Quanto vale cada questão do Enem?

Quer entender melhor como é calculado as questões e a redação do Enem? Vem com a gente que te explicamos tudo!

Quanto vale cada questão do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio ou, como é mais comumente conhecido, Enem, é hoje uma das principais formas de ingressar no ensino superior no Brasil. Sua nota é utilizada por várias Instituições de Ensino para selecionar os candidatos às novas turmas a cada ano. Por isso, entender como funciona o exame é crucial para quem pretende entrar em uma universidade.

Nesse sentido, uma dúvida é recorrente e aflige vários vestibulandos todos os anos: quanto vale cada questão do Enem? Como funciona o sistema de notas do exame?

Você também tem essas dúvidas? Então continue lendo este post para descobrir, definitivamente, como funciona o Enem!

Quantos pontos vale cada questão do Enem?

A pontuação do Enem causa uma grande confusão na cabeça da maioria das pessoas que estão estudando para o exame. Isso porque o sistema não é absoluto, uma vez que a nota final é calculada por meio de um modelo matemático, estatístico e psicométrico, que mede o desempenho de cada participante.

As provas do Enem são divididas em duas modalidades: questões objetivas (de múltipla escolha) e a redação. Ao todo, o exame se divide em cinco provas, sendo elas:

Teoricamente, é impossível saber quanto vale cada prova, pois as notas máximas e mínimas de cada uma mudam a cada edição do Enem e o resultado só é divulgado no fim do exame. A única diferença é a nota da Redação, que abordaremos mais à frente.

Entretanto, dois pontos podem ser afirmados com certeza: a nota mínima por prova nunca será zero e é possível conseguir uma nota até superior a mil nas provas objetivas.

Como calcular a nota do Enem?

Como falamos anteriormente, o cálculo da nota final do Enem é feito de maneira diferente para as provas objetivas e para a redação. No caso das provas objetivas, o cálculo vai além da simples soma das questões que você acertou.

Isso porque o Enem utiliza a metodologia de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva alguns aspectos em consideração na hora de calcular o resultado final. É por isso que o gabarito final apenas fornece uma vaga ideia do que o seu desempenho pode ter sido.

O que é TRI?

O TRI, ou Teoria de Resposta ao Item, é uma metodologia de cálculo de desempenho muito utilizada em vários países, como Estados Unidos, China, França e Coreia do Sul.

A ideia do TRI é utilizar o poder de computadores e inteligência artificial para conseguir determinar um nível de conhecimento para os candidatos. O grande diferencial do TRI é que ele atribui um padrão de conhecimento diferenciado para cada candidato, o que realmente só é possível por meio do uso de softwares avançados.

Abaixo, listamos 4 passos básicos para que você consiga entender como funciona o cálculo da nota do Enem por meio do TRI:

  1. o sistema do Enem recebe os resultados, já computados, por meio do seu cartão de resposta;
  2. é realizada uma análise prévia de quantas questões foram marcadas corretamente, atribuindo um peso a cada uma delas de acordo com o desempenho obtido na prova. As questões consideradas de maior dificuldade recebem um peso maior;
  3. o sistema de avaliação realiza uma busca computadorizada por padrões de “chute”. De modo geral, é considerado como padrão de chute aquele cartão de resposta com muitos erros em questões fáceis e alguns acertos em questões difíceis. É nesse momento que o sistema atribui um peso diferenciado para cada uma das questões. Se o candidato chutou, sua pontuação pode ser menor, mesmo que ele tenha acertado questões de maior dificuldade;
  4. após todas as etapas, é atribuída a nota final.

Como o sistema do TRI avalia cada prova individualmente, é comum que pessoas que tenham acertado o mesmo número de questões recebam uma nota diferente uma da outra.

como calcular questão do enem

Como calcular a nota de redação do Enem?

O cálculo da redação do Enem é muito mais simples e fácil de fazer. Basicamente, a redação vale 1.000 pontos e é possível obter uma nota que varia de 0 a 1.000. Para conseguir a nota máxima da redação, é necessário atender cada um dos cinco principais critérios de avaliação:

  1. domínio da linguagem formal na escrita;
  2. compreensão do tema e aplicação das ideias na estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  3. apresentação de informações, fatos, argumentos e opiniões de maneira coerente e coesa ao defender a ideia principal do texto;
  4. uso dos mecanismos linguísticos para o desenvolvimento da argumentação;
  5. elaboração de uma proposta de intervenção social para o problema apresentado na questão, que tenha coerência e respeite os Direitos Humanos.

Para chegar ao resultado final da nota da redação, o texto é avaliado por dois corretores diferentes. São atribuídos até 200 pontos para cada critério listado acima. Somam-se as notas de cada avaliador e divide-se o resultado por dois. Caso as notas atribuídas sejam muito discrepantes, a redação é corrigida mais vezes até que se encontre um consenso.

Onde usar a nota do Enem?

A nota do Enem é, hoje, a principal ferramenta que um estudante pode ter para conseguir uma vaga na universidade. Ela é utilizada nos principais processos seletivos do Brasil, como:

Por isso, conseguir uma boa nota no Enem é muito importante para entrar, finalmente, no ensino superior. Além das três opções listadas acima, a nota do Enem é utilizada como referência por várias outras instituições de ensino como um critério de avaliação na seleção dos novos alunos, podendo inclusive ser considerada de maneira integral como processo seletivo.

Curtiu esse conteúdo? Entendeu quanto vale cada questão do Enem e como as provas são calculadas? Então não deixe também de acessar o nosso Plano de Estudos! Com ele você consegue programar a sua rotina de estudos e aumentar ainda mais a sua produtividade e as chances de conseguir uma vaga na faculdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *