Veja quando e como ver o resultado da isenção do Enem 2021!

Vai prestar Enem esse ano? Então, que tal tirar as suas dúvidas sobre o resultado da isenção e muito mais?

Veja quando e como ver o resultado da isenção do Enem 2021!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está cada vez mais perto e já é hora de começar a se preparar! Uma das etapas do processo seletivo é o pedido de isenção, que concede a gratuidade da inscrição para estudantes que vêm de escolas públicas ou que se encontram em situação de vulnerabilidade financeira.

Acha que faz parte desse grupo? Então, fique ligado neste artigo, pois ele foi feito especialmente para você. E não deixe de compartilhá-lo com colegas que também possam se beneficiar com a leitura, ok?

Ao longo de nosso bate-papo, explicaremos melhor como funciona esse processo e como você pode fazer para ver o resultado da isenção do Enem 2021. Tudo pronto? Então, vamos lá!

O que é a isenção do Enem 2021?

Todos os anos, o Enem cobra uma taxa para a inscrição dos candidatos ao vestibular. Ela é utilizada para gastos como a locação dos espaços e a impressão das provas, além de outros.

No entanto, se você é um estudante que veio de escola pública ou que atende a algum dos outros requisitos estipulados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), não há necessidade de pagar essa taxa — isso é a isenção!

Qual é o calendário do Enem 2021?

Confira, a seguir, o calendário oficial do Enem 2021:

  • inscrições: 30 de junho a 14 de julho;
  • pagamento da taxa de inscrição: 19 de julho;
  • solicitação do atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho;
  • resultado do pedido de tratamento pelo nome social: 30 de julho;
  • recurso do tratamento pelo nome social: 2 a 6 de agosto;
  • resultado do recurso: 11 de agosto;
  • aplicação do exame: 21 e 28 de novembro.

Mais informações podem ser encontradas no Portal Inep e na Página do Participante!

isenção da taxa do enem

Quando posso pedir isenção da taxa do Enem 2021?

O período para solicitar a isenção das taxas do Enem 2021 já acabou. O prazo foi até 28 de maio de 2021.

Quando sai o resultado da isenção do Enem?

Os resultados dos pedidos de isenção foram divulgados em 10 de junho de 2021. Agora, caso o seu pedido tenha sido negado, será possível pedir um recurso, ou seja, uma revisão de sua solicitação.

No pedido de recurso, você poderá anexar documentos que comprovem a razão de sua solicitação. Os novos resultados (desta vez, definitivos) serão divulgados entre os dias 14 e 18 de junho de 2021.

Como ver o resultado da isenção?

O resultado da isenção está disponível na Página do Participante, no portal do Inep.

Quem pode pedir a isenção?

Os pedidos de isenção para a inscrição do Enem podem ser feitos por quem:

  • está matriculado no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;
  • fez o ensino médio inteiro em escolas públicas;
  • fez o ensino médio inteiro em escolas particulares com bolsas de 100% e tem renda mensal de até 1,5 salário-mínimo;
  • pessoas que estão inscritas em programas do Governo Federal, como o CadÚnico.

Lembrando que essas informações podem mudar ano após ano. Por isso, é imprescindível que você sempre confira o edital do Enem e dos pedidos de isenção, ok?

Como será a prova do ENEM?

A prova do Enem é aplicada uma vez por ano, sempre em dois domingos seguidos. Ela é dividida nos seguintes cadernos:

  • Redação;
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos;
  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias;
  • Matemática e Suas Tecnologias.

No primeiro domingo, o estudante fará a redação, o caderno referente às disciplinas de Português, Literatura e Língua Estrangeira e também o de Ciências Humanas (que traz matérias como Sociologia, Filosofia, História e Geografia).

No segundo domingo, o dia fica por conta da resolução de muitas continhas de Matemática, Física, Química e também de questões sobre Biologia. Por isso, é legal ter uma semana entre as provas para descansar.

Ah! Cada um dos cadernos (exceto o de redação) tem 45 questões, ok? Já o seu texto poderá ter até 30 linhas. Leia com atenção todas as recomendações na prova antes de começá-la.

Como se preparar para o Enem 2021?

Agora, veremos algumas dicas para ajudá-lo a se preparar ainda mais para esse momento tão importante. Vamos lá?

Se programe

O primeiro passo para se dar bem em um concurso tão concorrido como o Enem é se programar! Coloque a cabeça no lugar e defina quais são os seus objetivos. Pesquise questões como a nota de corte, saiba quantos pontos precisa fazer em cada caderno e organize isso em sua mente.

Cuide de sua saúde

Outra dica que não pode ficar de fora é a de ter bons cuidados com a sua saúde. É fundamental que a sua alimentação seja equilibrada, que as horas de sono sejam valorizadas e que você também tire um tempinho para se dedicar ao lazer. Descanso é essencial para bons resultados.

Faça um bom cronograma de estudos

Depois, é hora de organizar os estudos. Fazer um cronograma pode ser muito desafiador, mas é fundamental para que você vá bem nessa etapa. Para ajudá-lo, o Stoodi tem o Plano de Estudos personalizado. Que tal dar uma olhadinha?

Acompanhe um cursinho

Fazer um cursinho é uma ótima maneira de aprender exatamente o que vai cair no Enem e não perder tempo com o que não importa. O Stoodi oferece um curso gratuito pelo período de duração da pandemia de COVID-19! Todas as videoaulas das matérias estão liberadas para você. Faça o seu cadastro!

Faça muitas questões e simulados

Não deixe de realizar questões e simulados frequentemente. Com o Stoodi, você tem acesso a um banco de questões com milhares de exercícios e, claro, simulados bimestrais para testar os seus conhecimentos e revisar alguns conceitos.

Conte com suporte especializado

O suporte ao aluno também é algo que não pode ser deixado de lado nesse momento de preparação. E, claro, você também pode contar com a gente! Além de nossas lives frequentes sobre dicas de estudo, temos uma monitoria especializada para ajudá-lo em suas dúvidas. Estamos sempre por aqui para auxiliá-lo!

Gostou de saber mais sobre o resultado da isenção do Enem 2021? Agora, é hora de se organizar direitinho e fazer o possível para mandar super bem nessa prova! Não se esqueça de que o Stoodi está sempre de portas abertas para ajudá-lo no que for necessário, hein? Pode contar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *