

O Enem usa um método de avaliação chamado Teoria de Resposta ao Item, o TRI. Esse método não leva em conta somente o número de acertos, é uma maneira bem mais complexa de medir o desempenho do estudante.

Isso porque o TRI qualifica a coerência das respostas: quem erra muitas questões fáceis não deveria acertar muitas questões difíceis, e se isso acontece, é porque possivelmente foi um chute. O sistema foi desenhado para conseguir reconhecer esses casos. Dessa forma, apenas por ser “sortuda”, uma pessoa não vai necessariamente sair na frente.

Isso faz também com que dois estudantes com o mesmo número de respostas corretas na maioria das vezes não tirem a mesma nota do Enem. Isso vai depender das questões específicas que cada um acertou e errou.

A prova é composta de questões fáceis, médias e difíceis, e como a prova não premia o chute, alguém que acerte só questões fáceis e médias pode tirar uma nota maior que alguém que errou muitas fáceis e acertou as médias e difíceis.

Treineiro: um modo de testar sua nota do Enem

Se você não vai ter 18 anos no dia da aplicação e também não concluiu ainda o Ensino Médio, não se preocupe! Se você quiser fazer o Enem para ver como funciona a prova, você pode, e tem até uma categoria específica para você, chamada de “treineiro”.

Como treineiro, você treina suas habilidades, a escrita da redação, o tempo necessário para a prova, e recebe sua nota normalmente. Mas atenção: fazendo como treineiro, você não poderá usar sua nota do Enem para concorrer às vagas em universidades públicas. É só para autoavaliação mesmo, ok?

Como ver a nota do Enem?

A nota do Enem 2020 será divulgada de acordo com cronograma do site do exame, então fique atento! A previsão para o resultado do Enem é dia 29 de março de 2021.

Após a divulgação dos resultados, você pode ver sua nota do Enem. Primeiro, acesse o site. Na Página do Participante, você pode entrar com seu CPF e a senha de cadastro do Enem. Se você não conseguir acessar, clique em “Esqueci minha senha”.

Nota do Enem

A próxima página já vai te mostrar todas as suas notas, separadas por cada prova, e também a redação.

Nota do Enem

Para ver o seu desempenho detalhado na prova de redação, basta clicar em “Vista Pedagógica”, no canto inferior direito da página das notas.

Nota do Enem

Nessa página é possível ver a pontuação em cada uma das competências cobradas na prova escrita, além do gráfico que mostra seu desempenho em comparação com os outros participantes, e também uma imagem escaneada da sua redação.

Nota do Enem

A minha nota do Enem foi boa?

O Enem não tem um sistema fixo de máximos e mínimos para as provas, porque como vimos, as notas pelo TRI dependem do desempenho geral de todos os estudantes daquele ano. Mas é possível ter uma ideia considerando notas médias de edições anteriores.

Veja as notas máximas e mínimas da edição de 2019:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • Mínima: 299,6
  • Máxima: 788,8
  • Média Geral: 510,2

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • Nota mínima – 315,9
  • Nota máxima – 835,1
  • Nota média geral – 508,0

Matemática e suas Tecnologias

  • Nota mínima – 359,0
  • Nota máxima – 985,5
  • Nota média geral – 523,1

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Nota mínima – 327,9
  • Nota máxima – 860,9
  • Nota média geral – 477,8

Redação

  • Nota Zero: 143.000. Os motivos foram fuga ao tema, prova em branco, texto insuficiente, parte desconectada, não atendimento ao tipo textual, cópia do texto motivador e outros motivos.
  • Nota Mil: 53
  • Média Geral da redação Enem 2019: 592,9

Como usar a nota do Enem?

Além de medir o desempenho dos alunos, o Enem atualmente é pensado para servir como processo de seleção para acesso às universidades e faculdades do país. Fazendo o Enem, você pode participar de vários programas do governo federal para concorrer a essas vagas em cursos de graduação. Conheça alguns desses programas:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada, Sisu, é um programa de seleção que usa a nota do Enem como critério avaliativo para quem deseja concorrer a vagas nas universidades públicas federais e estaduais do país.

A inscrição no Sisu ocorre toda pela internet, e os estudantes sinalizam os cursos e universidades que desejam aplicar, podendo escolher até duas opções de curso.

Durante o tempo em que o sistema fica aberto, é possível ver a nota de corte daquele curso como referência para que o estudante saiba se tem uma chance maior ou menor de entrar.

Também é possível fazer alterações na sua escolha durante esses dias, aumentando a chance de encontrar uma vaga.

A inscrição para o Sisu ocorre duas vezes por ano, uma no início e uma no segundo semestre, e as duas podem ser feitas somente com a nota do ENEM do ano anterior. Para se inscrever, fique atento as datas divulgadas no site do Sisu!

ProUni

O Programa Universidade para Todos, ProUni, é um programa que funciona de forma parecida com o Sisu, porém, da acesso a instituições privadas, com bolsas de 50% e 100% para os estudantes.

O processo de seleção também leva em conta a nota do ENEM, e no momento da inscrição também é possível ver as notas de corte de referência, que costumam ser bem altas nas faculdades mais renomadas. Também é possível fazer alterações na sua escolha durante o período de inscrições.

As inscrições do ProUni também ocorrem duas vezes por ano, acompanhe o calendário no site do programa.

Fies

O Programa de Financiamento Estudantil, Fies, é um programa destinado a financiar os cursos de graduação em universidades particulares. Desde 2018, o Fies oferece três modalidades de financiamento, e mesmo aqueles selecionados no ProUni para bolsas de 50% podem se cadastrar no Fies.

Para se inscrever, o estudante tem que ter realizado qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010, além de ter obtido o mínimo de 450 pontos e não ter zerado a redação.

O Fies costuma abrir inscrições logo após o resultado do ProUni, então basta ficar atento ao cronograma divulgado no site do programa.

Agora que você já sabe tudo sobre como usar sua nota do Enem para conseguir uma vaga na universidade, que conhecer o nosso cronograma de estudos para mandar bem nas provas? Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *