Amplamente divulgado nos meios de comunicação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre é pauta no noticiário e atrai a atenção de milhões de pessoas de todas as faixas etárias. No entanto, muita gente ainda não sabe para que serve o Enem. Além de garantir a entrada em várias faculdades, uma boa pontuação pode ajudar na conquista de uma bolsa de estudos.

De olho em sua conscientização, vamos trazer, ao longo deste post, informações imperdíveis sobre o exame. Confira!

O que é o Enem?

O Enem é uma prova que acontece todos os anos, sendo conduzida pelo Ministério da Educação por meio do Inep, com foco na seleção dos alunos para as melhores faculdades públicas e privadas do Brasil.

Iniciado em 1998, no primeiro momento o exame era uma avaliação da qualidade do Ensino Médio, servindo como uma prova para atestar o conhecimento dos alunos que estavam se formando.

No entanto, com o passar dos anos, o Enem ganhou novos formatos e chegou ao patamar de substituir vários vestibulares, inclusive de faculdades renomadas.

A pontuação obtida no Enem abre ainda muitas oportunidades, como concessão de bolsas de estudo via ProUni, Sisu, das próprias faculdades e Fies.

Dessa maneira, muita gente que faz o Enem já está no mercado de trabalho e utiliza a prova como um caminho para ajudar na qualificação profissional.

Desde 2020, acontece também o Enem digital. Ele foi criado para evitar as aglomerações em razão do combate ao coronavírus e é feito online nos próprios locais de prova. Somente a redação continua na forma impressa.

Portanto, trata-se da prova mais importante do ano no Brasil, reunindo milhões de candidatos.

Como funcionam as provas do Enem?

O Enem é realizado em dois domingos consecutivos, com uma prova de 180 questões objetivas em cada e mais uma redação que acontece no primeiro dia do exame.

Para evitar fraudes, o Inep elabora cinco provas com cores diferentes, com o mesmo conteúdo em perguntas situadas em lugares diferentes. Nas avaliações, há questões que englobam as matérias do Ensino Médio, divididas nos tópicos:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

No primeiro dia, são 5h30 para terminar as questões e redação. Já no segundo domingo, 5h. Os portões se fecham às 13h nos locais de prova e quem chegar um minuto atrasado fica do lado fora.

para que serve o enem

Como é a redação do Enem?

A redação do Enem tem um peso maior em comparação às demais disciplinas, ou seja, faz grande diferença na pontuação final.

A nota pode chegar a 1.000, o que equivale a 750 pontos no cálculo que chega a média geral. A redação é corrigida por dois avaliadores que analisam vários aspectos, como domínio da Língua Portuguesa, entendimento da proposta, entre outros.

A redação deve ser escrita no sistema dissertativo-argumentativo e sempre tem um assunto principal. Textos, infográficos, imagens e outros recursos apresentam um suporte para ajudar no desenvolvimento do texto.

Para que serve a nota no Enem?

Como já mencionamos, a nota do Enem serve para o estudante conseguir uma aprovação nas faculdades públicas ou privadas, pois muitas instituições de ensino utilizam o exame como vestibular.

Além disso, obter uma boa pontuação é um passo a mais para conquistar uma bolsa de estudo, ou seja, trata-se de um passaporte para o ensino superior.

Como usar sua nota do Enem no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa que permite o ingresso em faculdades públicas federais e estaduais por meio da pontuação no Enem.

Para participar, além de prestar o Enem, é preciso se inscrever no portal do programa. Depois, seu nome concorre com os demais candidatos, tendo como diferencial a pontuação no exame.

Como usar sua nota do Enem no ProUni?

Para conseguir uma bolsa de estudo via Programa Universidade para Todos (ProUni) é necessária média geral de 450 pontos no Enem sem zerar a redação.

É importante informar que o Programa oferece bolsas que variam de 50% a 100%, ou seja, nada melhor que uma preparação adequada para se sair bem no Enem.

Como usar sua nota do Enem no Fies?

Um dos critérios para o governo federal liberar o Financiamento Estudantil (Fies) é o candidato ter feito o Enem.

Mas simplesmente fazer a prova não basta. É preciso obter uma pontuação acima de 450 e também não pode zerar na redação. Assim, o Enem é muito importante para várias situações.

Como usar sua nota do Enem para entrar direto na faculdade?

Se você ainda se questiona para que serve o Enem, saiba que a sua pontuação é uma porta de entrada para inúmeras faculdades, pois a maioria das instituições de ensino utiliza a nota como meio de ingresso.

Isso porque a prova é bem-elaborada e conta com profissionais qualificados na correção das redações, ou seja, hoje, ela substituiu quase todos os vestibulares.

Portanto, se o seu sonho é cursar uma faculdade, fazer o Enem é uma atitude fundamental, principalmente para conseguir uma vaga em faculdades concorridas, como as públicas.

Estudar em Portugal com a nota do Enem

Além das faculdades brasileiras, a nota do Enem também serve para a entrada em universidades de Portugal. Esse avanço foi possível graças a um acordo entre Brasil e o país europeu.

Com ele, o estudante tem a possibilidade de escolher mais de 30 faculdades portuguesas que já aceitam a nota do exame como meio de ingresso. Bom, não é mesmo?

Como se preparar para o Enem?

A dica é se empenhar no melhor caminho para se sair bem na prova. E o que fazer para transformar o sonho de entrar em uma faculdade em realidade?

A primeira dica é montar um cronograma de estudos, criando uma rotina de leituras, práticas de exercícios, treinamento de redação, além de fazer simulados e provas anteriores.

Para um melhor entendimento das matérias, nada como contar com o auxílio de professores qualificados, como os existentes na plataforma Stoodi. As videoaulas são um suporte interessantíssimo para você arrasar no Enem.

Portanto, agora que você já sabe para que serve o Enem, tenha disciplina no seu dia a dia, invista na motivação e se esforce para se dedicar com foco em sua preparação de olho em um futuro promissor.

E aí, quer saber mais sobre o Enem? Então, aproveite e leia este post e saiba tudo sobre o assunto e Cadastre-se grátis no Stoodi:

Banner Stoodi Med
Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...