Provas do Enem: confira as provas e gabaritos de edições passadas do exame!

Confira aqui as provas do Enem mais recentes com seus respectivos gabaritos. Faça o download das provas em pdf e comece a estudar agora mesmo!

Provas do Enem: confira as provas e gabaritos de edições passadas do exame!

Provas e Gabaritos do Enem para download – Prepare-se agora!

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 já tem data marcada:  acontecerá no mês de Novembro. Como parte da preparação, é interessante conhecer e estudar as provas do Enem dos anos anteriores.

O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar as competências dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio. Versões seguintes tiveram importantes mudanças e as notas do exame passaram a ser utilizadas em programas de seleção que dão acesso a vagas em universidades públicas e privadas em todo o país.

A metodologia utilizada para correção da prova também passou por mudanças e, hoje, a utilizada é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração o número de acertos por nível de dificuldade e relaciona a probabilidade de um aluno apresentar determinada resposta.

Nas primeiras edições, as provas do Enem eram realizadas em apenas um dia. Porém, com as mudanças feitas em 2009, as provas passaram a ser realizadas em dois dias.

Provas do Enem atualmente

Nas edições anteriores, o exame acontecia em um único final de semana (sábado e domingo). Desde a edição 2017, a prova é aplicada em dois domingos consecutivos.

No primeiro dia são aplicadas as questões das áreas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além da redação.

No segundo e último dia são aplicadas as questões das áreas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias.

O edital de 2018 também trouxe algumas mudanças. Entre os principais pontos, podemos citar a manutenção da taxa de inscrição em R$ 82 e a extensão do tempo de prova do segundo domingo para 5 horas. Até a edição de 2017, os estudantes tinham 4 horas e 30 minutos para realizar a prova de Ciências da Natureza e Matemática.

Para que você possa começar a treinar e se preparar para o exame, disponibilizamos as provas e gabaritos do Enem aplicadas desde 2012.

 

Provas do Enem – 2012

A edição do Enem  2012 enfrentou alguns problemas, como a eliminação de estudantes que divulgaram fotos de suas provas na internet.

Além disso, uma estudante foi eliminada por engano e ganhou o direito de refazer a prova.

1°aplicação

2°aplicação

Provas do Enem – 2013

1°aplicação

2°aplicação

Provas Enem

Provas do Enem – 2014

A reaplicação da prova ocorreu para os participantes privados de liberdade e para os jovens em medida socioeducativa, devido a um roubo ao caminhão dos correios que carregava o gabarito da  prova.

1°aplicação

2°aplicação

Provas do Enem – 2015

As provas do Enem 2015 foram reaplicadas para alguns alunos em Santa Rita do Sapucaí (SC), que tiveram o tempo de prova estendido indevidamente.

1°aplicação

2°aplicação

Provas do Enem – 2016

Alguns estudantes tiveram as datas do exame adiadas porque algumas escolas públicas estavam ocupadas pelo movimento “ocupações nas escolas”.

1° aplicação

2° aplicação

Provas do Enem 2017

Essa edição do Enem foi reaplicada para cerca de 3.500 candidatos das cidades de Teresina, Uruaçu e Olinda.  Não havia energia elétrica no dia das provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

1°aplicação

2°aplicação

Não quer ter o trabalho de conferir suas respostas no gabarito? Então, resolva as provas do Enem clicando AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *