Quase 9 mil estudantes não poderão participar do Sisu

Prazo para inscrição foi adiado até domingo, dia 29 de janeiro

Quase 9 mil estudantes não poderão participar do Sisu

Prazo para inscrição foi adiado até domingo, dia 29 de janeiro

Com a instabilidade do site oficial do Sisu, o Ministério da Educação divulgou que os estudantes terão mais dois dias para se inscrever no programa –  o prazo vai até dia 29 de janeiro. 

Na verdade, nem todos. Mesmo com os professores e a imprensa alertando sobre tudo o que era proibido no exame, 8.722 candidatos foram eliminados do ENEM 2016 por infringirem as regras de aplicação de provas, segundo dados do MEC. 

Ficou curioso para saber onde foi que eles erraram? Confira os 5 principais motivos de eliminação do ENEM 2016 e veja como evitar: 

44,35% dos estudantes esqueceram de marcar o tipo de prova ou de escrever a frase de segurança

Já pensou ir bem na prova e descobrir que não pode usar a nota porque esqueceu de marcar o tipo de prova? Isso aconteceu com muitos candidatos, mas tem um jeito muito simples de ser evitado.

Assim que você receber a prova, escreva imediatamente a frase de segurança e identifique a cor do seu caderno. Se você já fizer tudo isso no começo, não terá que se preocupar com mais nada.

O melhor de tudo é que você pode resolver a prova com tranquilidade, sem nenhuma pendência para o final. 

 

19,77% dos alunos levaram materiais não autorizados no exame, como estojos, caneta de material não transparentes, lapiseiras, borracha, livros, manuais e até mesmo anotações. 

É muito importante que você saiba que o ENEM só permite o uso de canetas esferográfica preta. O detalhe é que não pode ser qualquer uma, ela tem que ser feita de um material transparente. 

Se você levar uma caneta preta que você ganhou de brinde, cheia de nomes escritos e material colorido, por exemplo, poderá ser eliminado. Por outro lado, se você levar uma caneta de material transparente, mas com a tinta azul, também. 
Lembre-se: para fazer o ENEM só é permitido caneta esferográfica preta de embalagem transparente.

 

9,10% dos alunos saíram da sala sem o acompanhamento de um aplicador, ou deixaram a sala antes de completar duas horas de prova

 

A dica nesse caso é simples: não saia da sala de provas desacompanhado, nem deixe a prova antes de dar duas horas de duração. 

Se quiser ir ao banheiro ou tomar uma água, peça para o aplicador chamar algum agente que te acompanhe. Melhor esperar um pouco a ser desclassificado, não é mesmo? 

 

7,41% dos estudantes entraram na sala de aula e continuaram com seus equipamentos eletrônicos 


Foto: reprodução/divulgação

Os portões do ENEM fecham às 13 horas e a prova só é entregue trinta minutos depois. Nesse meio tempo você não pode mexer no celular ou em qualquer outro equipamento. 

Na verdade, no momento em que você apresentar seu documento na porta da sala, você deve lacrar os pertences que são proibidos, como relógios, calculadoras, celular, MP3 e similares. 
 

 

4,47% dos candidatos não cumpriram as instruções descritas na capa do caderno de questões

Por fim, a última recomendação é ler toda a prova com bastante calma, inclusive as instruções da capa. 

Nós costumamos achar que é desnecessário olhar, já que tudo a mesma coisa, mas não é bem assim. Deixar de seguir alguma das instruções pode eliminar sua prova e você terá que esperar um ano inteiro para fazer novamente. 

Pelo sim ou pelo não, melhor não arriscar. Leia tudo para ter certeza que está tudo certo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *