Obter uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é reflexo de um passe de mágica, mas de muitos esforços ao longo de meses de preparação. E uma forma que traz excelentes resultados é fazer simulado Enem, sempre contando com profissionais qualificados nas correções, como acontece em plataformas especializadas.

Quer embarcar nesse assunto que ajuda imensamente em seu preparo para obter uma boa pontuação no Enem? Então venha com a gente!

O que é um simulado para o Enem?

O simulado Enem é uma prova nos mesmos moldes da real, mas, como o próprio nome diz, é um simulado. Dessa maneira, é possível treinar o cérebro e o corpo para encarar a maratona de perguntas, fazendo um treinamento de olho no dia oficial.

Ao reproduzir o Enem, é possível se deparar com questões muito semelhantes ou que já tenham sido utilizadas em outras edições da prova.

Assim, um simulado traz perguntas sobre as quatro áreas do conhecimento existentes na avaliação oficial, incluindo a redação, que deverá ser escrita no modelo dissertativo-argumentativo. Com isso, o aluno responderá questões sobre as seguintes áreas do conhecimento.

  • Ciências da Natureza;
  • Matemática;
  • Ciências Humanas;
  • Linguagens e Códigos.

Ao fazer vários simulados, você estará se preparando de uma maneira bem mais eficaz do que os demais concorrentes, ou seja, as chances de evitar o tão temido branco na hora da prova caem consideravelmente.

Além disso, os simulados ajudam a manter o corpo ativo e sem ansiedades que possam atrapalhar a sua performance.

Importância de fazer simulados para o Enem

Sabendo-se que o simulado é uma prova bem próxima da real, você estará se habituando ao formato do exame assim como às exigências dele.

Com o simulado, será possível colocar em prática estratégias para otimizar o tempo, sendo extremamente útil no aumento da produtividade, como o lance de fazer primeiro as questões que você domina.

Além disso, o estilo das questões fica mais natural, ou seja, você não terá surpresas ao se deparar com o Enem. Trata-se de um aspecto importantíssimo para ajudar na sua percepção em relação às matérias cobradas.

E é notável que quem faz simulados consegue obter melhores pontuações, pois é mais uma ferramenta de preparo que ajuda na assimilação das disciplinas, além de ser fundamental na criação de uma rotina propícia aos estudos.

Descubra principais benefícios ao fazer um simulado Enem

Ao fazer um simulado Enem, você terá uma espécie de termômetro sobre como está a sua preparação. Afinal, as correções demonstram os acertos e erros, ou seja, é possível analisar em que pontos você precisa melhorar.

Dessa forma, quem tem dificuldades em Matemática, por exemplo, poderá investir mais tempo para melhorar na matéria, principalmente quando os simulados são feitos com uma certa distância do dia do Enem oficial.

Por isso, é importante você cumprir uma verdadeira maratona em seu cronograma de estudos, reservando tempo para responder simulados.

Nesses momentos, as questões são formuladas com os mesmos temas de edições anteriores. Portanto, trata-se de um excelente treinamento baseado em uma situação bem próxima da real.

Um simulado Enem também deve conter 180 questões em dois dias de provas, sempre em fins de semana diferentes. Seguir esse roteiro é válido para ajudar o organismo a entender a dinâmica da prova. Analise mais benefícios:

  • maior eficiência;
  • otimização do tempo;
  • aumento da produtividade;
  • preparo físico, emocional e mental;
  • correção das falhas;
  • melhora do raciocínio;
  • autoanálise.

O que cai nos simulados do Enem?

Frequentemente, os simulados do Enem são elaborados com questões de edições anteriores do exame.Essas provas podem ser encontradas na internet, mas o ideal é contar com o auxílio de profissionais qualificados, como professores contratados por plataformas que preparam estudantes com foco no Enem.

Em um simulado, caem os mesmos conteúdos que estão no edital do Enem, inclusive respeitando o formato da prova, como nas questões objetivas e redação. Assim, ele também terá 180 questões, com as seguintes temáticas.

Linguagens, códigos e suas tecnologias

A prova abrangerá assuntos referentes à Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (inglês e espanhol), além de Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Ciências Humanas e suas tecnologias

Nessas áreas, os alunos terão pela frente perguntas sobre Geografia, História e Filosofia, com assuntos que são aprendidos ao longo do Ensino Médio.

Ciências da Natureza e suas tecnologias

Nesse tópico, o Enem aborda conteúdos sobre Física, Química e Biologia.

Matemática e suas tecnologias

A prova contém questões sobre cálculos e outros assuntos pertinentes a Matemática.

Onde fazer simulados para o Enem?

Um simulado Enem pode ser feito em cursinhos preparatórios ou em sites especializados na web. Inclusive as plataformas são muito recomendadas pelo fato de contarem com planos acessíveis elaborados conforme a sua disponibilidade.

Nesses planos, é possível escolher o dia para fazer a prova, contando com a correção de professores capacitados e com vasta experiência em Enem.

No momento de fazer um simulado, reserve tempo adequado para completar a prova no mesmo período disponibilizado pelo Enem e procure um lugar tranquilo em sua casa.

Esse detalhe é importantíssimo para você simular inclusive o meio ambiente que encontrará no dia da prova, ou seja, nada de distrações.

É válido marcar o tempo para você não se perder, fazendo um planejamento das questões ao longo do simulado. Mantenha um lanche e água próximos assim como é permitido no dia do Enem.

Como se preparar para o Enem além dos simulados?

O simulado Enem é uma excelente forma de preparação para a prova, mas existem inúmeras maneiras adicionais de investir em seus estudos. Entre elas, podemos citar o plano elaborado conforme a sua rotina. Reserve tempo para estudar cada matéria, faça resumos e revise as disciplinas.

Além de estudar, faça leituras de livros e noticiários e mantenha hábitos saudáveis, inclusive com uma alimentação equilibrada. Faça atividades físicas e não se esqueça de cuidar da saúde mental. Beba muita água e relaxe também.

Assim, seja no simulado Enem, seja nas outras maneiras de preparação, você sempre estará no rumo certo para obter uma excelente pontuação na prova mais esperada do ano no Brasil.

E aí, se interessou por um simulado? Então aproveite e faça agora mesmo um plano da Stoodi e desbanque a concorrência no Enem! cadastre-se grátis:

Banner Stoodi Med
Você pode gostar também
Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda
Leia mais

Inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta segunda

Serão oferecidas 16.004 bolsas no período do segundo semestre Foto: Leonardo Bettinelli/ UFPR  Candidatos que conseguiram entrar na lista de vagas remanescentes para bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) neste segundo semestre de 2015 têm até as 23h59 desta segunda-feira (31) para concluir a inscrição. As inscrições no programa...
Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição
Leia mais

Selecionado no Fies tem até esta terça para confirmar inscrição

Programa do governo federal vai beneficiar 61,5 mil novos estudantes Os pré-selecionados para firmar contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2015 têm até o fim desta terça-feira (1º) para concluírem suas inscrições no programa. O prazo, estipulado inicialmente para o dia 23, já foi...