Sócrates: quem foi, filosofia, frases e mais!

Você sabe quem é Sócrates? Sabe quais eram seus ideais? Conhece as frases do famoso filósofo? Vem com a gente e saiba tudo sobre ele!

Sócrates: quem foi, filosofia, frases e mais!

Conhecido por ter uma visão mais humana em suas filosofias, Sócrates, sem dúvidas, foi o maior nome da Filosofia clássica junto de Platão e Aristóteles.

Além disso, Sócrates apresentou grande importância para o entendimento da política, ética, moral, conhecimento humano, entre outros temas relevantes.

Pensando na importância do pensamento socrático e em questões de vestibular, fizemos este resumo completo sobre a sua biografia, obras e a filosofia de Sócrates. Acompanhe!

Quem foi Sócrates?

Nascido em Atenas em 470/469 a.C., filho de uma parteira e um escultor, Sócrates vivia uma vida humilde e considerado um dos mais importantes filósofos gregos e uma pessoa muito sábia.

Todos os pensamentos e diálogos de Sócrates foram publicados por seu discípulo Platão e, por esse motivo, muitos estudiosos se questionam a sua existência física ou se ele não foi um personagem que o próprio Platão inventou para desenvolver algumas ideias.

Esses diálogos socráticos registrados falavam sobre ética, política, moral, entre outros tópicos bastante comuns no campo filosófico. Sócrates foi condenado à morte justamente por mudar o pensamento de alguns jovens que repensaram as tradições de Atenas aristocrática. Ele foi obrigado, portanto, a tomar um veneno e provocar a própria morte.

Por considerá-lo injustiçado, Platão teria passado a divulgar os pensamentos de Sócrates por meio dos diálogos. Dessa forma, ele manteria os ensinamentos de seu mestre sempre vivos.

Play video

Filosofia de Sócrates

O método utilizado por Sócrates é a Maiêutica – que nada mais é que a prática do questionamento.

Sócrates chamava essa técnica de “Método da Parteira”. Quando acontecia um parto normal, a parteira era quem conduzia o parto. Ela não fazia a força, nem sentia dor. Ela apenas auxiliava nesse momento.

Para a mãe, aquilo tudo era muito difícil e doloroso. Porém, é importante lembrar que depois que a criança nascia, a mãe esquecia de todo o choro e logo vinha uma grande alegria.

Essa é a comparação feita por Sócrates: obter o conhecimento é como um parto – doloroso, difícil e precisa de empenho para quebrar as nossas concepções pré-estabelecidas. O filósofo, portanto, tinha função de conduzir seus questionamentos até chegar ao conhecimento, ou seja, dando luz à razão.

De acordo com ele, é quando o filósofo corrige e conduz a pessoa que ela compreende e torna-se autônoma. Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

O que é a ética para Sócrates?

Para ele, a ética existe quando nos perguntamos: Quero? Posso? Devo? E todas as respostas são positivas. Ele também acreditava que os nossos sentimentos e a nossa inteligência estão ligados ao contexto da nossa alma.

Sendo assim, seguindo esses dois conceitos, o filósofo dizia que o homem deveria buscar a vida na verdade. Essa verdade para Sócrates está no próprio homem e na natureza quando ele atinge o conhecimento pleno.

O conhecimento, então, é o momento em que o ser humano consegue fazer uma conexão entre a verdade e a natureza – encontrando o equilíbrio perfeito.

Sócrates e o método filosófico
Foto: reprodução/divulgação

O que é a virtude para Sócrates?

Para Sócrates, a virtude é a maior forma de se almejar algo que o ser humano tem. Quanto mais se quer a virtude – que é o objetivo final da vida – mais o homem vai ter uma vida boa, estando bem consigo mesmo e com os amigos, exercendo seus talentos e capacidades totais.

Em outras palavras, o homem vive em virtude da ética, da justiça e da autonomia de seu pensamento.

Aqui é a grande questão de Sócrates: em seu posicionamento político, ele é um opositor da democracia ateniense por ela ser restritiva.

Ele denuncia que apenas os “bem-nascidos” tinham acesso à política. Para ele, todas as pessoas virtuosas deveriam ter acesso à política, independentemente da sua origem.

Frases de Sócrates

Os filósofos são populares por dizerem frases de efeito, que acabam se tornando inspiradoras para muita gente que entra em contato com esses ensinamentos. Com Sócrates não é diferente, ele é conhecido por algumas das frases filosóficas mais populares. Conheça algumas das principais frases de Sócrates:

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”.

“Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem”.

“Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.

Agora que você sabe tudo sobre o filósofo Sócrates, aproveite para se aprofundar ainda mais em Filosofia e outras matérias importantes para o Enem e outros vestibulares do país com um plano de estudos que só o Stoodi tem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *