Descubra para que serve o Enem!

Para que serve o Enem? Descubra as possibilidades que a prova abre em sua vida! Entenda tudo com o Stoodi!

Descubra para que serve o Enem!

Amplamente divulgado nos meios de comunicação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre é pauta no noticiário e atrai a atenção de milhões de pessoas de todas as faixas etárias. No entanto, muita gente ainda não sabe para que serve o Enem. Além de garantir a entrada em várias faculdades, uma boa pontuação pode ajudar na conquista de uma bolsa de estudos.

De olho em sua conscientização, vamos trazer, ao longo deste post, informações imperdíveis sobre o exame. Confira!

O que é o Enem?

O Enem é uma prova que acontece todos os anos, sendo conduzida pelo Ministério da Educação por meio do Inep, com foco na seleção dos alunos para as melhores faculdades públicas e privadas do Brasil.

Iniciado em 1998, no primeiro momento o exame era uma avaliação da qualidade do Ensino Médio, servindo como uma prova para atestar o conhecimento dos alunos que estavam se formando.

No entanto, com o passar dos anos, o Enem ganhou novos formatos e chegou ao patamar de substituir vários vestibulares, inclusive de faculdades renomadas.

A pontuação obtida no Enem abre ainda muitas oportunidades, como concessão de bolsas de estudo via ProUni, Sisu, das próprias faculdades e Fies.

Dessa maneira, muita gente que faz o Enem já está no mercado de trabalho e utiliza a prova como um caminho para ajudar na qualificação profissional.

Desde 2020, acontece também o Enem digital. Ele foi criado para evitar as aglomerações em razão do combate ao coronavírus e é feito online nos próprios locais de prova. Somente a redação continua na forma impressa.

Portanto, trata-se da prova mais importante do ano no Brasil, reunindo milhões de candidatos.

Como funcionam as provas do Enem?

O Enem é realizado em dois domingos consecutivos, com uma prova de 180 questões objetivas em cada e mais uma redação que acontece no primeiro dia do exame.

Para evitar fraudes, o Inep elabora cinco provas com cores diferentes, com o mesmo conteúdo em perguntas situadas em lugares diferentes. Nas avaliações, há questões que englobam as matérias do Ensino Médio, divididas nos tópicos:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

No primeiro dia, são 5h30 para terminar as questões e redação. Já no segundo domingo, 5h. Os portões se fecham às 13h nos locais de prova e quem chegar um minuto atrasado fica do lado fora.

para que serve o enem

Como é a redação do Enem?

A redação do Enem tem um peso maior em comparação às demais disciplinas, ou seja, faz grande diferença na pontuação final.

A nota pode chegar a 1.000, o que equivale a 750 pontos no cálculo que chega a média geral. A redação é corrigida por dois avaliadores que analisam vários aspectos, como domínio da Língua Portuguesa, entendimento da proposta, entre outros.

A redação deve ser escrita no sistema dissertativo-argumentativo e sempre tem um assunto principal. Textos, infográficos, imagens e outros recursos apresentam um suporte para ajudar no desenvolvimento do texto.

Para que serve a nota no Enem?

Como já mencionamos, a nota do Enem serve para o estudante conseguir uma aprovação nas faculdades públicas ou privadas, pois muitas instituições de ensino utilizam o exame como vestibular.

Além disso, obter uma boa pontuação é um passo a mais para conquistar uma bolsa de estudo, ou seja, trata-se de um passaporte para o ensino superior.

Como usar sua nota do Enem no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa que permite o ingresso em faculdades públicas federais e estaduais por meio da pontuação no Enem.

Para participar, além de prestar o Enem, é preciso se inscrever no portal do programa. Depois, seu nome concorre com os demais candidatos, tendo como diferencial a pontuação no exame.

Como usar sua nota do Enem no ProUni?

Para conseguir uma bolsa de estudo via Programa Universidade para Todos (ProUni) é necessária média geral de 450 pontos no Enem sem zerar a redação.

É importante informar que o Programa oferece bolsas que variam de 50% a 100%, ou seja, nada melhor que uma preparação adequada para se sair bem no Enem.

Como usar sua nota do Enem no Fies?

Um dos critérios para o governo federal liberar o Financiamento Estudantil (Fies) é o candidato ter feito o Enem.

Mas simplesmente fazer a prova não basta. É preciso obter uma pontuação acima de 450 e também não pode zerar na redação. Assim, o Enem é muito importante para várias situações.

Como usar sua nota do Enem para entrar direto na faculdade?

Se você ainda se questiona para que serve o Enem, saiba que a sua pontuação é uma porta de entrada para inúmeras faculdades, pois a maioria das instituições de ensino utiliza a nota como meio de ingresso.

Isso porque a prova é bem-elaborada e conta com profissionais qualificados na correção das redações, ou seja, hoje, ela substituiu quase todos os vestibulares.

Portanto, se o seu sonho é cursar uma faculdade, fazer o Enem é uma atitude fundamental, principalmente para conseguir uma vaga em faculdades concorridas, como as públicas.

Estudar em Portugal com a nota do Enem

Além das faculdades brasileiras, a nota do Enem também serve para a entrada em universidades de Portugal. Esse avanço foi possível graças a um acordo entre Brasil e o país europeu.

Com ele, o estudante tem a possibilidade de escolher mais de 30 faculdades portuguesas que já aceitam a nota do exame como meio de ingresso. Bom, não é mesmo?

Como se preparar para o Enem?

A dica é se empenhar no melhor caminho para se sair bem na prova. E o que fazer para transformar o sonho de entrar em uma faculdade em realidade?

A primeira dica é montar um cronograma de estudos, criando uma rotina de leituras, práticas de exercícios, treinamento de redação, além de fazer simulados e provas anteriores.

Para um melhor entendimento das matérias, nada como contar com o auxílio de professores qualificados, como os existentes na plataforma Stoodi. As videoaulas são um suporte interessantíssimo para você arrasar no Enem.

Portanto, agora que você já sabe para que serve o Enem, tenha disciplina no seu dia a dia, invista na motivação e se esforce para se dedicar com foco em sua preparação de olho em um futuro promissor.

E aí, quer saber mais sobre o Enem? Então, aproveite e leia este post e saiba tudo sobre o assunto, e faça o seu cadastro para começar sua preparação.