Tudo sobre a prova de Linguagens do ENEM

Veja o comentário dos nossos professores

Tudo sobre a prova de Linguagens do ENEM

Veja o comentário dos nossos professores

A prova de Linguagens do ENEM é uma das partes mais cansativas de todo exame. Isso porque ela possui muitos textos e exige que o candidato tenha muita atenção. Suas questões abordam os conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Língua estrangeira (inglês ou espanhol). 

Neste ano não tivemos a presença de nomes clássicos como Carlos Drummond de Andrade. No ENEM 2016, o aluno teve que interpretar poemas de José Saramago e João Cabral de Melo Neto. Apareceu também uma questão citando trechos de uma música do Chico Buarque de Holanda, além de crônicas e textos em prosa de Clarice Lispector e Luís Fernando Veríssimo. 

Apesar das questões não serem tão longas, os textos estavam bastante complexos. Desta forma, era preciso que aluno fizesse diversas leituras detalhadas para chegar à compreensão. A professora Priscila, de Gramática e Literatura, comentou que a prova apresentou questões ambíguas. 

Se nesse ano as questões de Linguagens estavam mais difíceis, em Inglês foi diferente. “Em 2015 foi mais bem feito”, conta o prof. Marcelo. 

De acordo com ele, a prova não avaliou bem o candidato porque das 5 questões, 4 eram muitos simples. A outra questão que estava mais complicada dava pouca referência para o candidato chegar na resposta correta – foi aquela que citava a música “Ebony and Ivory” de Paul McCartney.

Por fim, a impressão de Vinícius, um dos fundadores do Stoodi e que fez a prova de Espanhol, foi que ela possuía textos longos, mas de fácil compreensão. “Dava para entender os contextos gerais”, finaliza. 

Confira a resolução das questões do ENEM: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *