Prouni resultado: entenda como funciona!

Prouni resultado: Você sabe como funciona o resultado do Prouni? Vem com a gente que vamos te explicar tudo detalhadamente!

Prouni resultado: entenda como funciona!

Então você fez o Enem, se inscreveu no Prouni e agora está pesquisando “Prouni resultado” como se o mundo fosse acabar amanhã?

Não se preocupe, você chegou ao seu destino.  Aqui veremos em detalhes, tudo que você precisa saber para não perder sua oportunidade no ensino superior, através dos seguintes tópicos:

  • Como ver o resultado do Prouni passo a passo;
  • Resultado do Prouni 2023;
  • Não consigo ver o resultado do Prouni: o que fazer;
  • Passei no Prouni, e agora?

E acredite, não há segredo, pois o principal é saber onde está a informação correta e atualizada, além de não perder os prazos e dito isso, vamos lá…

Como ver o resultado do Prouni passo a passo

Apesar das datas do resultado do Prouni serem diferentes para cada edital, o procedimento para verificar sua colocação é sempre o mesmo.

Basta acessar a página oficial do Prouni , clicar em resultado e fornecer seus dados:

prouni resultado
  • Número de inscrição no Enem;
  • Senha no Enem.

O sistema pedirá que você clique em uma figura (nuvem, árvore, pasta…), após fazer isso, você será direcionado automaticamente para a página de resultados do sistema de seleção.

prouni resultado 2

Resultado do Prouni 2023

prouni resultado 3

O Prouni tem duas fases, a primeira é o processo regular, aberto a todos os interessados que fizeram o Enem do ano imediatamente anterior (2022, neste caso).

A segunda fase é destinada aos interessados não selecionados na primeira fase e outros, que fizeram o Enem de 2010 para cá, mais professores da rede pública (você pode saber mais sobre as regras aqui).

Essa segunda fase pode ser composta de até 2 processos: lista de espera e bolsas para vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram preenchidas na primeira , segunda chamadas e lista de espera do programa.

Resultado da primeira  e segunda chamada do Prouni

Neste ano, o resultado da primeira chamada do Prouni, foi divulgado na primeira metade de fevereiro, mas não custa ressaltar um detalhe importante.

A segunda chamada também já se encerrou esse ano, e teve seus resultados divulgados no final de fevereiro.

Estas duas etapas, que compõe o processo regular de seleção, foram destinadas aos estudantes que realizaram o Enem em 2022.

Ou seja, se você não foi chamado, mesmo que já estivesse inscrito, agora é a hora de  fazer um novo cadastro, desta vez, se colocando na lista de espera.

A cada edital, a página “Prouni resultado”, é sua principal fonte de informação sobre o processo, porque ao contrário dos vestibulares,.

É preciso que você acesse o sistema e veja sua classificação, por isso lembramos que o importante é manter as datas de cada fase do edital em mente.

Resultado lista de espera Prouni

prouni resultado lista

Esta fase também já se encerrou neste ano, sendo que o MEC distribui a lista de espera para as universidades participantes do programa.

Ou seja, as universidades são responsáveis por fazer a verificação da documentação dos candidatos, por isso, além do site oficial do processo seletivo, é importante ficar atento aos informes das próprias instituições de ensino.

Resultado bolsas remanescentes Prouni

Na última etapa do processo,  as vagas remanescentes são destinadas a quem fez o Enem de 2010 para cá e assim, temos um cadastro específico, nesta página: Prouni – Remanescentes.

As inscrições contam com prazos diferentes, dependendo da situação individual:

  • Para quem não estava matriculado em nenhuma instituição de ensino; encerrando em 9 de abril deste ano.
  • Para os que já haviam se matriculado em algum curso de graduação: encerrando em 30 de abril deste ano.

Os prazos estão disponíveis no Portal do MEC, uma vez encerrados, os candidatos têm dois dias úteis para comparecer na universidade pretendida, apresentando a documentação que comprova suas informações.

No terceiro dia útil, as instituições informam os selecionados através do próprio sistema online, ou seja, o seu  resultado do Prouni estará disponível rapidamente no site oficial do programa.

Não consigo ver o resultado do Prouni: o que fazer?

Se por qualquer motivo, você não conseguir acessar a página “Prouni resultado”, existem dois canais alternativos pelos quais pode checar sua classificação e/ou aprovação:

  • Diretamente com a instituição de ensino, na qual se candidatou a uma vaga;
  • Através da Central de Informações do MEC, cujo número é 0800-616161.

Antes disso você também pode tentar acessar de outro computador, ou até mesmo em um horário diferente. Muitas vezes com o alto número de acesso os site pode ficar um pouco lento e às vezes até cair por alguns minutos.

Então, tenha um pouquinho de  paciência se isso acontecer, é só não deixar para última hora, para não correr o risco perder os prazos.

Passei no Prouni, e agora?

prouni resultado docs

Eba, você foii aprovado! Ansioso para saber qual o próximo passo?

Então vamos falar de documentação, que vai ser sua maior preocupação nessa fase do processo!

Mais uma vez precisamos lembrar que cada fase tem prazos diferentes e na fase das vagas remanescentes, dependendo do candidato, também há variação na documentação exigida.

Quando convocado, você deve apresentar toda esta documentação na instituição de ensino escolhida e depois, verificar o resultado da comprovação de documentos do Prouni nos canais oficiais.

E lembre-se que, a resposta para as perguntas “quando sai”, “que dia sai” ou “que horas sai o resultado do Prouni” estão sempre disponíveis no portal oficial do Prouni.

Mas, antes de encerrar, vamos te adiantar quais são os documentos exigidos, para que você se agilize, afinal, como você percebeu, são apenas dois dias úteis para apresentá-los na instituição de ensino.

Documentos

Após verificar o resultado do Prouni, você deverá entregar estes documentos na instituição de ensino:

  • Documentos de identificação pessoal e de familiares;
  • Comprovantes de residência;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Comprovantes de separação, divórcio ou óbito dos pais (conforme o caso);
  • Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia (quando houver);
  • Comprovantes de conclusão do ensino médio.

Além destes, também há documentação específica para professores da rede pública de ensino e outros, de comprovação de deficiência, conforme o caso de cada candidato.

Ou seja, existem pequenas variações, conforme a modalidade de cada candidatura e para verificar a documentação específica para o seu caso, verifique a lista detalhada clicando aqui.

Como dissemos, nunca é demais repetir, procure providenciar todos os documentos com antecedência.

Principalmente, para não correr o risco de perder sua vaga pela falta de comprovação das informações, afinal, você passou pelo mais difícil, que era ser selecionado para uma bolsa, não faz sentido jogar isso fora por bobagem, não é mesmo?

Por fim, após a entrega da documentação, a instituição vai verificar a veracidade dos dados decidindo pela aprovação ou reprovação do candidato a bolsa, o resultado é divulgado no próprio site do Prouni.

Quais bolsas o ProUni pode proporcionar?

Os alunos têm a chance de ganhar uma bolsa de 50% ou 100%. A inscrição é feita no início do ano, e o sistema de nota de corte é igual ao do Sisu: caso esteja acima da nota de corte no final do processo seletivo, então ganhará a sua bolsa e poderá estudar na instituição de ensino privada escolhida.

Entenda: o ProUni, assim como o FIES, é um método de ingresso único e exclusivo de instituição de ensino privadas, portanto, não há como utilizá-lo para entrar em instituições federais, estaduais ou públicas como a USP, por exemplo.

Neste caso, é a nota do SISU que é utilizada. Sendo ainda mais específico com o exemplo citado, a USP usa a própria nota do ENEM em seu sistema de avaliação, a Fuvest, assim como também faz a Unicamp através do Comvest.

Então, antes de escolher o curso e universidade que deseja realizar faculdade, informe-se sobre os métodos de ingresso na mesma, para saber se é realmente no ProUni que você deve se matricular.

O que define a porcentagem da bolsa?

Mas, e o que define a porcentagem da bolsa? Como mencionado com antecedência, as bolsas disponíveis são de 50% (parcial) ou 100% (integral). O valor varia de acordo com critérios previamente estabelecidos pelo Governo Federal, principalmente de acordo com a renda.

Sabe quando você se inscreve e precisa responder a perguntas como “Qual a renda per capita familiar?”, “Qual a renda bruta familiar?”, “Quantas TVs têm em sua casa?”, entre outras semelhantes?

Todas essas perguntas são feitas para mensurar a sua capacidade de arcar com parte ou não da mensalidade. Assim, pessoas com menor poderio financeiro ganham bolsas de 100%, enquanto aquelas com poder aquisitivo melhor ganham a bolsa de 50%, claro, desde que se encaixem na nota de corte do curso escolhido.

Posso estudar fora do país com a nota do ProUni?

Não exatamente com o ProUni, mas com a nota do ENEM. Várias universidades renomadas de todos os continentes aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como método de ingresso em seus cursos.

É claro, uma série de outros documentos podem ser solicitados, como histórico escolar ou então certificados de proficiência em línguas estrangeiras específicas. Ainda sim, é uma ótima forma de expandir ainda mais a sua carreira estudantil e profissional!

Prepare-se para o ENEM 2023: faça o melhor cursinho pré-vestibular do país!

O Stoodi é o maior cursinho online preparatório do país. Somos o cursinho com o maior índice de satisfação dos alunos, e boa parte dos alunos que fazem um vestibular no Brasil, incluindo treineiros, são nossos alunos que tentarão uma vaga de primeira na Fuvest, no ENEM, na Unicamp, etc.

Possuímos os professores mais qualificados do mercado, com uma ementa estruturada e capaz de fazer você passar na prova do vestibular logo na primeira tentativa. Faça seu cursinho pré-vestibular no Stoodi e tire uma nota maior do que a necessária para fazer o curso dos seus sonhos.

Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

O que prova que o Stoodi é o que mais aprova?

Fizemos um estudo com mais de 12 mil estudantes e comprovamos que quem utilizou o Stoodi regularmente teve um desempenho no Enem 35% melhor em relação aos outros concorrentes.

Ou seja, quanto mais você fazer exercícios, assistir as aulas e seguir nosso cronograma de estudos, maior é a chance de você passar no curso e universidade dos seus sonhos!

Com o Stoodi sua nota no Enem pode sair de 550 para 740!

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.

E então, está esperando o que? Fale com um de nossos especialistas, ou faça o seu cadastro; e comece a estudar para a prova do Enem e do vestibular o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *