Confira quais conteúdos revisar nesta fase final para mandar muito bem no exame.

Em Sociologia, assim como em outras matérias na área de Humanas (Filosofia, Geografia e História), o Enem costuma abordar principalmente os períodos de transição em suas questões. Ele quer saber o que estava acontecendo naquele momento e o que houve para motivar a transformação.

Além disso, ele gosta de focar nos fatores de causas e consequências de cada evento. Então, mais do que estudar a definição de conceitos e pensadores, você precisa investigar o porquê daquilo tudo e qual o seu desdobramento.

Prepare-se para pensar a sociedade brasileira com base nos Direitos Humanos e nos princípios de cidadania – uma dica é consultar matérias oficiais como a legislação brasileira para saber exatamente o que ela determina. Traga a teoria dos principais pensadores e relacione com o nosso contexto atual.

Sociologia no Enem

Para te ajudar a mandar muito bem no Enem, nós identificamos quais são as matérias que mais caem em Sociologia no caderno de Ciências Humanas.

6 tópicos de Sociologia que mais caem no Enem 

1. Sociologia Temática

Em Sociologia Temática você vai encontrar perguntas sobre Cultura – patrimônio cultural, por exemplo -, Trabalho – como os modelos de produção e o surgimento de classes – e Contrastes Sociais – como as transformações políticas, culturais e econômicas da nossa sociedade.

De acordo com o prof. Braian, o Enem também gosta de abordar a Sociologia Brasileira, trazendo nomes como Sérgio Buarque de Holanda, Roberto DaMatta, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes e Gilberto Freyre.
aulas para o enem

2. Diversidade Cultural e Estratificação Social

É preciso prestar bastante atenção na diversidade cultural, pois esse é um tema que o Enem adora. Revise os elementos da cultura indígena, europeia e africana; preste atenção como elas influenciam no nosso comportamento atual e analise como lidamos com a diversidade.

Pode aparecer alguma questão sobre as diferenças entre cultura popular e erudita, então revise as principais características de cada uma delas. Além disso, não seria surpresa nenhuma encontrar alguma questão do papel da Mídia, relacionada à Indústria Cultural – outra dica para sua revisão.

3. Teorias Sociológicas

Sobre esse tópico, você pode encontrar questões que envolvam a interpretação da liberdade; o acesso à informação digital e a forma como esse comportamento impactou a sociedade; a questão do individualismo e do coletivo dentro do processo de identidade e as redes sociais a partir de mídias digitais.

Além disso, é aqui que entram pensadores importantes como Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim. “Eles são considerados os Pais da Sociologia”, afirma o prof. Braian.

Sociologia no Enem

4. Poder, Estado e Política

É preciso dominar o conceito de cidadania e conhecer os direitos (civis, políticos, sociais e Direitos Humanos). Outro tema que é abordado com frequência pelo Enem é a democracia.

Uma dica – que ajuda inclusive no momento de escrever a sua redação – é conhecer a organização dos três poderes brasileiros (Legislativo, Executivo e Judiciário).

5. Movimentos Sociais

O Enem gosta de cobrar os fatores de causa, definições e consequências dos movimentos sociais. Por isso, atente-se ao movimento agrário, movimento negro, movimento LGBT, movimento ambientalista e movimento feminista.

Movimentos sociais

6. Trabalho e Produção

O processo de industrialização e a formação do capitalismo na Europa costumam ser abordado na prova. A partir desses tópicos, você deve saber principalmente quais foram suas consequências.

Preste muita atenção também nos modelos de produção e a divisão social do trabalho.

Quer mandar muito bem em Sociologia e em todas as outras matérias no Enem? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todos os conteúdos feitos pelos nossos professores.

3 Shares:
Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...