Filosofia: 9 temas fundamentais que caem no vestibular

A filosofia é uma importante disciplina para ser estudada, principalmente, por lidar com conceitos básicos para a vida em sociedade como política, comportamento, ética e moralidade.

Filosofia: 9 temas fundamentais que caem no vestibular

estátuas filosofia

A filosofia é uma importante disciplina para ser estudada, principalmente, por lidar com conceitos básicos para a vida em sociedade como política, comportamento, ética e moralidade.

Por conta disso, a matéria, que está presente em todos os grandes vestibulares, precisa ser planejada e estudada com inteligência para que você consiga conquistar um conhecimento mais aprofundado e que ajude na hora de realizar a prova.

Apesar de ser muito importante, a matéria ainda é uma adição recente a vestibulares de diversos tipos, e essas matérias costumam ser encontradas apenas em escola particular fundamental.

Por conta disso, é muito difícil conseguir compreender um perfil de questões, tornando a prova mais ampla nesse aspecto.

O primeiro ponto que você precisa ter em mente é saber interpretar textos. A filosofia exige leitura constante, e os trechos das questões normalmente envolvem informações muito complexas.

Por isso, uma leitura rasa ou incompleta pode passar impressões erradas. Assim como em uma aula de música, a atenção é fundamental.

Para conseguir aproveitar todo o potencial de seu estudo, é preciso ter atenção a alguns elementos principais da matéria, conseguindo ter uma ideia mais geral da filosofia e do potencial que você possui para conseguir se qualificar nos vestibulares.

Principais temas para estudar

Ainda que não haja uma padronização dentro do conceito de provas de vestibular para a matéria de filosofia, é possível compreender alguns dos assuntos mais importantes do ponto de vista acadêmico, que terão maiores chances de cair em uma prova.

Ainda assim, estas matérias não são obrigatórias para os realizadores de vestibulares, portanto é preciso estar preparado de uma maneira mais geral, sem se atentar muito a um tema em específico diretamente estudando em seu notebook novo.

1.    Movimentos sociais

Os movimentos sociais são uma parte importante da política brasileira. 

Tratam-se de grupos organizados que lutam por mudanças sociais, conhecidos por lutar a favor de uma causa importante para a sociedade como um todo.

Dentre alguns exemplos brasileiros, podemos citar:

  • Movimentos estudantis de 68;
  • Movimento Diretas Já de 84;
  • Movimento dos Caras Pintadas de 92;
  • Movimentos contra o aumento de ônibus em 2013.

Estes movimentos tiveram um grande impacto na sociedade brasileira, e muitas mudanças surgiram de seus protestos.

Além disso, existem outros movimentos ao redor do mundo que devem ser levados em conta.

Isso porque o impacto de movimentos como a Primavera Árabe atinge o mundo todo.

Entretanto, no campo da filosofia, a ideia de um movimento social é mais importante, do que um movimento em específico, que possa ser encontrada em uma encadernação de livros.

Por isso, é importante ter em mente que o estudo da essência de um movimento social, seus potenciais impactos, organização e outros detalhes mais estruturais devem ser o foco de sua linha de estudos para esse tipo de ação.

2.    Escola de Frankfurt

Um dos temas mais importantes da atualidade diz respeito ao conceito de consumo, muito estudado pela Escola de Frankfurt.

Esse elemento deve ser utilizado para que se trace paralelos entre a sociedade atual e o consumo pelo consumo, que é uma das bases da escola.

A ideia do consumo para existir, da midiatização e da mercantilização da vida, de alienar a massa e usar os meios de comunicação para forçar esse tipo de conceito acaba sendo muito relevante nos dias de hoje.

Portanto, é possível identificar uma série de elementos nas pessoas. De acordo com a Escola de Frankfurt, o ser humano atualmente precisa consumir para se sentir vivo. 

Esse tipo de paralelo é muito importante para você entender melhor a sociedade como um todo e o que você pode fazer para melhorar suas ações.

Por isso, é muito importante ter estes conceitos na mente para conseguir identificar essas ações e saber como vincular o pensamento da Escola de Frankfurt com a vida em sociedade atual.

 Fazer um aluguel de impressora pode ser importante para seus estudos.

3.    Max Weber e a ação social

Max Weber é um filósofo e sociólogo de extrema importância para a atualidade. Isso porque ele tenta enxergar a influência das relações sociais nos contextos de economia e política.

Para Weber, as principais dificuldades de uma sociedade estão relacionadas a ações emotivas.

Isso significa que Weber acredita na ação social, aquela que não é deliberada, e acaba sendo uma ação de forte impacto na sociedade como um todo. 

Esse tipo de visão tem sido muito estudado em assuntos relacionados à filosofia.

Para uma prova de vestibular, entretanto, é possível que não haja nenhum tipo de relação a definições, e sim uma situação fictícia apresentada usando os conceitos de Weber para que você consiga avaliar e identificar dentro desse contexto.

4.    A mudança nas relações de trabalho

Embora pareça um conceito mais econômico, a filosofia estuda o impacto social causado pelas mudanças nas relações de trabalho, tanto do ponto de vista histórico até as mais recentes alterações, como a flexibilização das leis trabalhistas.

Com a impressão de apostilas você consegue um material muito melhor qualificado.

A própria estrutura de conhecimento sofreu alterações bruscas, uma vez que o conceito de conhecimento está mudando mais a cada dia, com os avanços tecnológicos e a necessidade rápida de trabalho.

5.    Ética e Moralidade

A base da filosofia data da Grécia Antiga, quando os primeiros filósofos começaram a estudar a mente humana e a sociedade. 

Nesse aspecto a ética e a moralidade tem um aspecto muito importante desde sua base.

Três grandes filósofos são a base do conhecimento de ética, moralidade e política, e as chances de seus estudos estarem presentes em provas de vestibular são muito grandes. 

Por isso, é preciso conhecer suas bases e entender seus pensamentos.

Aristóteles, Platão e Sócrates são responsáveis pela elaboração de muitas teorias usadas até hoje. 

Isso porque eles criaram conceitos que até então não existiam, e são soluções muito funcionais para o conceito de sociedade.

Por isso, entender esse tipo de ação é muito importante para nortear seus estudos sobre filosofia como um todo, fazendo uma entrega de documentos para conseguir bons resultados.

6.    Contrato Social e seus estados

Este é um dos materiais que mais apareceu em edições de vestibulares, principalmente, por conta do impacto filosófico que este modelo tem com relação a vida moderna. 

Os principais nomes para se focar nesse tipo de ação são Hobbes, Rousseau e Locke.

Enquanto Locke estuda o impacto da sociedade em si, é importante  ter em mente o pensamento de Rousseau e de Hobbes.

Enquanto o primeiro acredita na natureza boa do ser humano, e que a sociedade o torna mais egoísta conforme o conceito de propriedade privada surge.

O segundo pensa que o egoísmo é um estado natural do homem, causado pelo impacto do medo de uma morte violenta.

7.    São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino é um importante nome para a filosofia como um todo, com bases aristotélicas em sua linha de pensamento. 

Ele compreende a harmonia existente entre a razão e a fé, e como elas podem trabalhar juntas.

Ao identificar como o Estado e a Igreja podem se complementar, e quais são as responsabilidades de cada uma das instituições, você consegue uma estrutura mais qualificada para a sociedade como um todo.

8.    Karl Marx

Este é outro filósofo importante para o mundo moderno, e muitos de seus conceitos são apresentados em diversos vestibulares. 

Alguns de seus estudos, como o materialismo histórico e a mais-valia são comuns de encontrar em provas e testes.

Marx identifica toda a história como uma constante luta de classes, enquanto questiona qual é o sentido de trabalhar simplesmente para sua sobrevivência.

Além disso, o conceito de mais-valia identifica a exploração de uma classe dominante em cima do foco do trabalhador. Com uma sala privativa coworking você tem um bom impacto para seus estudos.

9.    Jürgen Habermas

Este é um dos principais nomes com relação à vida em sociedade, principalmente, na distinção entre as esferas pública e privada. 

Além disso, as relações do Estado com o indivíduo também são abordadas por Habermas.

Conseguir entender a importância de viver em sociedade, bem como entender a atuação que o indivíduo apresenta é um dos fatos mais relevantes para a atualidade, o que torna 

Habermas um dos principais nomes a surgir em provas e exames de vestibular.

A ética deve ser um limitador para a vida em sociedade, de acordo com o filósofo, e esse conceito é muito importante para conseguir resultados satisfatórios.

Considerações finais

O estudo de filosofia é fundamental para conseguir resultados melhores em suas provas de vestibular. 

Por isso, é importante criar uma rotina de estudos e uma estrutura para conseguir melhorar o impacto desse tipo de ação.

Estudar filosofia pode ser divertido, se você procurar filmes e seriados que ajudem a conquistar melhores resultados no futuro. Além disso, esse tipo de estudo não elimina formas mais tradicionais.

Provas de vestibular costumam ser muito complexas, e é preciso estar muito bem preparado para ter tranquilidade e conseguir identificar os melhores resultados possíveis para conseguir atingir seus objetivos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *