Imagine se deparar com um assunto que você desconhece na hora de fazer a redação do Enem? Possivelmente, os argumentos ficarão mal trabalhados. Por isso, analisar possíveis temas redação Enem 2021 é importantíssimo para realizar um treinamento adequado. Afinal, um bom texto pode garantir até 1000 pontos na prova.

De olho em sua preparação para arrasar nessa prova tão importante, vamos mostrar neste post alguns temas relevantes que podem estar presentes no exame. Confira!

Possíveis temas da redação do Enem 2021

Descobrir o tema da redação do Enem é difícil, mas não é uma tarefa impossível. Afinal, existem alguns indicadores que já são de conhecimento dos professores de Redação ou Língua Portuguesa.

Primeiramente, os possíveis temas redação Enem 2021 seguem o mesmo padrão das edições anteriores da prova, ou seja, os assuntos frequentemente são de conhecimento popular e referentes a problemas que afetam a sociedade.

Ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre os temas são polêmicos ou sintonizados com algo que esteja em evidência na mídia. No entanto, é importantíssimo você sempre ficar ligado nas notícias e nas reflexões.

Afinal, a leitura dos fatos contribui com a visão crítica e ajuda na argumentação necessária na elaboração de uma boa redação. Veja alguns temas que selecionamentos especialmente para você!

Violência contra crianças e adolescentes

Trata-se de um tema que pode trazer reflexões sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), criado com a Constituição de 88. Apesar de ser antigo, continua atual, pois muitos casos ganham repercussão envolvendo violência doméstica.

Por isso, não deve ser descartado, assim como os abusos contra indígenas, racismo, violência contra as mulheres e também urbana.

Sustentabilidade

O século 21 tem apresentado inúmeras demandas que estão valorizando a sustentabilidade, seja na elaboração de produtos, seja em atitudes cidadãs.

A sustentabilidade está presente na mobilidade urbana e é uma alternativa para combater os congestionamentos nas metrópoles. Portanto, trata-se de um tema que pode ser abordado na redação do Enem 2021.

Podemos citar os carros elétricos, híbridos e até mudanças no estilo de vida, como valorização dos alimentos orgânicos.

Qualidade de vida X ciência

A pandemia do coronavírus fez muita gente valorizar a qualidade de vida. Agora, quem era sedentário está procurando alguma atividade física, inclusive investindo na alimentação saudável.

Até mesmo o rápido desenvolvimento das vacinas pode se encaixar com o tema, pois a humanidade está passando por um período de transição. Fique atento ainda a temas que envolvem saúde mental, principalmente em razão da pandemia.

Dentro disso, a pesquisa científica também pode ser um dos possíveis temas redação Enem 2021.

Boom e-commerce, análise de dados e influencers digitais

A internet e suas nuances sempre é um tema que pode fazer parte das sugestões de redação do Enem. Atualmente, a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) é bem discutida, assim como as métricas.

Não podemos deixar de lado o efeito Juliette do BBB e a cultura do cancelamento,tendo como base o crescimento dos influenciadores digitais. Pode vir um tema sobre ética na internet, segurança de dados ou comércio eletrônico.

Educação a distância

Com a pandemia do coronavírus, a educação a distância ganhou uma proporção absurda no Brasil e no mundo. Portanto, trata-se de um dos fortes possíveis temas redação Enem 2021.

Além disso, pode ser explorado também o ensino dentro das casas e sua possível regularização no Brasil, conhecido como homeschooling.

Meio ambiente

Apesar de a floresta Amazônica já ter sido tema de redação do Enem em 2008, as questões do meio ambiente sempre estão em alta.

Agora, vale a pena você atentar para temas sobre carbono, exploração dos minérios e aquecimento global.

Veja alguns outros assuntos que não podem ser descartados:

  • evasão escolar;
  • fake news;
  • crise hídrica;
  • analfabetismo funcional;
  • desemprego e exclusão social;
  • dependência química.

Como escrever uma boa redação para Unicamp?

Como é a redação do Enem

A redação do Enem é imensamente importante para você obter uma boa pontuação pelo fato de valer até 1000 pontos. No entanto, da mesma forma que ela dá aquele empurrãozinho, também pode fazer sua nota despencar.

Por isso, nada melhor do que investir tempo nesse treinamento. Para você ter uma ideia, a redação equivale a 20% da nota geral do Enem.

Ela deve ser escrita no formato dissertativo-argumentativo, ou seja, com frases curtas, objetivas e em defesa de um ponto de vista com introdução, desenvolvimento e conclusão.

No enunciado, geralmente são apresentados dois textos de apoio, sendo um com linguagem verbal e outro não verbal, podendo ser imagem, charge, gráfico etc.

Na correção, a banca avalia cinco competências:

  • domínio da norma culta;
  • compreensão da proposta da redação;
  • bons argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • conhecimentos linguísticos (coesão);
  • valorização ao respeito e diversidade sociocultural.

Analisando as competências, os avaliadores podem destinar até 200 pontos cada, que são equivalentes aos 1000. Assim, o candidato pode ser desclassificado ou ter rendimentos como:

  • precário;
  • insuficiente;
  • mediano;
  • bom;
  • ótimo.

Como treinar redação para o Enem 2021?

A melhor maneira de treinar a redação para o Enem 2021 é praticando. Para isso, a leitura é fundamental, assim como a produção de textos, sempre contando com feedbacks de professores.

Uma boa dica é você se inscrever em plataformas que oferecem correções feitas por especialistas. Dessa maneira, é possível melhorar a performance, sendo preponderante para se sair bem no exame.

E lembre-se: quem faz uma boa redação aumenta consideravelmente as chances de obter uma bolsa de estudos via Prouni ou até mesmo conseguir uma vaga em uma faculdade pública.

Como se preparar para o Enem 2021?

A preparação do Enem 2021 necessita de muitas ações. A primeira dela é destinar tempo aos estudos de todas as matérias, como cumprindo um cronograma.

Além disso, é preciso se manter atualizado das notícias e sempre fazer simulados, inclusive com aulas ministradas por professores, como as existentes em plataformas de preparação.

É preciso manter uma rotina com elaboração de exercícios, leitura e muito estudo. Faça provas anteriores do Enem e reserve tempo para você, como lazer e atividades físicas.

Assim, seguindo as nossas dicas e atentando aos possíveis temas redação Enem 2021, certamente você estará trilhando um caminho de sucesso rumo à realização do seu sonho profissional.

E aí, gostou das nossas dicas? Quer aprender mais sobre a estrutura do Enem? Então se prepare com o Stoodi para o Enem gratuitamente:

Banner Stoodi Med
Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...