Enem X Fuvest: Entenda quais as diferenças e como se preparar para ambos

Enem X Fuvest: Entenda quais as diferenças e como se preparar para ambos

Se o seu objetivo é entrar em uma boa faculdade e construir uma carreira de sucesso, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre as provas do Enem e da Fuvest. E não é à toa, já que esses são dois dos mais tradicionais vestibulares do Brasil.

Se você vai prestar ambas provas, deve entender que elas são bem diferentes entre si. Essas diferenças devem ficar bem claras em sua mente, para que a sua preparação não seja insuficiente. 

E então? Quer conhecer essas diferenças? Continue a leitura e veja como mandar bem nesses vestibulares e saiba, de uma vez por todas, como funcionam as características do Enem x Fuvest! 

O que é a prova do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que seleciona estudantes para universidades públicas e privadas de todo o Brasil, a partir de processos seletivos como o Sisu e o Prouni.

O que é a prova da Fuvest?

A Fundação Universitária para o Vestibular é uma organização que elaborou uma prova selecionadora de candidatos para estudarem na Universidade de São Paulo (USP).

Quais são as principais diferenças entre Enem x Fuvest?

Agora, é hora de conhecer o que faz o Enem e a Fuvest serem tão diferentes entre si!

Estilo da prova

O estilo das questões é bem diferente. Enquanto a Fuvest foca em questões mais objetivas, com enunciados mais curtos, o Enem exige longa interpretação e oferece um volume de leitura muito maior para o estudante. 

Aplicações

O Enem é aplicado em dois domingos seguidos. O primeiro envolve as provas de Português, a redação e o caderno de Ciências Humanas. No segundo, temos as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

A Fuvest, por sua vez, é dividida em fases. A primeira fase é composta por 90 questões de múltipla escolha. A segunda, para os aprovados na anterior, conta com dois dias de provas dissertativas + uma redação.

Notas de corte

As notas de corte dos dois exames também são bem diferentes! Na Fuvest, ela varia de 20 a 90 pontos. No Enem, o cálculo é feito com três unidades (700, 600, 800, 900…). 

Cálculo das notas

As notas no Enem são calculadas a partir do TRI. Essa é uma teoria que leva em conta o desempenho de todos os estudantes.

Na Fuvest, cada acerto corresponde a um ponto. Simples assim! Na segunda fase, no entanto, a nota pode ter décimos e é somada de uma forma um pouco diferente.

Redação

As redações das provas são completamente diferentes. No Enem, por exemplo, há a necessidade de entregar uma proposta de intervenção na conclusão. Os temas também são bem diversos, sendo a redação da Fuvest mais filosófica e a do Enem, objetiva.

Como se organizar para ambos os exames?

A preparação para as duas provas é a mesma. Para mandar bem nos exames, você precisa:

  • ter um cronograma de estudos focado nas duas provas;
  • treinar os dois tipos de redação;
  • fazer exercícios tanto da Fuvest quanto do Enem;
  • fazer simulados dos dois vestibulares.

A fórmula é a mesma! A única diferença é que você precisará dividir o seu foco na hora de treinar. Os conteúdos cobrados são bem parecidos, então, quanto a isso, não há motivo para se preocupar. O que muda é a forma como são abordados!

Agora que você já sabe as diferenças entre Enem x Fuvest, que tal começar a sua preparação para as provas o quanto antes? Não perca tempo! E não se esqueça: capriche na resolução de exercícios para se acostumar com o estilo das provas.

Para mais novidades, dicas e notícias sobre vestibulares, curta a página do Stoodi no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *