Descubra o que é nota de corte e para que usar!

Campanha Pesquisa de Carreiras

Se o seu sonho é passar em uma faculdade de renome, iniciando uma trajetória bem-sucedida rumo à realização profissional, o primeiro passo é obter uma boa pontuação no Enem. Mas, para isso, é preciso se preparar adequadamente e ter todas as informações referentes ao exame na ponta da língua. Portanto, saber o que é a nota de corte é muito importante nesse processo.

Afinal, a pontuação será a porta de entrada das faculdades, bolsas de estudo e até financiamento estudantil. Quer saber como? Então, continue lendo este post!

O que é a nota de corte?

Como o próprio nome sugere, a nota de corte é uma forma de selecionar os melhores candidatos do Enem nas aprovações dos vestibulares.

Dessa maneira, ela é a nota mínima necessária para você obter o ingresso em uma universidade pública ou privada, sendo inclusive meio de disputa para a segunda fase.

Para você entender melhor, imagine um curso que tenha apenas 40 vagas e 230 candidatos. Para escolher os mais preparados, a faculdade utiliza a nota do quadragésimo como sendo a de corte. Quem obtiver uma pontuação maior, está aprovado.

Os demais ficam na lista de espera, tendo em vista que acontecem várias desistências por motivos diversos.

Assim, cada curso tem uma nota de corte específica, que muda a cada ano, pois ela depende da pontuação dos candidatos. Dessa maneira, a nota de corte para Direito pode ser 700 em um ano e 650 no outro.

É importante frisar que ela também é diferente em cada instituição, pois o nível de concorrência nas particulares, por exemplo, é menor em comparação às públicas.

Portanto, ficar ligado na nota de corte do curso que você pretende ingressar é uma tarefa que deve fazer parte da rotina de estudos, pois ela será um termômetro da sua preparação.

o que é nota de corte

Nota de corte do Sisu

Sendo o Sistema de Seleção Unificado, o Sisu foi criado pelo Ministério da Educação para fazer a escolha dos melhores candidatos para a maioria das faculdades brasileiras por meio da nota obtida no Enem.

No sistema, as notas de corte são atualizadas em tempo real, pois elas mudam de acordo com a pontuação dos interessados em determinadas faculdades.

Caso o candidato consiga superar a nota de corte mínima de alguma faculdade, a vaga estará garantida.

Por isso, quando o sistema é liberado, é importantíssimo que você entre e fique atualizando as informações, pois existem desistências que abrem possibilidades de inscrições para quem está na lista de espera.

Portanto, o monitoramento no site do Sisu é uma tarefa que não deve ser esquecida. Além disso, fique atento às seguintes informações.

  • número de vagas oferecida no curso que você almeja;
  • nota do candidato que ficou na última colocação referente ao número de vagas;
  • nota de corte até o prazo final de inscrições.

Ao se manter atualizado, você poderá se inscrever em alguma faculdade, mesmo que não tenha atingido a nota de corte divulgada, tendo em vista que muitos candidatos desistem, abrindo novas oportunidades.

Nota de corte do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo governo federal para conceder bolsas de estudo de 50 a 100% aos alunos carentes. Um dos critérios de seleção é justamente a nota obtida no Enem.

Quem frequentou o Ensino Médio em escolas públicas ou foi aluno bolsista em particulares e a renda familiar não passa de três salários-mínimos, pode concorrer, desde que:

  • tenha tirado nota mínima de 450 no Enem;
  • não zerar na redação.

Quem tira uma nota de corte elevada consegue ficar na frente dos demais concorrentes, ou seja, além de abrir às portas das faculdades a pontuação ainda pode ajudar na conquista de bolsas de estudo.

Podemos citar o exemplo do curso de Medicina. Como é muito concorrido e com altas mensalidades, geralmente os candidatos que tiram mais de 700 e atendem aos demais critérios conseguem a bolsa via ProUni.

Trata-se de uma ótima oportunidade para ampliar o acesso a diferentes tipos de graduações. O ProUni também acontece duas vezes ao ano.

Nota de corte do Fies

O Financiamento estudantil (Fies) é um financiamento concedido pelo governo federal com taxas de juros menores em comparação às praticadas no mercado financeiro. A vantagem é que o pagamento das parcelas só começa a valer após a conclusão do curso.

Assim, é possível ganhar dinheiro trabalhando com a profissão na área em que se formou enquanto paga a faculdade. No entanto, existem critérios de escolha, como a nota mínima de 450 no Enem, sem zerar na redação, ou seja, quanto maior for a sua pontuação, mais chances você terá de conseguir o financiamento.

Nota de corte do vestibular

Agora que você entende o que é nota de corte, saiba que esse também é um requisito utilizado por faculdades que têm vestibular tradicional como meio de seleção.

Quem supera a pontuação mínima, geralmente passa para a segunda fase, sendo um sistema bem comum.

Nota de corte para ingresso direto em faculdades particulares

Inúmeras faculdades particulares nem realizam mais vestibulares, utilizando apenas a nota de corte do Enem como meio de ingresso direto.

O processo fica mais rápido, desburocratizado e com redução de custos para as instituições de ensino.

É importante informar que as notas de corte são definidas de acordo com critérios das próprias faculdades.

Como calcular a nota de corte do Enem?

A nota de corte do Enem pode ser calculada pela média simples ou por peso. A primeira é obtida por meio da somatória das notas obtidas em todas as áreas do conhecimento, incluindo a redação, dividindo o resultado por cinco.

Já a por peso é calculada de acordo com os critérios de cada faculdade. Caso a instituição dê peso 3 para Matemática e suas Tecnologias em determinado curso, você multiplica a sua nota dessa disciplina por três, fazendo o mesmo para as demais.

Como se preparar para o Enem?

Como você percebeu, saber o que é a nota de corte é importantíssimo para quem sonha em conquistar uma vaga na graduação, mas tudo depende de uma preparação bem-planejada. Para isso, veja algumas dicas que selecionamos especialmente para você.

Utilize bons materiais

Estudar é uma tarefa que exige comprometimento e disciplina, além de bons conteúdos. Onde obtê-los? Em materiais adequados de cada matéria.

No Stoodi, você contará com videoaulas, exercícios, tira dúvidas, tudo feito por professores altamente capacitados — e você pode experimentar gratuitamente!

Faça um cronograma de estudos

Para otimizar o seu tempo e ainda aumentar a produtividade, nada melhor que um plano de estudos. O Stoodi faz um planejamento de acordo com a sua rotina e totalmente personalizado, inclusive voltado para as faculdades que você pretende entrar.

Dessa forma, será possível organizar a preparação, sendo um diferencial para você obter uma boa pontuação geral, aspecto fundamental para realizar o sonho de uma carreira bem-sucedida.

Faça simulados

Quem faz simulados prepara a mente e o corpo para o Enem. Trata-se de uma prova com o mesmo número de questões e aplicada no horário idêntico ao do Enem, ou seja, é um treinamento com resultados comprovados.

Ao fazer simulados, você pode observar como está o seu rendimento nas matérias e ainda evitar os temidos brancos no dia do Enem. No Stoodi também há simulados e correções que auxiliarão no seu preparo.

Treine para redação do Enem

Imagine escrever dezenas de redações sem um devido acompanhamento de um professor. Como você saberá se está indo bem? Portanto, nada melhor que contar com uma plataforma que destina temas e ainda corrige as redações.

Essa é mais uma vantagem do Stoodi, feito na medida para ajudar você a conquistar uma vaga na faculdade, com custos acessíveis.

Seguindo as nossas dicas, muito além do que saber o que é nota de corte, você colocará em prática atitudes que ajudarão na conquista de uma vaga na faculdade tão almejada.

E aí, quer saber mais sobre o Enem? Então, aproveite e leia o nosso guia completo sobre a prova mais esperada do ano no Brasil!

Campanha Pesquisa de Carreiras