Descubra quantos pontos vale cada questão do Enem

Saiba quantos pontos vale cada questão do Enem e a importância de escrever uma boa redação! Se prepare para o Enem desde já!

Descubra quantos pontos vale cada questão do Enem

Se você pretende prestar o Enem, nada melhor que ficar por dentro de todas as informações referentes à prova mais aguardada do ano no Brasil. Dentro dessa busca, saber quantos pontos vale cada questão do Enem é fundamental, pois a informação ajuda em sua preparação, principalmente para conseguir uma vaga em um curso superior.

Com o objetivo de auxiliá-lo a entender os cálculos que são realizados para chegar na pontuação geral, elaboramos este post com um panorama sobre o assunto. Confira!

Como é dividida a prova do Enem?

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é dividida em quatro ramos do conhecimento mais a redação. São elas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias: aprendizados referentes ao Ensino Médio;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Química e Física;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Redação: formato dissertativo-argumentativo.

Desses tópicos, há 45 questões objetivas para cada um, totalizando 180 questões aplicadas em dois domingos consecutivos.

Assim, os candidatos se deparam com perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas e redação no primeiro dia de prova. Já as demais caem no segundo domingo, geralmente sendo aplicadas entre novembro e dezembro.

A nota mínima do Enem é 450 pontos na média geral, ou seja, quem não fizer esse índice não consegue se beneficiar dos programas do governo, como ProUni, Sisu ou Fies.

Além disso, o estudante não pode zerar a redação. A nota máxima é 1000 pontos. Atualmente, o Enem é aceito como forma de ingresso em faculdades federais, estaduais e particulares, inclusive em instituições de ensino sediadas em Portugal.

Quanto vale cada questão do Enem?

Composto por 180 questões distribuídas em dois domingos, sempre com as provas no período da tarde, o Enem tem pesos diferenciados para cada ramo do conhecimento humano.

Isso porque o objetivo do exame é analisar a capacidade de reflexão dos candidatos. Por isso, o Enem vai bem além da simples resposta das perguntas. A prova faz provocações para verificar se o estudante absorveu bem os conteúdos do Ensino Médio.

Por isso, existem pesos diferenciados para cada ramo do conhecimento. A redação vale 3, o maior número de todas as disciplinas.

As demais matérias são avaliadas de acordo com o curso escolhido. Por exemplo, se um aluno opta por Direito, as questões de Ciências Humanas terão um peso maior. Já se a escolha for Engenharia, serão as de Exatas.

Ainda assim, as universidades têm liberdade para definir os pesos de acordo com cada curso oferecido.

enem

O que é TRI (Teoria de Resposta ao Item)?

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um cálculo adotado pelo Inep para somar todas as notas, considerando o nível de dificuldade das questões e não somente os acertos.

Assim, a TRI considera alguns aspectos para chegar a média final, ou seja, até mesmo os chutes são considerados no momento de fechar a pontuação geral.

Trata-se de uma forma que corrige as provas analisando a proficiência de cada candidato de acordo com a área do conhecimento escolhida.

Dessa maneira, a TRI faz uma escala de itens que são calibrados anteriormente, ou seja, a trajetória do candidato ao longo da prova é devidamente analisada.

Tudo seguindo os critérios previamente definidos. Entenda melhor nos tópicos a seguir.

Grau de dificuldade da questão

Sabendo-se que cada questão demonstra um determinado grau de dificuldade, a análise busca ser a mais justa possível. Como? Justamente pela TRI.

São valorizadas as questões que têm mais dificuldade para serem respondidas. Já quem acerta uma quantidade menor das mais fáceis acaba tendo uma pontuação menor.

Seguindo essa linha de pensamento, nem sempre quem acerta mais tem o melhor rendimento no Enem.

Isso porque a TRI busca uma pontuação geral mais justa principalmente para avaliar a capacidade de reflexão do candidato e dos conhecimentos na área escolhida.

Consistência

Outro aspecto verificado é a consistência nas respostas. Portanto, quem gosta de chutar pode “cair do cavalo” no Enem, pois a TRI mede a proficiência dos candidatos e a média dos acertos entre as questões fáceis, médias e difíceis.

Dessa forma, se alguém acerta muitas fáceis, poucas médias e algumas difíceis, o sistema entende que falta consistência, considerando aleatório o padrão.

Caso isso aconteça, as notas podem ser diferentes entre pessoas que acertaram um número diferente de questões. Portanto, a pontuação geral depende do padrão das respostas.

Quanto vale a redação do Enem?

No caso da redação, a TRI não entra em cena. Ela pode valer até 1000 pontos em caso de quem gabaritar, com peso 3 na avaliação final.

Para chegar aos 1000 pontos, são avaliadas cinco competências:

  • Competência I: domínio da Língua Portuguesa;
  • Competência II: compreensão da proposta da redação dentro da estrutura dissertativo-argumentativo;
  • Competência III: interpretação das informações, fatos e opiniões em defesa do ponto de vista;
  • Competência IV: conhecimento dos mecanismos linguísticos;
  • Competência V: propor uma solução para o problema apresentado em respeito aos valores humanos e à diversidade cultural.

Cada uma tem uma avaliação de 200 pontos. E há outras análises referentes ao rendimento, tais como:

  • até 40 pontos: precário;
  • de 41 a 80 pontos: insuficiente;
  • de 81 até 160 pontos: bom;
  • de 161 a 200 pontos: ótimo.

O texto deve ficar acima de 20 linhas e a redação pode ser zerada caso o aluno fuja do tema central ou cometa outros enganos. Veja alguns:

  • escrever menos de oito linhas;
  • copiar textos motivacionais;
  • escrever em outro idioma sem ser o Português;
  • entregar a folha em branco;
  • fazer desenhos no lugar do texto;
  • não se identificar.

Como treinar para a redação do Enem?

A principal dica para você treinar a redação para o Enem é praticar. Para isso, nada melhor que contar com uma plataforma que oferece temas, professores qualificados para realizarem a correção e feedbacks que ajudarão você a se sair bem na área.

Além disso, é importante manter uma rotina de leituras, experiências culturais e ter a mente aberta para discutir temas diversos. Coloque em prática aquilo que você lê.

Como se preparar para o Enem?

Sendo a principal porta de entrada para os cursos superiores no Brasil, o Enem deve ser encarado como um momento que pode mudar a sua vida. Então, a preparação é fundamental para você melhorar suas chances de conquistar a vaga desejada.

Para isso, o ideal é montar um plano de estudos de acordo com a sua rotina, reservando tempo para cada disciplina. Empenhe-se, faça simulados, resolva provas de edições anteriores e assista videoaulas na web.

Aliás, a internet é uma excelente ferramenta de preparação. Nesse quesito, a plataforma Stoodi é uma parceira nota mil, com milhares de aulas voltadas para um desempenho excelente no Enem.

Portanto, sabendo quantos pontos vale cada questão do Enem e tendo conhecimento dos conteúdos existentes no edital, certamente você sairá muito bem no exame que movimenta o Brasil rumo à qualificação profissional.

Ficou animado em estudar para o Enem? Então, conheça mais a prova lendo este post, cadastre-se no Stoodi e se prepare para a prova com a gente:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *