Veja quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 600

Quer saber como mandar bem o Enem e fazer mais de 600 pontos? Acesse nosso texto e descubra como se preparar para isso!

Veja quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 600

O Enem é a principal forma de entrar nas melhores universidades e faculdades brasileiras, tanto públicas como privadas. Por conta disso, todos os anos estudantes de todo o país dedicam-se intensamente para alcançar bons resultados nesse exame.

Alcançar uma pontuação alta é fundamental para conseguir boas vagas. A prova é composta por 180 questões de múltipla escolha e também a redação. Para ter bons resultados é necessário ir bem em ambas as etapas.

Nem todo mundo sabe, mas não é o número de acertos que determina a nota final do candidato. Para explicar melhor como isso funciona, elaboramos este texto sobre quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 600. Acompanhe!

Como a nota do Enem é calculada?

O exame é feito com base nas quatro áreas do conhecimento (Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza) e tem valor 1000. A nota alcançada considera diferentes aspectos, não apenas o número de acertos.

Isso ocorre porque a correção é feita por meio da metodologia chamada de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Essa maneira de analisar a prova considera dois pontos principais. Veja abaixo.

Nível de dificuldade da questão

Aquelas questões que apresentam um maior grau de dificuldade terão uma pontuação mais alta. A percepção do nível de dificuldade é feita de acordo com o número de candidatos que acertam ou não determinada questão.

Quem acerta um exercício no qual a maior parte dos candidatos errou, obtém uma pontuação melhor. Essa é uma maneira de selecionar aqueles estudantes que conseguem se destacar em relação aos demais.

Consistência dos acertos

Esse é o segundo aspecto analisado pela correção da prova. O intuito de avaliar a consistência é perceber e impedir aqueles acertos que ocorrem na sorte, o famoso “chute”. Isso é feito levando em conta o padrão de acertos do candidato.

Nesse sentido, caso um estudante erre diversas questões fáceis, mas acerte uma difícil (que a maior parte errou), o padrão de acerto será percebido e ele terá uma pontuação menor. Isso significa que o sistema entende quando alguém acerta uma questão difícil por sorte e não por conhecimento.

Esse modelo de correção funciona, pois, estatisticamente, quem acerta questões mais difíceis também acerta questões mais fáceis. Por isso, alguns candidatos podem acertar o mesmo número de questões, mas ter pontuações diferentes.

quantas questões tem que acertar no enem para tirar 600

Como funciona a correção da prova de redação do Enem?

Assim como a prova de múltipla escolha, a redação do Enem também tem o valor de 1000 pontos. Contudo, ao contrário da prova objetiva, a redação é uma questão dissertativa que será corrigida manualmente por especialistas.

Existe uma série de aspectos que serão analisados na redação. Entre elas, algumas regras que precisam ser cumpridas. Caso o candidato não as cumpra, sua nota será reduzida, podendo até mesmo ser zerada. Nesse sentido, não é permitido:

  • escrever sobre outro tema que não o proposto;
  • fazer a redação com um estilo diferente daquele solicitado;
  • não alcançar o número mínimo de linhas exigido;
  • utilizar linguagem inapropriada, por exemplo, palavrões e xingamentos;
  • desrespeitar os Direitos Humanos;
  • deixar a redação em branco.

Além disso, é essencial que o estudante demonstre em seu texto as cinco competências que serão analisadas na prova. É de acordo com essas habilidades que a pontuação é estabelecida. Nesse sentido, as cinco competências são:

  • domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • compreensão do tema da redação e aplicação dos conceitos de diferentes áreas do conhecimento ao longo do desenvolvimento do tema, de acordo com o modelo de redação proposto;
  • capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões com o intuito de defender determinado ponto de vista;
  • demonstrar que tem conhecimento dos diferentes mecanismos linguísticos para a elaboração de sua argumentação;
  • apontar uma proposta de intervenção que envolva o problema abordado, desde que respeite os direitos humanos e demais critérios de seleção.

Quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 600?

Como você já deve ter imaginado, saber exatamente quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 600 não é algo tão simples, já que as questões apresentam pesos diferentes de acordo com a dificuldade delas.

Nesse sentido, a melhor opção é buscar se preparar da melhor forma possível. Uma dica é fazer uma organização de estudos, principalmente sobre os assuntos mais cobrados.

Quais os assuntos mais cobrados no Enem?

Saber os assuntos que mais caem no Enem faz toda diferença. Dessa forma você pode focar suas energias naquilo que importa, sem precisar adentrar um mar de conteúdo desnecessário.

Nesse sentido, uma dica é organizar os estudos de acordo com as áreas de conhecimento. É importante compreender quais matérias são cobradas em cada área, sendo elas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: física, química, biologia;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: história do Brasil, história geral, geografia, filosofia e sociologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: literatura, língua portuguesa, língua estrangeira, tecnologia da informação e comunicação, educação física e artes;
  • Matemática e suas Tecnologias: assuntos pertinentes à matemática como geometria, estatística, álgebra etc.

Como se preparar para tirar 600 no Enem?

Talvez você não tenha como saber exatamente quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 600. Contudo, quanto mais exercícios você acertar, melhor. Para conseguir isso, é importante considerar algumas dicas, tanto para a prova objetiva quanto para a redação.

Dicas de estudo para o Enem

Quem deseja ter uma boa pontuação no Enem não pode estudar de qualquer forma. Nesse sentido, é válido contar com cursos gratuitos, que fornecem exercícios, videoaulas e dicas indispensáveis para a prova.

Além de estudar com bons materiais, também é importante fazer simulados, alternando entre questões fáceis, médias e difíceis. Assim, você pode perceber aonde está indo bem e aonde precisa melhorar.

Faça um cronograma de estudos para o Enem

Para ir bem no Enem é fundamental organizar sua rotina de estudo. Aqui na Stoodi, organizamos seu cronograma levando em consideração o conteúdo a ser estudado, a universidade em que quer ser aprovado e sua rotina. Dessa forma, você aproveita ao máximo seu tempo e seus esforços, direcionando-os para seu objetivo.

Dicas para uma boa redação do Enem

Lembre-se que não basta ir bem na prova objetiva, é fundamental entender como fazer uma boa redação no Enem, ou seja, uma redação nota mil. Para isso, é importante treinar bastante.

Vale a pena contar com aulas de redação, que permitam a você compreender melhor os gêneros cobrados, bem como ter os seus textos corrigidos por professores especialistas.

Mais importante que saber quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 600, é estar preparado para fazer a maior pontuação que você puder. Para isso, é necessário focar em seus estudos de forma organizada e disciplinada, contando com a ajuda de bons materiais e professores especialistas.

Quer saber como organizar seus estudos de maneira eficiente e de acordo com seus objetivos e carga horária? Então, conheça o nosso Plano de Estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *