Pode levar bolsa no Enem?

Saiba se pode levar bolsa e outros acessórios no dia do Enem!

Pode levar bolsa no Enem?

Você sabe dizer se pode levar bolsa no Enem? Às vezes estamos tão ocupados com os estudos que esquecemos de checar algumas regrinhas básicas sobre o funcionamento dos vestibulares. Pensando em lhe ajudar, escrevemos um guia respondendo essa e outras perguntas que podem surgir a respeito do Enem este ano.

Por sua importância e magnitude, alguns tópicos devem ser observados cuidadosamente ao se preparar para a prova. Não deixe para a última hora! Como são muitos detalhes, vale a pena conhecê-los o mais rápido que puder.

Neste texto, além de responder se no dia do Enem pode levar bolsa, falaremos dos comportamentos e objetos proibidos no exame, como funciona a questão da alimentação, além de outras regras que são do seu interesse. Vamos lá, então?

No dia do Enem pode levar bolsa?

Sim! Tradicionalmente, nos editais do Enem, não existe proibição a respeito de levar para o local da prova bolsas, sacolas ou até mesmo mochilas. Vale observar que você provavelmente não terá acesso imediato à sua bolsa durante o exame.

Uma prática comum dos fiscais do Enem é pedir aos estudantes que coloquem seus pertences na frente da sala de aula onde será realizada a prova. Sendo assim, você terá em mãos apenas os materiais utilizados para a realização dela e suas necessidades pessoais, como alimentos e água.

O que não pode levar no dia do Enem?

Mesmo que você opte por não levar uma bolsa no dia da prova, existem alguns itens que são expressamente proibidos de serem portados pelos inscritos no Enem. Caso você seja flagrado fazendo uso, ou apenas carregando algum desses, é bem provável que seja eliminado do exame.

Ainda que não esteja fazendo uso inapropriado desses objetos, salientamos que o simples fato de carregá-los pode gerar o cancelamento imediato de sua inscrição. Por isso, vale dar uma conferida no que está carregando para o Enem na sua mochila.

Gorros, bonés e outros acessórios

É vedado ao estudante usar, no local de prova, peças de roupas que cubram a cabeça. O mesmo princípio é utilizado para proibir óculos escuros, por exemplo. Pode parecer estranho, mas é uma precaução importante da organização. Existem ferramentas e esquemas cada vez mais complexos de “cola” e outras ilegalidades.

Portanto, proibir o uso de acessórios que possam esconder outros objetos é uma regra comum em muitos processos seletivos sérios. Com relação a outros acessórios mais simples, como brincos, anéis e similares, não existem regras diretas que os proíbam. Ainda assim, recomendamos que evite usá-los pois podem atrapalhar sua concentração.

Equipamentos eletrônicos e celulares

Resumindo, você não pode levar nenhum tipo de aparelho eletrônico no dia da prova, dentre eles:

  • calculadora;
  • aparelhos de MP3 ou outras mídias;
  • relógios, ainda que analógicos;
  • pen drive;
  • agenda eletrônica;
  • tablets etc.

Sobre o uso do celular, existem regras um pouco mais específicas. Se possível, recomendamos que nem leve o aparelho para o dia do exame. Entretanto, muitas pessoas precisam dele para alguma necessidade antes ou depois da prova.

Nesses casos, a equipe do Enem disponibiliza um saco plástico no qual você depositará o aparelho e ele será lacrado até o final do exame. Portanto, é possível levar o celular no dia do Enem, mas você não terá acesso a ele enquanto estiver fazendo a prova.

Lápis, lapiseira e similares

Seguindo o raciocínio do ponto anterior, há também uma padronização exigida com relação ao material utilizado pelo estudante para escrever. Como bem se sabe, é vedada a utilização de lapiseiras, lápis comum, canetas coloridas ou que estejam fora do modelo permitido.

Outros utensílios como borracha, apontador e corretivo também são igualmente proibidos pela equipe organizadora. Afinal de contas, tudo o que precisará é de uma caneta para escrever. Tem dúvidas sobre qual caneta deve levar no dia do Enem? Leia nosso próximo tópico!

O que é permitido no dia da prova?

Qual é a caneta adequada para fazer o Enem?

Só serão aceitas as canetas de cor preta. Aquelas de cor azul ou vermelha, por exemplo, não serão reconhecidas pela equipe avaliadora do cartão de respostas.

Além disso, exige-se que a caneta utilizada seja feita de material transparente. Isso faz parte do regulamento, pois o interior desses materiais poderiam facilmente esconder algum tipo de cola.

Sobre comidas e bebidas

Como a prova tem um longo período de duração em ambos os dias, é permitido aos estudantes que levem seus próprios lanches de casa. Recomenda-se que sejam transportados alimentos leves, como barras de cereais ou mesmo sanduíches feitos em casa.

lanche dentro do pote para levar no Enem

Além disso, você também pode levar algo para beber, como uma garrafinha de água. Uma dica útil é a de separar no dia anterior do exame tudo o que você precisará levar, para que não tenha imprevistos de última hora.

Regras do Enem

Além de saber que no dia da prova do Enem pode levar bolsa, fizemos esta lista com outras informações importantes que o estudante deve ter em mente sobre a prova. Lembre-se, além de conhecer os temas de estudo, é relevante estar a par do que lhe espera no dia do exame, principalmente se nunca tiver feito antes.

Aqui vão elas:

  • tradicionalmente a prova conta com dois dias de aplicação, no primeiro dia ela tem cinco horas e meia de duração, já no segundo tem cinco horas;
  • levar uma cópia do cartão de inscrição não é uma exigência, mas pode facilitar sua entrada;
  • é necessário levar pelo menos um documento original com foto, que pode ser sua identidade, carteira de trabalho ou até mesmo carteira de habilitação;
  • o tempo mínimo para deixar o local de prova é de duas horas transcorridas desde o início do processo.

Agora que você sabe se pode levar bolsa no Enem e esclareceu outras dúvidas, resta organizar seu tempo de estudo para conseguir uma boa colocação no exame.

Ter ciência dessas regrinhas pode lhe salvar de algumas enrascadas. Esse tipo de preparação torna o momento da prova, que já é complexo por si só, muito mais confortável para o estudante!

Para se prepara ainda mais dê uma olhada em nosso plano de estudos! É ótimo para se organizar e render muito mais seus esforços. Por fim, desejamos que continue aprofundando seu conhecimento sobre o Enem com nosso guia de provas das últimas edições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *