Possíveis temas da redação do ENEM 2023

Possíveis temas da redação do ENEM 2023

Os temas da redação do ENEM 2023 podem ser muitos, ainda mais nesse ano em que vários assuntos antigos relacionados a geopolítica, direitos e deveres do cidadão, saúde, vacinação, entre vários outros voltaram à tona.

Estamos falando de uma das partes mais importantes de toda a prova do ENEM: uma nota abaixo de 500 já anula sua nota na prova, visto que é quase impossível conseguir uma vaga no ProUni, Sisu ou FIES.

Hoje, separamos alguns temas que consideramos importantes para você estudar para se preparar para a redação. Acreditamos que ao menos algum deles será o tema escolhido pela organização da prova. Leia conosco e confira os possíveis temas da redação do ENEM 2023, vamos lá!

Quais são os temas dos anos anteriores?

Só para você ter uma noção do quão diversificados são os temas durante os anos, separamos uma lista com os assuntos abordados nas últimas 11 edições da prova do ENEM. Confira:

  • Tema do ano passado: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil;
  • Tema de 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;
  • Tema de 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
  • Tema de 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil;
  • Tema de 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • Tema de 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
  • Tema de 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
  • Tema de 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
  • Tema de 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil;
  • Tema de 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
  • Tema de 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século XXI.

Percebeu como os assuntos são variados? São tantos temas que podem ser abordados, que mesmo vivendo em pandemia desde 2020, o assunto ainda não foi tocado em nenhuma das edições de lá para cá.

Nada sobre vacinação, pandemia, covid, etc., sendo possíveis temas da redação do ENEM neste ano de 2023.

Possíveis temas da redação do ENEM 2023: quais são eles?

E aí, quais temas devem ser estudados para a redação deste ano? Quais são os assuntos que devemos fazer rascunhos e mais rascunhos, treinando para uma possível redação de 30 linhas no vestibular mais esperado do Brasil? Confira as dicas do Stoodi:

Fake news na internet

As “fake news” na internet têm se tornado um tema importante e atual nos últimos anos, e pode ser um possível tema da redação do ENEM em 2023.

As notícias falsas, disseminadas principalmente pelas redes sociais, têm um impacto significativo na sociedade, influenciando opiniões, comportamentos e até decisões políticas importantes.

É necessário que as pessoas desenvolvam um senso crítico para saber discernir as informações verdadeiras das falsas, a fim de evitar a propagação dessas notícias e minimizar os danos causados.

Além disso, os governos, empresas e instituições precisam assumir um papel importante na luta contra as “fake news”, criando políticas e ferramentas para identificar e bloquear notícias falsas, garantir a liberdade de expressão e a veracidade das informações divulgadas.

Nazismo e fascismo

O nazismo e o fascismo são dois dos regimes políticos mais conhecidos da história moderna e podem ser abordados na redação, principalmente com tanto debate sobre os dois assuntos na web nos últimos 2 anos.

O nazismo teve início na Alemanha e foi liderado por Adolf Hitler, enquanto que o fascismo surgiu na Itália liderado por Mussolini.

Ambos os regimes políticos foram responsáveis por sucessos e massacres, e suas características marcantes foram o totalitarismo, o nacionalismo extremo e a supressão de oposições políticas.

A análise das causas, consequências e ressonâncias desses regimes políticos na história humana pode ser um assunto de grande relevância na prova de redação do ENEM.

Liberdade de expressão na internet

Até onde vai a liberdade de expressão na internet? O tema da liberdade de expressão na web tem ganhado cada vez mais importância nos dias de hoje, uma vez que a internet se tornou uma ferramenta fundamental para a disseminação de ideias e opiniões.

A liberdade de expressão deve ser um direito garantido a todos, mas também deve ser exercida com responsabilidade e respeito.

Há discussões importantes em torno desse tema, como a necessidade de combater o discurso de ódio na internet, a importância da verificação de informações e a garantia de que o direito à privacidade seja preservado.

Por isso, é extremamente relevante que os estudantes estejam preparados para abordar esse tema com conhecimento e crítica em uma possível redação do ENEM.

Mudanças na geopolítica mundial

As mudanças na geopolítica mundial têm sido um tema cada vez mais recorrente na atualidade e podem ser um dos possíveis temas da redação do ENEM.

Com o passar do tempo, o poder geopolítico tem se modificado, com novos atores políticos emergindo e transformando as relações internacionais. Desde a ascensão econômica da China até as tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, a política mundial tem passado por mudanças significativas nos últimos anos.

Em meio a essas transformações, é essencial que os países busquem adaptar-se às novas realidades e encontrem formas de cooperar para enfrentar os desafios globais. Essa é uma questão crucial para o futuro da humanidade e merece ser discutida em profundidade.

O impacto da pandemia na sociedade atual

O impacto da pandemia na sociedade atual é um tema extremamente relevante e atual, que pode ser um dos possíveis temas da redação do ENEM, afinal, conforme mencionado anteriormente, ainda não foi abordado desde 2020.

Desde o início da pandemia de COVID-19 (final de 2019, início de 2020), inúmeros aspectos da vida cotidiana foram afetados, desde a economia até a saúde mental.

O isolamento social e o distanciamento físico tiveram um impacto significativo no bem-estar emocional das pessoas, enquanto a interrupção das atividades econômicas afetou as finanças pessoais e a estabilidade financeira em todo o mundo.

As políticas públicas de saúde e a eficácia das medidas de controle também são questões importantes a serem exploradas. A redação sobre esse tema pode exigir uma abordagem crítica e reflexiva sobre as implicações sociais, econômicas e políticas da pandemia.

Democracia

A democracia é um tema fundamental em nossa sociedade, sendo essencial que os cidadãos compreendam sua importância e seus fundamentos.

Esse é um assunto que pode ser cobrado na prova de redação do ENEM, pois a democracia é o sistema político adotado em nosso país e que está sendo muito discutido por conta das últimas eleições.

A redação pode abordar a importância da democracia na construção de um país mais justo e igualitário, bem como as bases para sua consolidação e fortalecimento. Também podem ser explorados casos de desrespeito à democracia e a necessidade de proteção das instituições democráticas.

Em suma, estudantes devem estar atentos e preparados para discutir a democracia em diversos aspectos na possível redação do ENEM.

Sistema eleitoral brasileiro

O sistema democrático brasileiro se baseia em eleições periódicas para a escolha dos governantes e representantes políticos.

Entretanto, o sistema eleitoral brasileiro é alvo de críticas quanto a sua efetividade e transparência. Desde a sua criação, esse sistema passou por diversas mudanças que visam tornar as eleições mais transparentes e seguras.

A importância da participação política dos cidadãos é fundamental para a construção de um sistema eleitoral mais justo e democrático.

Por isso, uma redação sobre o sistema eleitoral brasileiro pode abordar o papel do cidadão na democracia e os desafios do sistema em promover uma participação política efetiva.

Como se preparar para a redação do ENEM? Faça Stoodi, o melhor cursinho pré-vestibular do país!

O Stoodi é o maior (e melhor) cursinho online preparatório do país. Somos o cursinho com o maior índice de satisfação dos alunos, e boa parte dos alunos que fazem um vestibular no Brasil, incluindo treineiros, são nossos alunos que tentarão uma vaga de primeira na Fuvest, no ENEM, na Unicamp, etc.

Possuímos os professores mais qualificados do mercado, com uma ementa estruturada e capaz de fazer você passar na prova do vestibular logo na primeira tentativa. Faça seu cursinho pré-vestibular no Stoodi e tire uma nota maior do que a necessária para fazer o curso dos seus sonhos.

Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

Agora é a hora! Você já sabe os possíveis temas da redação do ENEM 2023. Garanta sua inscrição no ENEM 2023, e conte com o cursinho online pré-vestibular que mais aprova para o maior exame de acesso ao ensino superior e os principais vestibulares do país. Vem ser Stoodi!