Tudo sobre a prova de matemática do ENEM

A prova foi trabalhosa e exigiu bastante interpretação de texto

Tudo sobre a prova de matemática do ENEM

A prova foi trabalhosa e exigiu bastante interpretação de texto 

Já comentamos a prova de Linguagens, a de Ciências Humanas e agora chegou a hora de falar um pouquinho sobre as questões de Matemática do ENEM 2016.

A Cecília, nossa moderadora de dúvidas, cursa Matemática na USP e decidiu fazer a prova também. Hoje, ela contar o que ela achou dessa parte do exame

 

De acordo com ela, a prova não apresentou um nível elevado de dificuldade, já que não teve muita aplicação de fórmulas como em outras provas de matemática. O que pegou no caso do ENEM foi fator tempo – além do candidato estar cansado, a prova possuía enunciados longos.

Para mandar bem nessa prova o aluno precisava saber interpretar gráficos e ter habilidade em interpretar textos – para entender o que a pergunta solicitava. “As questões estavam extensas e até com informações irrelevantes, mas era possível extrair toda informação necessária para resolver o exercício”, comenta Cecília. 

A prova seguiu o seu padrão de trazer situações problemas contextualizadas no cotidiano do aluno em vez de simplesmente jogar cálculos e equações. Ela estava bastante trabalhosa, exigindo que o aluno estivesse atento a detalhes. 

Uma característica das questões dessa matéria foi o uso de número grandes – de quatro dígitos e vírgulas, por exemplo – para confundir. As operações eram básicas, mas testavam a habilidade do aluno dessa forma.

Quem fez, encontrou gráficos e tabelas para interpretar, mas isso já é marca registrada do exame. O ENEM contou com bastante geometria (plana e espacial), estatística, probabilidade e função. 

Como a maioria do conteúdo era de conceito básico, o contexto lógico ajudou um pouco o aluno. O que pode ter chamado a atenção foi a presença de dois exercícios de logaritmo – o que não aparecia tanto nas edições anteriores. 

 

Confira a resolução das questões do ENEM: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *